Conhecimento tático declarativo em futebolistas amazonenses: Uma comparação entre escolares em diferentes contextos de prática

  • Tobias dos Santos Costa Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
  • Lucí­dio Rocha Santos Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
  • João Otací­lio Libardoni dos Santos Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
  • João Luiz da Costa Barros Laboratório Interdisciplinar em Educação Fí­sica, Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
  • Gibson Moreira Praça Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina - MG
  • João Cláudio Machado Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
Palavras-chave: Futebol, Tomada de decisão, Conhecimento

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento tático declarativo de escolares amazonenses praticantes de futebol de diferentes contextos de prática. Participaram da investigação 45 indiví­duos (15,53 ± 1,1 anos) pertencentes à categoria Sub-17. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo 1 (N=22), composto por futebolistas que participam de treinos sistemáticos de futebol, em contextos extra-curriculares; Grupo 2 (N=23), composto por indiví­duos que vivenciam a prática da modalidade apenas em contexto escolar, i.e. nas aulas de Educação Fí­sica. Foi aplicado o Teste de Conhecimento Tático Declarativo (TCTD), onde onze cenas de jogos foram expostas aos futebolistas através da utilização de um data-show, onde cada uma delas era paralisada no exato instante em que o jogador portador da bola deveria decidir "o que fazer". Utilizou-se o teste de Mann-Whitney para comparar os escores do conhecimento tático declarativo entre os dois grupos. Com isso, foi possí­vel verificar que o Grupo 1 possui um maior volume de treino (p=0,00) quando comparado com o Grupo 2. No entanto, não foi possí­vel verificar diferenças estatisticamente significativas entre os grupos para as variáveis "Respostas Certas" e "Score" (p=0,66 e p=0,31, respectivamente). Sendo assim, pode-se concluir que, mais importante que o tempo de prática, há a necessidade de melhorar a qualidade da prática vivenciada.

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Publicado
2016-05-14
Como Citar
Costa, T. dos S., Santos, L. R., Santos, J. O. L. dos, Barros, J. L. da C., Praça, G. M., & Machado, J. C. (2016). Conhecimento tático declarativo em futebolistas amazonenses: Uma comparação entre escolares em diferentes contextos de prática. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(30), 220-227. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/416
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original