Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal

  • Alex Rodrigues Teixeira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Siomara Aparecida Silva Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Esportes, Rendimento esportivo, Crianças

Resumo

O presente estudo buscou identificar os parâmetros do processo de ensino-aprendizagem e treinamento no contexto da modalidade de futsal em uma equipe da categoria mirim (crianças entre 10-13 anos), situada na cidade Ouro Preto-MG. Foram analisadas 18 sessões de treinos que totalizaram 1138,17 minutos. Foram identificados cinco (5) tipos de segmentos diferentes das sessões de treino correspondentes aos parâmetros: jogo coletivo, treinamento técnico, treinamento fí­sico, capacidade de jogo e conversa com o treinador. O segmento jogo coletivo apresentou o maior tempo com 736,91 minutos (64,74%) do tempo total das sessões de treino. No segmento capacidade de jogo, somente foram encontrados conteúdos capacidades coordenativas com 4,53% do tempo total, representando 51,6 minutos. Foi possí­vel identificar os parâmetros do EAT e identifica-los com caracterí­sticas do método analí­tico, caracterí­stico da abordagem tecnicista.

Biografia do Autor

Alex Rodrigues Teixeira, Universidade Federal de Ouro Preto

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

Metodologias de Ensino dos Esportes Coletivos 

Siomara Aparecida Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

Metodologias de Ensino dos Esportes Coletivos 

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Publicado
2016-01-25
Como Citar
Teixeira, A. R., & Silva, S. A. (2016). Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 531-539. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/341
Seção
Artigos: Edição Especial