Julgamento moral em jovens jogadores de Futebol

  • Jose Augusto Evangelho Hernández Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Miguel da Silva Rocha Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rogério da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Miguel Angelo dos Santos Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Psicologia do Esporte, Raciocínio moral, Desenvolvimento moral, Trapaça, Raciocínio de jogo

Resumo

Este estudo avaliou e comparou o julgamento moral de jogadores das categorias infantil e juvenil do futebol. Foram examinados 41 atletas homens, de 15 a 17 anos de idade, pertencentes a um clube esportivo de Porto Alegre/RS. Foi apresentada aos participantes a estória do dilema da Trapaça do Judgments about Moral Behavior in Youth Sport Questionnaire, na qual um personagem é levado a fazer escolhas dilemáticas. Na análise dos dados, não foram apuradas diferenças estatísticas significativas entre as categorias. Porém, os jogadores apresentaram respostas que indicaram raciocí­nio moral no ní­vel pré-convencional, abaixo do esperado para suas idades. Esse fato é discutido à luz da teoria de raciocí­nio de jogo.

Biografia do Autor

Jose Augusto Evangelho Hernández, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado do pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Parecerista Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - Satepsi do Conselho Federal de Psicologia, da FAPERJ, da FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero (gender schema theory), relacionamentos í­ntimos (amor e satisfação conjugal), psicologia do esporte (rendimento, saúde e educação) e adaptação e validação de instrumentos e medidas em psicologia.

Miguel da Silva Rocha, Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Educação fí­sica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em ciências aplicadas ao futebol e futsal pela Universiade Federal do Rio Grande do Sul.

Rogério da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Miguel Angelo dos Santos Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Referências

-Assad, D.; Cardoso, F.; Dias, Ê.; Lima, I; Queirós, P.; Beresford, H. O valor do futsal como um meio de desenvolvimento moral de adolescentes com dificuldade de relacionamento social. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 5. Núm. 16. p. 146-154. 2013. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/201/179>

-Beller, J. M.; Stoll, K. S. Moral Reasoning of High School Student Athletes and General Students: An Empirical Study Versus Personal Testimony. Pediatric Exercise Science. Vol. 7. p. 352-363. 1995.

-Biaggio, A. M. B.; Lawrence, K.Ética e Educação Moral. São Paulo. Moderna. 2002.

-Bosquetti, M. A.; Morais, A. O. D.; Altimari, L.; Souza, S. R. D. Comportamentos de Fair Play e Antiesportivos: Avaliação dos Árbitros. Perspectivas em análise do comportamento. Vol. 6. p. 60-73. 2015.

-Bredemeier, B. J. L. Children's Moral Reasoning and Their Assertive, Aggressive, and Submissive Tendencies in Sport and Daily Life. Journal of Sport & Exercise Psychology. Vol. 16. p. 1-14. 1994.

-Bredemeier, B. J. L.;Shields, D. L. L. Game Reasoning and Interactional Morality. The Journal of Genetic Psychology. Vol. 147. p. 257-275. 1985b.

-Bredemeier, B. J. L.; Shields, D. L. L. Moral Growth Among Athletes and Nonathletes: A Comparative Analysis. The Journal of Genetic Psychology. Vol. 147. p. 7-18. 1985a.

-Bredemeier, B. J.; Shields, D. L. Moral growth among athletes and nonathletes a comparative analysis. Journal of Genetic Psychology. Vol. 147. p. 7-18. 1986.

-Cecchini-Estrada, J. A.; De Mesa, C. G.G.; Montero-Méndez, J. Participación en el deporte, orientaciónde metas y funcionamiento moral. Revista Latino americana de Psicología. Vol. 40. p. 497-509. 2008.

-Chow, G. M.; Murray, K. E.; Feltz, D. L. Individual, Team, and Coach Predictors of Players’ Likelihood to Aggress in Youth Soccer. Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 31. p. 425-443. 2009.

-Cohen, J. Statistical Power Analysis for the behavioral sciences. Hillsdale. Lawrence Erlbaum Associates. 1988.

-Coles, R. Inteligência Moral das Crianças. Rio de Janeiro. Campus. 1998.

-Guivernau, M.; Duda, J. L. Moral Atmosphere and Athletic Aggressive Tendencies in Young Soccer Players. Journal of Moral Education. Vol. 31. p. 67-85. 2002.

-Haan, N. Two Moralities in Action Contexts: Relationships to Thought, Ego Regulation, and Development. Journal of Personality and Social Psychology. Vol. 36. p. 286-305. 1978.

-Kavussanu, M.; Ntoumanis, N. Participation in Sport and Moral Functioning: Does Ego Orientation Mediate Their Relationship? Journal of Sport & Exercise Psychology. Vol. 25. p. 501-518. 2003.

-Kavussanu, M.; Roberts, G. C.; Ntoumanis, N. Contextual Influences on Moral Functioning of College Basketball Players. The Sport Psychologist. Vol. 16. p. 347-367. 2002.

-Kavussanu, M.; Roberts, G. Moral functioning in sport: an achievement goal perspective. Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 23. p. 37-54. 2001.

-Kavussanu, M.; Seal, A. R.; Phillips, D. R. Observed Prosocial and Antisocial Behaviors in Male Soccer Teams: Age Differences across Adolescence and the Role of Motivational Variables. Journal of Applied Sport Psychology. Vol. 18. p. 326-344. 2006.

-Kavussanu, M.; Spray, C. M. Contextual Influences on Moral Functioning of Male Youth Footballers. The Sport Psychologist. Vol. 20. p. 1-23. 2006.

-Kohlberg, L. Essays on Moral Development, II: The Psychology of Moral Development. San Francisco. Harper & Row. 1984.

-Lenz, C. H.; Pinheiro, E. dos S.; Generosi, R. A. Avaliação do nível de desenvolvimento moral de adolescentes frente a dilemas da vida diária e esportiva. Revista Digital. Buenos Aires. Año 15. Núm. 148. 2010.

-Leo Marcos, F. A.; Sánchez-Miguel, P.; Sánchez-Oliva, D.; Amado, D.; García-Calvo, T. Motivational climate created by other significant actors and antisocial behaviors in youth sport. Kineziologija. Vol. 47. p. 3-10. 2015.

-Long, T.; Pantaléon, N.; Bruant, G.; d’Arripe-Longueville, F. A Qualitative Study of Moral Reasoning of Young Elite Athletes. The Sport Psychologist. Vol. 20. p. 330-347.2006.

-Malete, L.; Chow, G. M.; Feltz, D. L. Influence of coaching efficacy and coaching competency on athlete-level moral variables in Botswana youth soccer. Journal of Applied Social Psychology. Vol.43. p. 2107-2119. 2013.

-Matos, P. N. V. D. Ética, valores e desporto: estudo centrado em jovens, escalão sub 17-juvenispraticantes de futebol federado. Dissertação de Mestrado. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2015.

-Mouratidou, K.; Barkoukis, V.; Rizos, S. Achievement Goals and Moral Competence in Sport: Examining the Moderating Role of Demographic Characteristics. European Psychologist. Vol. 17. p. 34-43. 2012.

-Peláez, S.; Aulls, M. W.; Rossi, A.; Bacon, S. L. The coach as a contributor to the socio-moral context: A literature review. Psychology Research. Vol. 3. p. 113. 2013.

-Piaget, J. O Julgamento Moral na Criança. São Paulo. Mestre Jou. 1977.

-Pinto, S. G. C. Prática desportiva, orientação para o sucesso e desenvolvimento do raciocínio moral em adolescentes. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física Universidade do Porto. 2002.

-Power, C.; Higgins, A.; Kohlberg, L. Lawrence Kohlberg's approach to moral education. New York.Columbia University Press. 1989.

-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Valores e Desenvolvimento Humano. Brasília. 2010.

-Sage, L.; Kavussanu, M. Multiple Goal Orientations as Predictors of Moral Behavior in Youth Soccer. The Sport Psychologist. Vol. 21. p. 417-437. 2007.

-Samulski, D. Psicologia do Esporte. São Paulo. Manole.2002.

-Shields, D. L. L.; Bredemeier, B. J. L. Advances in sport mortality research. In Tenenbaum, G.; Eklund, R. C. (Eds.), Handbook of sport psychology. p. 662-684. New York: John Wiley. 2007.

-Shields, D. L. L.; Bredemeier, B. J. L. Character Development and Physical Activity. Champaign. IL: Human Kinetics. 1995.

-Shields, D.; Bredemeier, B. Moral Development and Behaviour in Sport. InSinger R.; Hausenblas, H.; Janelle, C. Handbook of Sport Psychology. New York. John Wiley & Sons Inc. 2001.

-Shields, D. L. L.; Bredemeier, B. J. L. Moral Reasoning in the Context of Sport. Studies in Social and Moral Development and Education. 2008. Recuperado em 10/02/2012, de <http://tigger.uic.edu/~lnucci/MoralEd/articles/shieldssport.html>.

-Shields, D. L. L.; Bredemeier, B. J. L.; Gardner, D. E.; Bostrom, A. Leadership, Cohesion, and Team Norms Regarding Cheating and Aggression. Sociology of Sport Journal. Vol. 12. p. 324-336. 1995.

-Silva, A. N. V. D. Comportamento moral de atletas e escolares praticantes de voleibol. TCC. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015.

-Steinfeldt, J. A.; Rutkowski, L. A.; Vaughan, E. L.; Steinfeldt, M. C. Masculinity, Moral Atmosphere, and Moral Functioning of High School Football Players. Journal of Sport & Exercise Psychology. Vol. 33. p. 215-234. 2011.

-Stephens, D. E.; Bredemeier, B. J. L. Moral atmosphere and judgements about aggression in girls' soccer: Relationships among moral and motivational variables. Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 18. p. 158-173. 1996.

-Stephens, D. E.; Bredemeier, B. J. L.; Shields, D. L.L. Construction of a Measure Designed to Assess Players’ Descriptions and Prescriptions for Moral Behavior in Youth Sport Soccer. International Journal of Sport Psychology. Vol. 28. p. 370-390. 1997.

-Vieira, J. L. L. Avaliação do desenvolvimento moral de adolescentes em relação a dilemas morais da vida diária e da prática desportiva. Revista de Educação Física. Vol. 4. p. 34-39. 1993.

-Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício Físico. Porto Alegre. Artmed. 2008.

Publicado
2017-09-10
Como Citar
Hernández, J. A. E., Rocha, M. da S., Voser, R. da C., & Duarte, M. A. dos S. (2017). Julgamento moral em jovens jogadores de Futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(35), 381-391. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/533
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##