Avaliação da influência do tempo de prática do Futebol sobre o desempenho motor de crianças

  • Raul Cosme Ramos Prado Grupo de Estudos em Psicofisiologia do Exercí­cio (GEPsE), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil; Faculdade do Clube Náutico Mogiano, Mogi das Cruzes-SP, Brasil.
  • Rodrigo Silveira Grupo de Estudos em Psicofisiologia do Exercí­cio (GEPsE), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil.
  • Rodrigo Augusto Faculdade do Clube Náutico Mogiano, Mogi das Cruzes-SP, Brasil.
  • Ricardo Yukio Asano Grupo de Estudos em Psicofisiologia do Exercí­cio (GEPsE), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil.
  • Josiene de Lima Mascarenhas Faculdade do Clube Náutico Mogiano, Mogi das Cruzes-SP, Brasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, Desempenho motor, Futebol, Crianças

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo investigar se o tempo de prática de futebol pode influenciar no desempenho motor em crianças. Para tanto, avaliou a coordenação motora de crianças que treinam o futebol e comparou se o ní­vel da coordenação motora de crianças que praticam futebol até seis meses é menor do que praticam há mais que seis meses, e ainda se os sujeitos mais velhos possuem maior desenvolvimento coordenativo. Participaram 40 meninos com faixa etária entre 07 a 10 anos, matriculados em uma escola de futebol na cidade de Mogi das Cruzes. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: G1 - grupo iniciantes - sujeitos com no máximo 6 meses de experiência com o futebol; G2 - grupo experientes - sujeitos com no má­nimo 6 meses e no míximo 1 ano de experiência. Para avaliação dos dados foi usado o teste KTK (Körper koordination test für Kinder) desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974) que avalia a coordenação corporal de crianças. Concluiu-se que o futebol influencia na evolução gradual do reportório motor em pessoas que o praticam e que somando a prática desse esporte juntamente com a maturação do indiví­duo essa evolução pode ser mais acentuada.

Biografia do Autor

Rodrigo Silveira, Grupo de Estudos em Psicofisiologia do Exercí­cio (GEPsE), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil.

Faculdade do Clube Náutico Mogiano, Mogi das Cruzes-SP, Brasil.

Referências

-Bortoni, W.L.; Bojikian, L.P. Crescimento e aptidão física em escolares do sexo masculino, participantes de programa de iniciação esportiva. Brazilian Journal of Biomotricity. Vol. 1. 2007.

-Braga, F. Desenvolvimento de Força em Crianças e Jovens nas aulas de Educação Física. 2007. Disponível em:

<http://hdl.handle.net/10183/12164> Acessado em: 10/10/2015.

-Braz, T. V.; Arruda, M. Diagnóstico do Desempenho Motor em Crianças e Adolescentes Praticantes de Futebol.

Movimento & Percepção. Espírito Santo do Pinhal-SP. Vol. 9. Núm. 13. 2008.

-Filgueira, F. M. Futebol - uma visão da iniciação esportiva. Ribeirão Preto-SP. Ribergráfica. 2004.

-Fonseca, F. R.; Beltrame, T. S.; Tkac, C. M. Relação entre o nível de desenvolvimento motor e variáveis do contexto de desenvolvimento de crianças. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 19. Núm. 2. p. 183-194. 2008.

-Freire, J. B. Pedagogia do Futebol. Campinas-SP: Autores Associados. 2003.

-Gallahue, D.L.; Ozmuz, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e Adolescentes e Adultos. São Paulo. Phorte. 2001.

-Gallahue, D. L.; Ozmun, J.; Goodway, J. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. 7ªedição. Artmed. 2012.

-Gomes, C. E. D. A Importância do Esporte como Fator Educativo na Escolinha de Futsal do DEF: Relato de Experiência. UEPB. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. 2014.

-Kiphard, E. J.; Schilling, V. F. Köperkoordinations-test für kinder: KTK. Beltz Test Gmbh. Weinhein. 1974.

-Kiphard, E.J. Insuficiencias del movimiento y de coordenacíon en edad de 1ª escuela primaria. Buenos Aires. 1976 p. 28.

-Lima, M. A. As origens do futebol na Inglaterra e no Brasil. Site NetHistória. Brasília. Agosto. 2004. Sessão Ensaios. Disponível em: <http://www.nethistoria.com.br/secao/ensaios/450/as_origens_do_futebol_na_inglaterra_e_no_brasil/capitulo/2/ >. Acesso em: 31/10/2014.

-Magill, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5 edição. Edgard Blucher. 2000.

-Marcondes, E. Crescimento normal e deficiente. 3ª edição. Savier Editora de livros médicos. 1989.

-Marques, I.; Catenassi, F.Z. Restrições da Tarefa e Padrões Fundamentais de Movimento: Uma Comparação Entre o Chutar e o Arremessar. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 16. Núm. 2. p. 155-162. 2005.

-Mattos, M.G.; Neira, M.G. Educação física infantil: Construindo o Movimento na Escola. 7ª edição. Phorte. 2008.

-Junior, J. R. A. N.; Gaion, P. A.; Vieira, L. F. Análise das habilidades motoras fundamentais de crianças praticantes de futebol em função do tempo de prática. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Año 15. Núm. 148.

-Poli, G.; Carmona, L. Almanaque do Futebol. Comitê Olímpico Brasileiro e Casa da Palavra. 2006.

-Rochael, L. Distúrbios de aprendizagem. 12 abr. 2009. Disponível em: <http://psicologiaeeducacao.wordpress.com/2009/04/12/disturbios-de-aprendizagem- 2/>. Acesso em 10/08/2015.

-Silva. A. X. História do Futebol no Brasil: Uma Análise a partir do Materialismo Histórico Dialético. TCC em Licenciatura em Educação Física. Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2011.

-Soares, A. S.; Almeida, M. C. R. Nível maturacional dos padrões motores básicos do chutar e impulsão vertical em crianças de 7/8 anos. Movimentum. Vol. 1. Núm. 1. p. 1-15. 2006.

-Souza, M. C.; Berleze, A.; Valentini, N. C. Efeitos de um programa de educação pelo esporte no domínio das habilidades motoras fundamentais e especializadas: ênfase na dança. Revista da Educação Física/UEM

Maringá. Vol. 19. Núm. 4. p. 509-519. 2008.

-Vecchi, R.L.; Nista-Piccolo, V. L. Ensinar para compreensão: Fundamentação teórica para a educação física escolar. Revista Bras. Ci e Movimento. Vol. 18. Núm. 4. p. 62-72. 2010.

-Witter, J. S. Futebol um fenômeno universal do século XX. Revista USP. São Paulo. Vol. 58. p. 161-168. 2003.

Publicado
2020-08-26
Como Citar
Prado, R. C. R., Silveira, R., Augusto, R., Asano, R. Y., & Mascarenhas, J. de L. (2020). Avaliação da influência do tempo de prática do Futebol sobre o desempenho motor de crianças. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(47), 39-45. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/872
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original