Ní­vel de conhecimento tático de jogadores e avaliação subjetiva dos treinadores no futebol

  • Layla Maria Campos Aburachid Universidade Federal do Mato Grosso- UFMT.
  • Schelyne Ribas da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO.
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Minas Gerais. Brasil
Palavras-chave: Treinamento, Jogos Esportivos Coletivos, Tática

Resumo

O estudo objetivou comparar o nível de conhecimento tático declarativo (CTD) dejogadores entre diferentes categorias, posições no campo e avaliação subjetiva dos treinadores através do TCTD: Futebol. A amostra se compôs de 39 jogadores do sexo masculino dividida nas categorias: sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20. Os resultados encontrados evidenciaram diferença significativa do nível de CTD entre as categorias sub-14 e sub-17 (p=0,003) e sub-14 e sub-20 (p=0,014). Não houve diferença entre o CTD entre as posições dos jogadores no campo (p=0,902), mas sim para CTD e avaliação subjetiva dos treinadores em todas as equipes. Houve correlação positiva moderada (r=0,412) entre o CTD e o aumento das idades. Os resultados sugerem que o aumento da idade, implica em uma maior pontuação no teste de CTD.

Biografia do Autor

Layla Maria Campos Aburachid, Universidade Federal do Mato Grosso- UFMT.

Departamento de Teoria e Fundamentação em Educação Fí­sica FEF/UFMT .

Schelyne Ribas da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO.

Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO. Departamento de Educação Fí­sica- CEDETEG

Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Minas Gerais. Brasil

Departamento de Esportes da EEFFTO/UFMG. Laboratório Centro de Estudos de Cognição e Ação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado
2013-09-08
Como Citar
Aburachid, L. M. C., Silva, S. R. da, & Greco, P. J. (2013). Ní­vel de conhecimento tático de jogadores e avaliação subjetiva dos treinadores no futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 5(18). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/218
Seção
Artigos: Edição Especial