Futebol para pessoas com baixa visão: o desenvolvimento do Futebol B2/B3 no Brasil

  • Rafael Estevam Reis Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Curitiba-PR, Brasil.
  • Alessandro Macedo Clube de Futebol Adaptado, Campo Largo, Paraná, Brasil.
  • Paulo Moreira Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Curitiba-PR, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Paradesporto, Baixa visão

Resumo

O futebol de baixa visão é praticado por pessoas que apresentam uma deficiência visual. Eles apresentam uma acuidade visual que varia entre 3/60 e 6/18 no olho com melhor capacidade e com utilização da correção oftalmológica. A modalidade também é conhecida como Futebol B2/B3 pois à classe que se enquadram dentro do esporte para deficientes visuais. O objetivo deste estudo é o de analisar o futebol de baixa visão no Brasil, para isso foram realizadas análises documentais como artigos cientí­ficos, livros, leis, diretrizes, regras oficiais e resultados de competições, como súmulas, nos focamos nos sí­tios eletrônicos das entidades administrativas das modalidades paradesportivas analisadas não participa de uma copa do mundo desde 2007. Dessa forma, a modalidade, por não fazer parte dos Jogos Paralí­mpicos, não recebe o financiamento necessário para o desenvolvimento do esporte no Brasil, precisando de uma maior atenção da organização que administra a modalidade e do poder público.

Referências

-CBDV. Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Visuais. Disponível em: <http://www.cbdv.org.br>. Acesso em: 13/08/2019.

-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2008.

-OMS. State of the world’s sight. Vision 2020. the right sight. 2015.

-Reis, R. E.; Mezzadri, F. M. Futebol para pessoas com deficiência e suas adaptações no país do Futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 35. p. 361-368. 2017.

-Reis, R. E. Políticas Públicas para o esporte paralímpico brasileiro. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2014.

-Souza, R. P.; Campos, L. F. C. C.; Gorla, J. I. Futebol de 5: fundamentos e diretrizes. São Paulo. Editora Atheneu. 2014.

-IBSA. International Blind Sport Association. Disponível em: <http://www.ibsasport.org>. Acesso em: 10/08/2019.

Publicado
2020-09-07
Como Citar
Reis, R. E., Macedo, A., & Moreira, P. (2020). Futebol para pessoas com baixa visão: o desenvolvimento do Futebol B2/B3 no Brasil. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(48), 317-322. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/944
Seção
Artigos Científicos - Revisão