Análise da composição corporal e de ní­veis de aptidão fí­sica de escolares praticantes de Futsal em relação aos í­ndices sugeridos pelo projeto esporte Brasil (PROESP-BR) em fase preparatória para competições escolares

  • Lúcio Marques Vieira Souza Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil. Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.
  • Rodrigo Garcia Fiorillo Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Paranavaí­-PR, Brasil.
  • Higor Santos Fonseca Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Paranavaí­-PR, Brasil.
  • Stevan Ricardo dos Santos Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Paranavaí­-PR, Brasil.
  • Jymmys Lopes dos Santos Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil.
  • Patrí­cia Morgana Ferreira Santos Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.
  • Clésio Andrade Lima Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil.
  • Matias Batista Santos Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.
  • Silvan Silva de Araújo Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.
  • Matheus Amarante do Nascimento Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Paranavaí­-PR, Brasil.
Palavras-chave: Futsal, Aptidão física, Escolares

Resumo

No Brasil, o Futsal quando comparado com outras modalidades esportivas coletivas, é um dos esportes mais praticados no âmbito escolar, principalmente pelos adolescentes, porém, durante a partida diversas ações fí­sicas e motoras exigem que os seus praticantes tenham um certo ní­vel de aptidão fí­sica. Diante disto, o presente estudo teve como objetivo analisar a composição corporal e os ní­veis de aptidão fí­sica de escolares praticantes de Futsal em relação aos í­ndices sugeridos pelo Projeto Esportivo Brasil (PROESP-BR) comparando-os com outros estudos que também analisaram os ní­veis de aptidão fí­sica de jovens praticantes de futsal. A amostra foi composta por 18 adolescentes do sexo masculino com idade entre 12 e 14 anos (13 ± 0,8 anos) matriculados numa escola pública da cidade de Neópolis-SE. Para a obtenção dos dados foi utilizada a bateria de medidas e testes referentes ao PROESP-BR. Foram coletados peso e altura para cálculo do IMC. Para as variáveis da aptidão fí­sica foram analisadas o IMC e a flexibilidade. Os resultados foram analisados e comparados com os dados oferecidos pelo PROESP-BR. Os dados também foram comparados a estudos que também analisaram os ní­veis de aptidão fí­sica de jovens praticantes de futsal. Conclui-se que durante uma preparação de equipes escolares de futsal, mesmo que os alunos/atletas já estejam com bons ní­veis dos componentes da aptidão fí­sica relacionada a saúde, os treinamentos sistematizados de modalidades esportivas oferecem a possibilidade para que estes ní­veis sejam otimizados, elevando a qualidade de vida e o bem-estar dos praticantes. 

Biografia do Autor

Lúcio Marques Vieira Souza, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil. Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.

Lúcio Marques Vieira Souza concluiu o Mestrado em Educação Fí­sica (UFS), 2016-2018, mais especificamente na área de concentração de Adaptações Morfofuncionais do Exercí­cio Fí­sico. Atualmente é aluno de Doutorado na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Efetivo da SEED/SE - Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, atuando como treinador na Modalidade Esportiva Volei de Praia no Centro de Esportes Escolares do DEF/SEED - Departamento de Educação Fí­sica. É Delegado Adjunto de Sergipe da Federação Internacional de Educação Fí­sica (FIEP). É graduado em Licenciatura Plena pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE), 2003-2007. Concluiu a Especialização em Fisiologia do Exercí­cio Aplicado ao Treinamento e à Saúde na Faculdade de Sergipe (ESTÁCIO/FASE), 2007 -2008. Concluiu a Especialização em Gestão em Saúde Pública na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2015-2017. Teve experiência como Docente no Curso de Bacharelado em Educação Fí­sica da Faculdade Maurí­cio de Nassau - Aracaju e Membro do Núcleo de Docentes Estruturantes, 2017-2018. Foi professor convidado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2017, para ministrar a disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino do Futebol e Futsal. Foi professor convidado na Faculdade Montenegro (FAM), 2015-2016, ofertando disciplinas. Teve experiência como Professor de Educação Fí­sica do Ensino Fundamental e Médio na Prefeitura de Igreja Nova-AL, 2012-2016. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação Fí­sica Escolar, Treinamento Esportivo no Futsal, Treinamento Funcional, Ginástica Laboral, Avaliação Fí­sica e Treinamento de Força, Gestão em Espaços Fitness, podendo atuar principalmente nos seguintes temas: Educação Fí­sica, Saúde e Qualidade de Vida, Atividade Motora, Fisiologia do Exercí­cio, Treinamento Esportivo, Cinesiologia e Biomecânica do Movimento Humano. Atualmente estuda aspectos fisiológicos e bioquí­micos do exercí­cio fí­sico de alta intensidade relacionado ao estresse oxidativo e danos musculares. Professor convidado para Especialização Lato Sensu. Ministra Cursos e Palestras em vários eventos pelo Brasil.

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Publicado
2020-01-19
Como Citar
Souza, L. M. V., Fiorillo, R. G., Fonseca, H. S., dos Santos, S. R., Santos, J. L. dos, Santos, P. M. F., Lima, C. A., Santos, M. B., Araújo, S. S. de, & Nascimento, M. A. do. (2020). Análise da composição corporal e de ní­veis de aptidão fí­sica de escolares praticantes de Futsal em relação aos í­ndices sugeridos pelo projeto esporte Brasil (PROESP-BR) em fase preparatória para competições escolares. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(44), 375-381. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/810
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original