Fatores que motivam alunos, professores e gestores na prática e desenvolvimento do futsal escolar

  • Leandro Araújo Cavalcanti Universidade Gama Filho
Palavras-chave: Motivação, Futsal, Esporte, Escola

Resumo

Abusca por um ambiente que propicie o desenvolvimento integral do aluno/atleta é constante. Sendo assim este estudo teve como objetivo investigar os fatores que motivam os alunos, professores/treinadores e gestores, a estarem inseridos na pratica do futsal.Fizeram parte da amostra 03 gestores, 03 professores/treinadores e 70 alunos do gênero masculino com faixa etária entre 14 e 17 anos, praticantes de futsal em equipes de iniciação esportiva de 03 escolas estaduais de Pernambuco, sendo duas da cidade de Buíque-PE e uma da cidade de Arcoverde-PE. Como instrumento de medida para avaliação utilizou-se o inventário de motivação para a prática esportiva de Gaya e Cardoso (1988) com adaptações onde o questionário direcionado aos alunos/atletas foi composto por 19 perguntas objetivas, para os professores/treinadores e gestores foi composto por 10 perguntas objetivas. Após as considerações dos resultados, foi possível constatar que os alunos/atletas sentem-se motivados na prática do futsal por fatores incluídos à busca de vitórias e preocupações relacionadas à qualidade de vida, os professores/treinadores também desejam a conquista, porém buscam por meio do esporte, a formação de cidadãos críticos. Os gestores também seguem a mesma linha de objetivos, o que demonstra perfeita concordância entre as intenções dos pesquisados, ao mesmo tempo contribuindo para o papel social do esporte escolar

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Publicado
2013-09-08
Como Citar
Cavalcanti, L. A. (2013). Fatores que motivam alunos, professores e gestores na prática e desenvolvimento do futsal escolar. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 5(18). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/189
Seção
Artigos: Edição Especial