As formas de relacionamento e comunicação entre clubes de Futebol e suas torcidas: da mí­dia impressa massificada à mí­dia eletrônica e as redes sociais clubí­sticas

  • Ancilla Dall'Onder Zat Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Bento Gonçalves-RS, Brasil.
  • Viní­cius Triches Universidad Argentina John F. Kennedy (UK), Buenos Aires, Argentina.
Palavras-chave: Comunicação, Clube, Futebol, Facebook, Relacionamento

Resumo

A comunicação permanente, com base em contribuir com o relacionamento entre o clube e sua torcida, é um elemento importante para o universo do futebol. Com base na evolução da tradicional mí­dia impressa massificada em direção as mí­dias eletrônicas e as redes sociais, o objetivo do presente artigo foi apresentar as formas que se dão a expressão social de Grêmio e Internacional através das redes sociais, usando como base a apresentação e análise do perfil dos clubes no Facebook, buscando, na sequência, traçar uma relação entre as formas que ambos utilizam a ferramenta eletrônica. As fontes secundárias de dados foram buscadas através de pesquisa bibliográfica, sendo estas caracterizadas por mí­dias, de acordo com pesquisa realizada ao longo do mês de junho de 2016. Notou-se que existem semelhanças nas formas de relacionamento entre os clubes e as suas torcidas na citada rede social, ao mesmo tempo em que também puderam ser notadas diferenças.

Referências

-Damo, A. S. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Tese de Doutorado em Antropologia. Porto Alegre. 2005.

-Damo, A. S. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Porto Alegre: Ed. Universidade. UFRGS. 2002.

-Daolio, J. As contradições do futebol brasileiro. In: Carrano, P. C. R. (org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro. DP&A. 2000.

-Di Grillo, M. R. Esquemas de Metodología: algunas ideas sobre proyectos de investigación. Buenos Aires. Edición Diagrama Consultora SRL. 2014.

-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2014.

-Morato, M. P. A dinâmica da rivalidade entre pontepretanos e bugrinos. In: Daolio, J. (org.). Futebol, cultura e sociedade. Campinas-SP. Autores Associados. 2005.

Publicado
2020-09-07
Como Citar
Dall’Onder Zat, A., & Triches, V. (2020). As formas de relacionamento e comunicação entre clubes de Futebol e suas torcidas: da mí­dia impressa massificada à mí­dia eletrônica e as redes sociais clubí­sticas. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(48), 173-179. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/868
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original