Análise do treinamento tático processual no futebol

  • Paulo Roberto Bento de Castro Júnior Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG, Brasil.
  • Davi Correia da Silva Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG, Brasil.
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Conhecimento tático, Jogos esportivos coletivos

Resumo

O conhecimento tático é fundamental para o bom desempenho esportivo e seu desenvolvimento depende de fatores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e treinamento. Portanto, o objetivo do estudo foi comparar o comportamento tático individual de jogadores de futebol da categoria sub-13, após 18 sessões de treinamento. Dezoito jogadores de futebol da categoria Sub-13 de um clube de futebol da série A do Campeonato Brasileiro 2019 participaram da amostra. A avaliação dos jogadores ocorreu através do Teste de Conhecimento Tático Processual (TCTP: OE) aplicado ao futebol. Para comparação do conhecimento tático processual dos jogadores, utilizou-se a frequência absoluta e relativa e o teste qui-quadrado (X²). A análise dos dados foi realizada por meio do software SPSS® versão 22 para Windows®, adotando um ní­vel de significância de p<0,05. Os resultados apontam que os jogadores não modificaram suas ações táticas ofensivas e defensivas em função das 18 sessões de treinamento realizadas. Isto ocorreu, provavelmente, pela escolha das atividades realizadas no treino. Dessa maneira, com as atividades realizadas, conslui-se que 18 sessões de treinamento não foram suficientes para modificar o comportamento tático individual dos jogadores de futebol da categoria Sub-13.

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Publicado
2020-09-07
Como Citar
Castro Júnior, P. R. B. de, Silva, D. C. da, & Greco, P. J. (2020). Análise do treinamento tático processual no futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(48), 160-165. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/859
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original