A utilização de jogos reduzidos e com bola nos pés para treinamento do fundamento passe em uma equipe iniciante de Futebol

  • Marcelo Francisco Rodigues Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba-SP, Brasil.
  • Leonardo Felipe Campinas UNIPINHAL, Espí­rito Santo do Pinhal-SP, Brasil.
  • Henrique Miguel UNIPINHAL, Espí­rito Santo do Pinhal-SP, Brasil; FEUC São José do Rio Pardo-SP, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Aprendizagem, Passe

Resumo

Introdução: Atualmente, equipes de futebol de campo buscam formas de treinamentos a fim de melhorar as técnicas do jogo para melhorar o aproveitamento dessas ações. Um fundamento importante para que essa equipe consiga obter resultados importantes é o passe, pois através desse fundamento que um time consegue realizar movimentações com a bola pelo campo. Objetivo: verificar se treinamentos pautados com jogos com bolas e os jogos reduzidos, podem influenciar na melhora do fundamento passe no futebol de campo. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 23 indiví­duos do sexo masculino com idade entre 11,74±1.63 anos, que realizaram uma proposta de treinamento, em 16 sessões pautadas no método global/funcional como forma de ensino com ênfase em jogos com bolas nos pés. Foram filmados dois jogos (aberto ao público), sendo um antes e outro depois das intervenções práticas (JOGO 1 e JOGO2) sendo feito um scout simples para obtenção dos dados dos passes do jogo 1 e jogo 2. Foi realizada uma análise descritiva dos dados, análise observacional e um teste t de student para comparar as médias das coletas realizadas. Conclusão: Observou-se após o perí­odo das sessões de treinamento foi possí­vel notar o aumento no número de passes realizados para frente nos setores de meio campo e campo de ataque e a diminuição no setor defensivo.

Biografia do Autor

Marcelo Francisco Rodigues, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba-SP, Brasil.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano-UNIMEP, Piracicaba-SP, Brasil; Docente de Educação Fí­sica, Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo-UNIPINHAL, Mogi Guaçu-SP, Espí­rito Santo do Pinhal-SP, Brasil.

Henrique Miguel, UNIPINHAL, Espí­rito Santo do Pinhal-SP, Brasil; FEUC São José do Rio Pardo-SP, Brasil.

Doutorando em Promoção da Saúde, UNIFRAN-SP, Brasil; Discente dos Cursos de Educação Fí­sica-UNIPINHAL, Espí­rito Santo do Pinhal-SP, Brasil; FEUC São José do Rio Pardo-SP, Brasil.

Referências

-Ambrust, M.; Silva, A. L. A.; Navarro, A. C. Comparação entre o método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm. 5. p.

-81. 2010.

-Braz, T. V. Análise de jogo no futebol: considerações sobre o componente técnico -tático, planos de investigação, estudos da temática e particularidades do controle das ações competitivas. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 15. p. 28-43. 2013.

-Castro, O. A. T.; Rodrigues, N. A.; Sousa, F. A. B. Relações entre números de passe e assistências na Liga Nacional de Basquetebol: Chave para o Sucesso? Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 12. Núm. 79. p. 917-925. 2018.

-Cordeiro, G. R.; Pastre, T. G. F. L. Apresentação dos métodos de ensino do futsal na escola e no treinamento: Um estudo de caso. Caderno da Escola de Educação e Humanidade. Centro Universitário Autônomo do Brasil. Vol. 1. Núm. 9. p. 97-112. 2014.

-Costa, D. F. A influência do passe no resultado das finais da copa do nordeste nos anos 2014, 2015, 2016 e 2017. TCC Bacharel em Educação Física. Universidade Federal Da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde Departamento de Educação Física Bacharelado em Educação Física. Joao Pessoa. 2018.

-Costa, F. F. Relação entre o desempenho técnico e distância percorrida em jogadores de futebol profissional. TCC Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo. Universidade Federal do Paraná. 2014.

-Costa, F. R.; Paoli, P. B.; Silva, C. D. A importância dos jogos adaptados na iniciação aos esportes coletivos. Lecturas: Educación Física y deportes. Vol. 12. Núm. 117. 2008.

-Costa, I.; Greco, P.; Garganta, J.; Costa, V.; Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos táticos -técnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 9. Núm. 2. p. 41-61. 2010.

-Clemente, F. M.; Rocha, R. F. Utilização dos jogos reduzidos no ensino do handebol: A influência nas ações táticas. Conexões. Vol. 10. Núm. 2. p. 66-76. 2012.

-Gama Filho, J. G. Metodologia do Treinamento Técnico no Futebol. In Garcia, E. S.; Lemos, K. L. M. (org). Temas Atuais VI em Educação Física e esportes. Belo Horizonte. Heath. 2001 p. 86-106.

-Guimarães, M. B.; Paoli, P. B. Treinamento técnico por posição no futebol: as especificidades na percepção dos técnicos de categorias de base no futebol mineiro. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 4. Núm. 1. p. 42-53. 2011.

-Menezes, R. P.; Reis, H. H. B.; Tourinho Filho, H. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento. Vol. 21. Núm. 1.

p. 261-273. 2015.

-Menezes, R. P.; Reis, H. H. B.; Morato, M. P. O handebol, seu cenário imprevisível e os métodos de ensino aprendizagem treinamento. Revista de Ciências del Deporte. Vol. 12. Núm. 3. p. 165-176. 2016.

-Paula, A. E.; Carvalho, D. C. A relação estatística do aproveitamento de passes certos em jogos treino e partidas oficiais de futebol na categoria sub-14 do município de Mairiporã. Revista Bras. de Futsal e Futebol. São Paulo.

Vol. 3. Núm. 9. p. 204-211. 2011.

-Ramos Filho, L.A.; Alves, D.M. Análise do Scout individual da equipe profissional de futebol de Londrina esporte clube no campeonato paranaense de 2003. Revista Treinamento Desportivo. Vol. 7. Núm. 1. p. 62-67. 2003.

-Rodrigues, M. F.; Sbaraini, A. R.; Silva, H. C.; Romero, J. P. M.; Miguel, H. Jogos reduzidos na aprendizagem do futebol para crianças de 10 a 12 anos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Vol. 9. Núm. 3. p. 52-64. 2018.

-Silva, S. C. Investigação no uso do método analítico e global e a sua contribuição para o ensino aprendizagem do futebol e futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 10. Núm. 39. p. 399-410. 2018.

-Scaglia, A. Novas tendências em pedagogia do esporte: as principais abordagens. Universidade do Futebol. 2010. disponível em :

https://universidadedofutebol.com.br/novastendencias-em-pedagogia-do-esporte-asprincipais-abordagens/: Acesso em 19/10/2019.

-Silva Junior, M.S.L. Estudo descritivo sobre o desempenho do passe da seleção brasileira de futebol na copa das confederações de 2009. TCC. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2009.

-Souza, R.G.; Carvalho, D.C. Passes errados no jogo/treino e partida oficial. Revista Bras. de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 3. Núm. 9. p. 177-182. 2011.

Publicado
2020-09-07
Como Citar
Rodigues, M. F., Campinas, L. F., & Miguel, H. (2020). A utilização de jogos reduzidos e com bola nos pés para treinamento do fundamento passe em uma equipe iniciante de Futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(48), 273-281. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/939
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##