O uso de videogames melhora o conhecimento tático declarativo de jovens jogadores de futebol?

  • Felipe Fernandes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thadeu Rodrigues Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Maicon Radtke Porto University Sports College, Porto, Portugal.
  • Eduardo Cardoso Vidigal Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Aline Ribeiro Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Yuri Campos Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Francisco Zacaron Federal University of Ouro preto, Ouro Preto, Brazil.
  • Jeferson Vianna Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Jefferson Novaes Federal University of Rio de Janeiro, Brazil.
  • Marcelo Matta Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos, Conhecimento Tático Declarativo, Futebol, Jovem Atleta

Resumo

Nosso principal objetivo foi investigar como os videogames influenciaram o conhecimento tático declarativo (CTD) dos jovens jogadores de futebol. Nossa amostra foi composta por 70 jogadores de futebol masculino nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17 do Projeto de Extensão ‘Futebol UFJF’. Para a avaliação do CTD, foi utilizado o teste validado por Mangas (1999), cujo instrumento foi adaptado por Giacomini et al., (2011), considerando-se assim a melhor resposta possível e a hierarquia (da primeira à quarta) entre as demais respostas. Em relação à prática de videogame, foi utilizado um questionário de autorrelato. Embora os resultados não tenham mostrado diferença estatisticamente significativa na relação videogame / CTD, o nível de DTK foi maior em atletas que jogaram videogame em comparação com aqueles que não o fizeram (685 ± 47 versus 637 ± 92, p=0,26). Assim, podemos concluir que embora jogar videogame possa estimular o CTD, ele não tem influência significativa em jovens jogadores de futebol com muita experiência na prática esportiva.

Referências

-Alves, R.; Morais, F. Estudo e Desenvolvimento de Jogos Aplicados ao. ABCM Symposium Series in Mechatronics. Vol. 6. p. 968-976. 2014.

-Anguera, J. A.; et al., Video game training enhances cognitive control in older adults. Nature. Vol. 501. Núm. 7465. p. 97-101. 2013.

-Assis, et al., Efeitos do treino com jogos de videogame na cognição de idosos: revisão sistemática. Scientia Medica. Vol. 25. Núm. 3. 2016.

-Bamidis, P. D.; et al., Gains in cognition through combined cognitive and physical training : the role of training dosage and severity of neurocognitive disorder. Fontiers in Aging Neuroscience. Vol. 7. p. 1-15. 2015.

-Belozo, F. L.; Lizana, C. J. R.; Machado, J. C. The effect of the maintaining the ball possession on the intensity of games. Revista Motriz. Vol. 22. p. 54-61. 2016.

-Bideau, B.; et al., .Using Virtual Reality to Analyze Sports Performance. Feature Article Using. 2010.

-Biemen, T.; et al. The Effect of Blurred Perceptual Training on the Decision Making of Skilled Football Referees. Frontiers in Psychology. Vol. 9. p. 1-10. 2018.

-Bush, M.; et al., Evolution of match performance parameters for various playing positions in the English Premier League. Human Movement Science. Vol. 39. p.1-11. 2015.

-Galatti, L. R.; et al., Pedagogia do Esporte : Tensão na Ciência e o Ensino dos jogos. Revista de Educação Física/UEM. Vol. 25. p. 153-162. 2014.

-Gantois, P.; et al., Effects of mental fatigue on passing decision-making performance in professional football athletes. European Journal of Sport Science. Vol. 0. Núm. 0. p. 1-21. 2019.

-Giacomini, D. S.; et al., O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões different ages. Motricidade. Vol. 7. p.43-53. 2011.

-Greco, P. J. Conhecimento tático-técnico : eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. p.210-212. 2006.

-Gréhaigne, J.; Garganta J.; . Abordagem sistêmica do jogo de futebol : Moda ou necessidade ? Revista Movimento. Vol. 10. Núm. p. 40-50. 2014.

-Hopper, T.; Hopper, T. I. M. Teaching Games for Understanding. Journal of Physical Education, Recreation & Dance. Vol. 73. Núm. 7. p. 44-48. 2013.

-Mangas, C. 1. introdução. 1999.

-Mesquita, I. A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos : ensinar e aprender as habilidades básicas do jogo. Vol. 2. p.67-79. 2002.

-Miles, H. C.; et al., A review of virtual environments for training in ball sports. Computers and Graphics. Vol. 36. Núm. 6. p. 714-726. 2012.

-Mousavi, S. A.; et al., The Effect of Virtual Reality Training on Learning and Kinematics Characteristics of Dart Throwing. Int J School Health. Vol. 6. Núm. 1. 2018.

-Murphy, S. Video Games , Competition and Exercise : A New Opportunity for Sport Psychologists ? The Sport Psychologist. Vol. 23. p.487-503. 2009.

-Neumann, D. L. et al., A systematic review of the application of interactive virtual reality to sport. Virtual Reality. 2017.

-Pallavicini, et al., Video Games for Well-Being : A Systematic Review on the Application of Computer Games for Cognitive and Emotional Training in the Adult Population. Vol. 9. Núm. p. 1-16. 2018.

-Peretz, C.; et al., Computer-Based, Personalized Cognitive Training versus Classical Computer Games: A Randomized Double-Blind Prospective Trial of. Neuro-epidemiology. Vol. 36. p. 91-99. 2011.

-Pizarro, A. P.; et al., The Effects of a Comprehensive Teaching Program on Dribbling and Passing Decision-making and Execution skills of young footballers. Vol. 49. p. 74-83. 2017.

-Price, A.; et al., Learning to Play Football: Lessons on Meta-cognition from Video Game Design. Quest. Vol. 70. Núm. 3. p.321-333. 2018.

-Samuel, R. D.; et al., A decision-making simulator for football referees. Sports Science e Coaching. Vol. 14. Núm. 4. p.480-489. 2019.

-Sarmento, H.; et al., Match analysis in football : a systematic review. Journal of sports sciences. p. 37-41. 2014.

-Silberman, L. Incorporating Video Games. Vol. 78. Núm. 3. p. 18-24. 2007.

-Sobczyk, B. Issues and advances in research methods on video games and cognitive abilities. Frontiers in Physiology. Vol. 6. Núm. 2015.

-Tirp, J.; et al., Virtual realities as optimal learning environments in sport - A transfer study of virtual and real dart throwing. Psychological Test and Assessment Modeling. Vol. 57. Núm. 1. p. 57-69. 2015.

-Toril, P.; et al., Video Game Training Enhances Cognition of Older Adults : A Meta-Analytic Study. Psychology and Aging. Vol. 29. Núm. 3. p. 706-716. 2014.

-Wegener, R.; Bader, F.; Schmid, U. Video Games can Improve Performance in Sports - An Empirical Study with Wii TM Sports Bowling Video Games can Improve Performance in Sports. An Empirical Study with Wii Sports Bowling. 2009.

Publicado
2021-11-07
Como Citar
Silva, F. F. da, Rodrigues, T., Radtke, M., Vidigal, E. C., Ribeiro, A., Campos, Y., Zacaron, F., Vianna, J., Novaes, J., & Matta, M. (2021). O uso de videogames melhora o conhecimento tático declarativo de jovens jogadores de futebol?. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 13(53), 367-374. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1134
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original