Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe

  • Márcio Armbrust Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
  • André Luis Alves da Silva Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio
Palavras-chave: Futsal, Método de ensino, Passe, Treinamento

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar qual método de ensino / aprendizagem “global ou parcial”, é mais eficaz no desenvolvimento da performance do gesto técnico fundamento passe, em partidas da modalidade esportiva “futsal”. A pesquisa foi realizada em um clube de São Paulo que disputa a série ouro dos campeonatos, com alunos do sexo masculino da categoria sub 13 (nascidos em 1996/97), onde foram aplicados os métodos de treinamento global e parcial, durante dois meses (Período de 28/04/2009 a 23/06/2009), o equivalente a dezesseis treinamentos, a quantificação do resultado foi realizada em relatório escalt durante quatro partidas realizadas pelo clube. Os resultados obtidos nesta pesquisa foram bem similares, a média de passes de método global e método parcial foram equivalentes. Mas foi notado um maior interesse e maior motivação por parte dos atletas que treinaram método global.

Referências

- Costa, C. F. Futsal Aprenda a Ensinar. Florianópolis. BookStore. 2003.

- Freire, J. B. Educação de corpo inteiro. Campinas. São Paulo. Scipione. 1989.

- Greco, P. J. Iniciação Esportiva Universal 2: Metodologia da iniciação na escola e no clube. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998.

- Melo, R. S.; Melo, L. B. S. Ensinando Futsal. Sprint. 2006.

- Mutti, D. Futsal da iniciação ao alto nível. São Paulo. Phorte. 1999.

- Mutti, D. Futsal da iniciação ao alto nível. São Paulo. Phorte 2003.

- Pinto, F. S.; Santana, W. C. Iniciação ao Futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? EFDeportes, Ano 10. Num. 85. 2005.

- Reis, H. H. B. O Ensino dos Jogos Coletivos Esportivizados. Santa Maria. 1994.

- Rosseto Júnior, A J. Jogos educativos: estrutura e organização da prática. São Paulo. Phorte. 2005.

- Santana, W. C. Futsal Metodologia da Participação. 2ª edição. Londrina. Lido. 2001.

Publicado
2012-01-02
Como Citar
Armbrust, M., Silva, A. L. A. da, & Navarro, A. C. (2012). Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 2(5). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/47
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original