Suporte parental e motivação dos jogadores da seleção brasileira de Futsal

  • José Roberto Andrade Nascimento Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, PE, Brasil
  • Gislaine Contessoto Pizzo Universidade Estadual de Maringá
  • Carla Thamires Laranjeira Granja Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, PE, Brasil
  • Daniel Vicentine Oliveira União de Faculdades Metropolitanas de Maringá. Maringá, PR, Brasil
  • Adolpho Cardoso Amorim Universidade Estadual de Maringá
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Autodeterminação, Motivos, Esporte

Resumo

Este estudo investigou a percepção de suporte parental e a motivação dos 11 atletas que representaram a seleção brasileira no Grand Prix de Futsal 2013. Como instrumentos foram utilizados a Escala de Motivação para o Esporte (SMS) e a Escala de Suporte Parental (EMBU). Para a análise dos dados, utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk e a correlação de Pearson (p<0,05). Os resultados evidenciaram valores superiores nas regulações de motivação intrí­nseca e de suporte emocional do pai e da mãe. Correlações foram observadas entre desmotivação com os estilos de rejeição (r=0,71 e r=0,44) e superproteção (r=0,59 e r=0,62) do pai e da mãe, respectivamente. As regulações identificada, introjetada e externa apresentaram correlação com a rejeição (r=0,41, r=0,59 e 0,76) e superproteção do pai (r=0,69, r=0,72 e r=0,30). Quanto as regulações intrí­nsecas, destacam-se valores do suporte do pai entre atingir objetivos com rejeição (r=0,29) e superproteção (r-0,40); experiências estimulantes e motivação para conhecer com superproteção (r=0,46 e r=0,41). Para as mães, destaca-se valores positivos entre atingir objetivos, experiências estimulantes e motivação para conhecer com o suporte emocional (r=0,56; r=0,77 e r=0,61). Concluiu-se que o estilo de suporte emocional dos pais durante a infância pode ser um elemento interveniente para o desenvolvimento da motivação autônoma no contexto do futsal de alto rendimento, enquanto que a rejeição e superproteção podem favorecer o desencadeamento da motivação controlada e da desmotivação.

Biografia do Autor

José Roberto Andrade Nascimento Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, PE, Brasil

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (2009), Especialização em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário de Maringá (2010), Mestrado (2010-2011) e Doutorado (2012-2015) em Educação Fí­sica pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Realizou Doutorado Sanduí­che como pesquisador visitante em Estudos do Esporte, na linha de Psicologia do Esporte, na University of Stirling/Scotland-UK (2014). Atualmente é Professor Adjunto A da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em regime de dedicação exclusiva, ministrando as disciplinas de Psicologia do Esporte, Psicologia da Educação e Psicologia das Relações Humanas. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Fí­sica da Univasf. Lí­der do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercí­cio (GEPEEX) CNPQ/UNIVASF. Membro do Grupo de Pesquisa Pró-Esporte CNPq/UEM. Atua na área da Educação Fí­sica e Esporte, atuando principalmente nas seguintes temas: Psicologia do Esporte e do Exercí­cio, Bioestatí­stica, Desenvolvimento Motor, Esportes Coletivos e Metodologia da Pesquisa.

Gislaine Contessoto Pizzo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é aluna de mestrado em Educação Fí­sica pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL e membro do grupo de pesquisa Pró-Esporte CNPQ/UEM.

Carla Thamires Laranjeira Granja, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, PE, Brasil

Graduanda do curso de Educação fí­sica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, PE, Brasil

Daniel Vicentine Oliveira, União de Faculdades Metropolitanas de Maringá. Maringá, PR, Brasil

Possui graduação em Educação Fí­sica e Fisioterapia pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR), especialização em Anatomia Funcional (UNICESUMAR), especialização em Gerontologia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestrado em Promoção da Saúde na linha de pesquisa Envelhecimento ativo (UNICESUMAR). Aluno no Programa de Doutorado em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como parecerista de periódicos na área da atividade fí­sica e saúde,educação fí­sica, gerontologia e fisioterapia. Professor adjunto da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA) no Departamento de Educação fí­sica (bacharelado). Coordenador do curso de pós graduação Lato Sensu em Exercí­cio fí­sico e reabilitação do idoso da FAMMA. Possui experiência na área de Educação fí­sica e Fisioterapia, com ênfase em morfologia do aparelho locomotor, exercí­cio fí­sico e reabilitação em geriatria e gerontologia, exercí­cio fí­sico e reabilitação de grupos especiais. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Adolpho Cardoso Amorim, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1990), Especialização em Teoria e Prática do Futebol de Campo e Futsal (1991), Mestrado em Pedagogia do Movimento pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), Doutorado em Desempenho Humano e Atividade Fí­sica no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Fí­sica UEM/UEL. Atua como professor efetivo em regime T-40 na UEM. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: futsal, crianças, iniciação esportiva, treinamento e esporte. 

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1982), Formação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010), Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-1993 e 1995-1999). Participou como visiting scholar na Indiana University-USA (1997). Atleta da seleção brasileira de handebol (1983-1987). Membro do Comitê Olí­mpico Brasileiro nos Jogos Olimpicos de Sidney-2000. Atualmente é Professora de ní­vel Associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Fí­sica UEM/UEL. É bolsa produtividade em pesquisa pelo CNPq. Membro assessor da seleção brasileira de Ginástica Rí­tmica. Atua na área de Educação Fí­sica, pesquisando principalmente os seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Psicologia do Esporte e Educação Fí­sica Infantil.

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Publicado
2017-09-08
Como Citar
Nascimento Junior, J. R. A., Pizzo, G. C., Granja, C. T. L., Oliveira, D. V., Amorim, A. C., & Vieira, L. F. (2017). Suporte parental e motivação dos jogadores da seleção brasileira de Futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(34), 229-237. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/491
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original