Perfil antropométrico da flexibilidade e da impulsão vertical de atletas de futsal nas categorias sub-15 e sub-17 das escolinhas de Lebon Régis-SC

  • Julio Cesar Gomes Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica - Universidade do Contestado Campus de Caçador (UnC) - SC
  • Rodrigo Machado Sordi Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica - Universidade do Contestado - Campus de Caçador (UnC) - SC
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
  • Roberto de Almeida Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futsal, Antropometria, Aptidão física, Esporte

Resumo

O objetivo é identificar o perfil do desempenho motor de atletas de futsal masculino, nas categorias sub 15 e sub 17. Para tanto, coletaram-se medidas antropométricas (massa corporal, IMC) e de desempenho motor (testes, Banco de Welss ou sentar e alcançar e o teste de impulsão) de 15 atletas do sexo masculino. Não foram observadas diferenças significantes entre os jogadores nos testes realizados. Os resultados demonstraram dois grupos de atletas, nas variáveis de peso, altura, IMC e flexibilidade, muito homogêneos, pois não apresentaram resultados estatisticamente significativos entre o grupo sub-15 e sub-17. A única variável que mostrou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos foi a impulsão, demonstrando que não existem correlação entre flexibilidade e impulsão x peso, altura, IMC e idade. Assim, de acordo com os dados analisados, conclui-se que não existem diferenças entre as categorias sub-15 e sub-17 nas variáveis antropométricas, apenas na impulsão.

Referências

- Almeida, G.T.; Rogatto, G.P. Efeitos do método pliométrico de treinamento sobre a força explosiva, agilidade e velocidade de deslocamento de jogadoras de futsal. Revista Brasileira Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Vol. 2. Núm. 1. p. 23-38. 2007.

- Ciryno, E. e colaboradores. Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal e o desempenho motor de jovens atletas. Revista Brasileira Ciência Movimento. Vol. 10. Núm. 1. p. 41-46. 2002.

- Cratty, B. Psicologia no Esporte. Rio de Janeiro. Prentice-Hall. 1984.

- Cunha, A.G.; Soares, R.A.; Mafra Júnior, H. Flexibilidade de jogadores de futsal de três categorias: Sub-12, Sub-14 e Sub-18. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13. Núm. 123. 2008. Disponível em: <http://www.revistadigital/artigoflexibilidade.html>. Acesso em 19 agosto 2009.

- Duarte, V. B. Estudo do perfil antropométrico de jogadores de Futebol de Salão da cidade de Santa Maria. Universidade Federal de Santa Maria. Dissertação de Mestrado. 1988.

- Generosi e colaboradores. Aspectos morfológicos observados em atletas profissionais de futebol e futsal masculino. Revista Brasileira Futsal e Futebol. São Paulo Vol. 1. Núm. 1. p. 10-20. 2009.

- Guedes, D. P.; Pinto, J.E.R. Manual prático para avaliação em Educação Física. São Paulo. Manole. 2006.

- Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.

- Queiroga, M.R., Ferreira, S.A.; Romanzini, M. Perfil antropométrico de atletas de futsal feminino de alto nível competitivo conforma a função tática desempenhada no jogo. Revista Brasileira Cineantropometria Desempenho Humano. Vol. 7. Núm. 1. p. 30-34. 2005.

- Santos, J. A. R. Estudo comparativo, fisiológico, antropométrico e motor entre futebolistas de diferente nível competitivo. Revista paulista de Educação Física. São Paulo. Núm. 13. p. 146-159. 1999.

- Singer, R. N. Psicologia dos esportes: mitos e verdades. Happer & Row do Brasil. 1977.

- Weineck, J. Fundamentos Gerais da Biologia do Esporte para Infância e Adolescência - Biologia do Esporte. São Paulo. Manole. 1991.

Publicado
2010-03-06
Como Citar
Gomes, J. C., Sordi, R. M., Liberali, R., & de Almeida, R. (2010). Perfil antropométrico da flexibilidade e da impulsão vertical de atletas de futsal nas categorias sub-15 e sub-17 das escolinhas de Lebon Régis-SC. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 2(4). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/38
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original