Impacto dos jogos motores no arremesso de bola como processo de orientação focado no papel do goleiro em crianças da escola de iniciação e treinamento esportivo do esporte de Futsal (AMF) Golpy no município de Pasto

  • Huver Yovanny Cuaspa Burgos Universidad Cesmag
Palavras-chave: Futsal, Jogos motores, Lançamento de bola, Orientação localizada, Goleiro

Resumo

Trata-se de uma pesquisa descritiva de desenho quase experimental tipo pré-teste/pós-teste com a finalidade de estabelecer o impacto dos jogos motores no arremesso de bola como processo de orientação focalizado segundo o goleiro em crianças da Escola de Iniciação e Esportes Treinamento de Futsal (AMF) Golpy Sport do município de Pasto. Além do exposto, pretendeu-se também diversificar e fortalecer a aprendizagem, bem como possibilitar múltiplas experiências com ela, a fim de enriquecer as dimensões cognitivas e socioafetivas e forjar alternativas de expressão motora sob diretrizes pedagógicas. O caráter lúdico desta pesquisa foi representado pela articulação da tarefa docente em torno do jogo, pois por se tratar de uma atividade espontânea e prazerosa para as crianças, contribuiu para uma atitude favorável à aprendizagem específica do arremesso de bola como educação integral. , treinador e desenvolvedor no processo esportivo infantil. Participaram do estudo dezoito (18) crianças, com faixa etária biológica entre 10 e 12 anos. Foi implementado um plano de atividades de jogos motores selecionados e validados por especialistas, cuja estrutura se baseou em uma orientação metodológica determinada por categorias e subcategorias com reciprocidade didática ordenada e sequencial compreensível, o que facilitou às crianças participantes a organização taxonômica específica do jogo. padrão motor A bateria de perfil psicomotor permitiu avaliar o padrão funcional do arremesso de bola a partir de sete (7) subcategorias: comportamentos perceptivo-motores (1. Lateralidade, 2. Equilíbrio, 3. Percepção espaço-temporal), coordenação dinâmica específica (4. coordenação visual, 5. Manipulação de elementos, 6. Recepções e passes) e a tarefa motora específica do movimento (7. Arremesso). As diferenças significativas entre os escores médios de cada subcategoria resultantes da avaliação pré-teste e pós-teste após a intervenção dos jogos motores, foram estabelecidas por meio do teste não paramétrico de postos de Wilcoxon para amostras relacionadas, onde se verificou que os p-valores (Sig. assíntota. (biateral)) entre os pares: Par 1. Lateralidade (.001), Par 2. Equilíbrio (.004), Par 3. Estruturação (.008), Par 5. Manipulação de elementos (.028), Par 6. Passes e recepções (.000) e Par 7. Arremesso (.000), são menores que o valor de significância alfa (<0.05); valores estatísticos que permitiram aceitar a hipótese alternativa (H1) e rejeitar a hipótese nula (Ho), concluindo uma diferença estatisticamente significativa entre os pares ao nível de 5%.

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Publicado
2020-09-07
Como Citar
Burgos, H. Y. C. (2020). Impacto dos jogos motores no arremesso de bola como processo de orientação focado no papel do goleiro em crianças da escola de iniciação e treinamento esportivo do esporte de Futsal (AMF) Golpy no município de Pasto. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(48), 241-255. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/931
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original