Construção do conhecimento tático ofensivo do Futsal por meio do treinamento em forma de jogo

  • Lucas Vieira dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Osvaldo Costa Moreira Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Leandro Corrêa Guimarâes Universidade de Brasí­lia
  • Prospero Brum Paoli Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Futebol, Educação Física, Treinamento, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a construção do conhecimento tático ofensivo do Futsal, por meio do treinamento em forma de jogo. Considerações: Este artigo se dedica ao treinamento da tática ofensiva do Futsal, que tanto evoluiu nos últimos anos e muito influenciado pela melhora dos sistemas defensivos e a condição física dos atletas, e seu ensino-aprendizagem-treinamento de forma que possa criar nos alunos/atletas competências para que possam individualmente e em grupo se portarem da melhor maneira frente aos desafios impostos pelos mais variados sistemas defensivos existentes e que ainda possam vir a surgir.

Biografia do Autor

Osvaldo Costa Moreira, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em
Musculação e Personal Trainning pela Universidade Castelo Branco. Mestre em Educação Fí­sica pela
Universidade Federal de Viçosa. Doutorando em Ciencias de la Actividad Fí­sica y el Deporte pelo
Instituto de Biomedicina (IBIOMED) da Universidad de León. Atualmente, é professor Assistente 2 do
Curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Membro e pesquisador
do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federal de Viçosa - Campus
Florestal. É Editor Associado da Revista Brasileira de Futebol. Atua também, como revisor cientí­fico dos
periódicos: Revista Brasileira de Futebol, Revista Brasileira de Futebol e Futsal, Revista Brasileira de
Prescrição e Fisiologia do Exercí­cio, Brazilian Journal of Biomotricity, Revista Brasileira de Ciência e
Movimento, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Acta Scientarium - Health
Science, Investigación y Educación en Enfermerí­a e Revista Andaluza de Medicina del Deporte. Tem
experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Fisiologia do
Exercí­cio, Avaliação Fí­sica e Funcional, Treinamento de Força e Fatores de Risco Cardiovascular.

Referências

-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa. Dinalivro. 1994.

-Costa, F. R.; Paoli, P. B.; Silva, C. D. A importância dos jogos adaptados na iniciação aos esportes coletivos. Lecturas: Educación Física y Deportes. Vol. 12. Núm. 117. 2008.

-Costa, J. C.; Garganta, J.; Fonseca, A.; Botelho, M. Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 2. Núm. 4. p. 7-20. 2002.

-Filgueira, F.M.; Greco, P.J. Futebol: Um estudo sobre a capacidade tática no processo ensino aprendizagem treinamento. Revista Brasileira de Futebol. Vol.1. Núm. 2. p. 53-65. 2008.

-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Lecturas: Educación Física y Deportes. Vol. 8. Núm. 45. 2002.

-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ªedição. Porto. Universidade do Porto. 1995.

-Garganta, J.; Oliveira, J. Estratégia e táctica nos jogos desportivos coletivos. In J. Oliveira, J.; Tavares, F. (Org.), Estratégia e táctica nos jogos desportivos coletivos. p.7-23. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. 1996.

-Garganta, J.; Pinto, J. O ensino do futebol. In A. Graça; J. Oliveira (Org.), O ensino dos jogos desportivos. p. 95-136. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. p. 105. 1998.

-Greco, P. Conhecimento técnico-táctico: o modelo pendular do comportamento a das acções tácticas nos desportos colectivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício.p.107-129.2006.

-Greco, P. J. O componente tático. Material didático do curso de Mestrado em Ciências do Esporte. Escola de Educação Física da UFMG Belo Horizonte. 1992.

-Matveiev, L. Fundamentos do treino desportivo. Livros Horizonte, 1977.

-Moreno, J. H. Fundamentos del deporte: Análisis de las estructuras del juego desportivo. 2ªedição. Barcelona. Inde Publicaciones. 1994.

-Paoli, P. B. Treinamento Tático. Material didático do curso de pós-graduação em Futebol da Universidade Federal de Viçosa. 2008.

-Paoli, P. B.; Grasseli, A. S. Jogos adaptados na iniciação do futebol de campo. Viçosa-MG.BD Empreendimentos. Canal Quatro, 2006.

-Parlebas, P. Contribuition a un Léxique Continente en Science de V Action Motríce. Paris. INSEP. Paris, 1981.

-Santana W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Santana, W. C. Metodologia da Participação. Londrina. LIDO. 1996.

-Santos, L. V. Proposta de jogos adaptados como forma de aprendizagem/treinamento dos princípios da tática defensiva do Futsal. TCC. Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação Física. 2010.

-Santos, L. V.; Moreira, O. C.; Guimaraes, L. C.; Paoli, P.B. Construção do conhecimento tático defensivo do futsal por meio do treinamento em forma de jogo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 5. Núm. 15. p. 44-51. 2013.

-Silva, T. A. F.; Rose Junior, D. Iniciação nas modalidades esportivas coletivas: a importância da dimensão tática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 4. Núm. 4. p. 71-93. 2005.

-Souza, P. Validação de teste para avaliar a capacidade de tomada de decisão e o conhecimento declarativo em situações de ataque no Futsal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte. 2002.

-Tiegel, G. Curso de futebol. Material didático do curso de mestrado em ciências do esporte. Escola de Educação Física da UFMG. Belo Horizonte. 1994.

Publicado
2016-01-26
Como Citar
Santos, L. V. dos, Moreira, O. C., Guimarâes, L. C., & Paoli, P. B. (2016). Construção do conhecimento tático ofensivo do Futsal por meio do treinamento em forma de jogo. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(28), 95-103. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/380
Seção
Artigos Científicos - Revisão

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##