Escolas de futebol: uma pesquisa sobre a formação dos treinadores e metodologia utilizada nas escolas de futebol de cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul

  • Tiago Rodrigues Bandeira Pazzin Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Futebol e Futsal: As ciências do esporte e a metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Metodologia, Escolinha, Futebol, Treinamento

Resumo

Uma das causas do constante crescimento do número de escolinhas de futebol na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é a ocupação cada vez maior de espaços para construção civil, devido ao crescimento das cidades, e com isso há uma diminuição de locais tradicionalmente usados para prática de futebol na região, como terrenos baldios, pátios das casas, ruas, etc. Esse progresso das cidades trouxe também o crescimento da violência e das drogas nas ruas, fazendo com que os pais se sintam seguros com os filhos praticando futebol em um ambiente supervisionado. Outro fator preponderante para o crescimento das escolinhas é a força que a mídia exerce sobre as crianças, através de campanhas publicitárias com jogadores, o que motiva as crianças a tentar realizar o sonho de se tornarem jogadores de futebol. Este estudo visa pesquisar quais metodologias estão sendo utilizadas nas escolinhas de futebol, assim como a preocupação das escolinhas quanto à formação dos treinadores. A pesquisa foi realizada com sete treinadores de futebol de três cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul que responderam um questionário fechado contendo sete questões cada. Dos treinadores entrevistados, 85,71% possui formação acadêmica, no entanto 57,14% dos mesmos não possuem especialização sobre treinamento, talvez devido a pouca experiência, já que a maior parte dos entrevistados, 57,14% exerce a profissão há, no máximo, três anos. O objetivo das escolinhas através dos treinamentos foca a inclusão social dos alunos, apresentando índice de 57,14%, segundo os treinadores. Maior parte dos treinadores segue a metodologia integrada de treinamento (57,14%), no entanto quanto à decisão sobre a metodologia a ser utilizada, 42,86% informaram que é uma decisão do treinador, quanto aos outros 42,86% informaram que existe uma decisão conjunta entre coordenação da escolinha e treinador. Quanto à importância do domínio sobre a metodologia aplicada, 100% dos treinadores responderam que é imprescindível o conhecimento sobre sua área de atuação

Referências

-Canfield, J.T; Reis, C. O Movimento Humano: Conceitos e uma História. Santa Maria: JTC EDITOR, 1998.

-Costa, L.C.A.; Nascimento, J.V.O Ensino da Técnica e da Tática: Novas Abordagens Metodológicas. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 15. Núm. 2. p. 49-56. 2004.

-Freire, J. B. Pedagogia do Futebol. Londrina: Midiograf, 1998.

-Gomes, R.E.; e colaboradores. Acesso à Carreira de Treinador e Reconhecimento das Entidades Responsáveis pela Formação: Um Estudo com Treinadores Portugueses em Função do Nível de Escolaridade e da Experiência Profissional. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 22. Núm. 2. p. 185-195. 2011.

-Gonçalves, C. E.; e colaboradores. Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 24. p. 15-26. 2010.

-Matias, A. A. Comportamento de Instrução dos Treinadores de Futebol Infanto-juvenil em Situação de Competição. Castelo Branco-PT, 124 p. Dissertação de Mestrado em Atividade Física. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2012.

-Polito, L.F.A importância da formação acadêmica em Educação Física para a atuação do técnico de futebol: breve reflexão. Disponível em: <http://www.universidadedofutebol.com.br/Artigo/2064/A+IMPORTANCIA+DA+FORMACAO+ACADEMICA+EM+EDUCACAO+FISICA+PARA+A+ATUACAO+DO+TECNICO+DE+FUTEBOL+BREVE+RE>. Acesso em: 29/08/2013.

-Rezer, R. A prática pedagógica em escolinhas de futebol/ futsal: possíveis perspectivas de superação. Dissertação de Mestrado. UFSC. Florianópolis. 2003.

-Rosado, A.; Mesquita, I. A Formação para ser Treinador. Olhares e Contextos da Performance Nos Jogos Desportivos. Porto. p. 48-57. 2007.

-Scaglia, A. J. Escolinha de Futebol: Uma Questão Pedagógica. Motriz. Vol. 2. Núm. 1. p. 36-43. 1996.

-Triviños, A. N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas. p. 110. 1987.

Publicado
2014-08-26
Como Citar
Pazzin, T. R. B. (2014). Escolas de futebol: uma pesquisa sobre a formação dos treinadores e metodologia utilizada nas escolas de futebol de cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/248
Seção
Artigos: Edição Especial