A influência do goleiro linha no resultado do jogo de futsal

  • Newton Ribeiro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho Futebol e Futsal as ciências do esporte e Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futsal, Interferência do resultado no futsal, Goleiro-linha, Sistema de jogo

Resumo

Objetivo: Esta obra tem a finalidade de responder se existe de fato a influencia do goleiro linha no resultado de uma partida de futsal, se interfere ou não no resultado final do jogo. Revisão de literatura: Pelo fato de que são poucos materiais encontrados a respeitos deste tema, e também por tais regras serem modificadas freqüentemente, não encontramos muitas referencias que tratassem do assunto goleiro –linha. Grande parte do material foi encontrada em periódicos em sites na internet. Materiais e métodos: Partimos para uma analise de jogos, criando uma tabela de anotações que quantificariam as participações do goleiro-linha e sua efetividade nas ações de jogo e progressão de sua equipe. Resultados: Nos jogos observados notamos a participação direta dos goleiros no decorrer da partida, no entanto foram em momentos específicos de jogo, ex: manutenção de posse de bola ou em bolas de segurança. Discussão: A ação do goleiro-linha interferiu nas partidas, no resultado do jogo, as equipes que utilizaram este sistema de jogo em momentos que necessitaram de um resultado melhor no jogo, a efetuaram, e atingiram o objetivo que era o de vencer ou ao menos empatar a partida. Com exceção da equipe de CBA (Carlos Barbosa), que jogando contra a boa equipe de Jaraguá, bem treinada a sofrer infiltrações das equipes adversárias que atuassem com o goleiro-linha, não atingiu o efeito esperado, portanto não obtendo sucesso.

Referências

-Fonseca, G. M. Futsal –Treinamento para Goleiros. 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

-Garlet, F.P. O Goleiro como quinto jogador Ofensivo no Futsal. http://www.ferretifutsal.com/publica.Artigos/32550898.html acessado em 10/09/2011.

-Lopes, A. O que mudou nas regras do futsal nos últimos 20 anos? http//www.mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_28707shtmlacessado em 25/08/2011.

-Melo, T.D.S.; Navarro, A.C. As mudanças nas regras do futsal nos últimos vinte anos que interferem na ação do goleiro. In Navarro, A.C.; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte. p. 103-109. 2008.

-Navarro, A.C.; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte. 2008.

-Santana, W.C. A Estratégia do goleiro –linha. http://www.pedagogiadofutsal .com.br/texto_055.asp acessado em 26/08/2011.

-Santana, W.C. As regras do futsal e algumas implicações técnicas. http://www.pedagogiadofutsal.com.br/texto_018.asp acessado em 30/08/2011.

-Simões, C.H. Jogando contra o goleiro linha: como reverter essa desvantagem numérica. http://www.treinandogoleiros.com.br/texto.php?cond=117acessado em 07/09/2011.

Publicado
2012-02-11
Como Citar
Ribeiro, N. (2012). A influência do goleiro linha no resultado do jogo de futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(9). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/96
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original