O desenvolvimento da inteligência corporal cinestésica por meio da modalidade capoeira no primeiro ano do Ensino Médio

  • Kaled Ferreira Barros Licenciado e Bacharel em Educação Fí­sica com Habilitação em Treinamento Desportivo pela Universidade Metropolitana de Santos, Brasil. Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar pela Universidade Metropolitana de Santos, Brasil. Especialista em Pedagogia do Esporte Educacional pela Universidade Estácio de Sá, Brasil.
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas, Inteligência corporal cinestésica, Educação física escolar, Capoeira

Resumo

Introdução: Para o presente estudo foi utilizada a Capoeira, uma luta disfarçada em dança e desenvolvida em forma de jogo, como ferramenta para o desenvolvimento da Inteligência Corporal Cinestésica. Objetivo: A fim de verificar a alteração da inteligência dos alunos do Ensino Médio, durante as aulas de Educação Fí­sica Escolar, em instituição privada de ensino. Materiais e Métodos: Portanto, foram aplicados três autoavaliações por meio de questionário fechado, na seguinte ordem: ao final da primeira aula, da quarta aula, e da oitava aula. Para verificar tal alteração, utilizou-se a Escala de Percepção Subjetiva do Aprendizado elaborado por Barros (em publicação). Resultado e Discussão: Após aplicação do questionário, verificou-se um pequeno desenvolvimento da Inteligência Corporal Cinestésica. A sensação deveria refletir o quão ele foi capaz de compreender, executar e relacionar o exercí­cio com o conhecimento adquirido, combinando as sensações das capacidades coordenativas; de coordenação motora e de equilí­brio. Não havendo qualquer preocupação com as variáveis das capacidades condicionantes, sem antes ocorrer à aprendizagem da ação motora. Embora seja uma medida subjetiva, a escala de aprendizado revela uma estimativa muito boa da compreensão dos conteúdos. Conclusão: Contudo, estudos relacionados às Inteligências Múltiplas ainda são pouco discutidos na literatura cientí­fica, sobretudo, quando considerados a partir do método quantitativo. Logo se espera com este estudo despertar mais pesquisas quantitativas, sobre a relação entre Capoeira e as Inteligências Múltiplas.

Referências

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Publicado
2016-01-25
Como Citar
Barros, K. F. (2016). O desenvolvimento da inteligência corporal cinestésica por meio da modalidade capoeira no primeiro ano do Ensino Médio. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 563-567. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/360
Seção
Artigos: Edição Especial