Grêmio e Internacional e a integração com a história, cultura e os hábitos gaúchos: a identidade com base no contraste ao sentimento de brasilidade

  • Ancilla Dall'Onder Zat Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Bento Gonçalves-RS, Brasil.
  • Viní­cius Triches Escola São Pelegrino (ESP), Carlos Barbosa-RS, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Esporte, Clube, Território

Resumo

Considerado o esporte mais popular do Brasil e do planeta, o futebol tem despertado cada vez mais interesse no meio acadêmico. Com base nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo fundamental verificar as formas que se deu a integração do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional com os elementos históricos e culturais dos habitantes do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como "pano de fundo" a percepção de que a formação desta identidade se deu, de forma eventual, com base em uma identidade que levava em consideração um contraste ao sentimento de brasilidade. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória e bibliográfica. Percebeu-se que a representatividade clubí­stica de Grêmio e Internacional e as questões associadas a dicotomia "Gre-Nal" acabaram sendo elementos que ajudaram a consolidar a relação íntima dos gaúchos com estes clubes, sendo essa transpassada algumas vezes para áreas externas ao futebol, como o ambiente polí­tico do próprio Estado, por exemplo. Verificou-se também que a própria dicotomia entre Grêmio e Internacional acabou por ser deixada de lado momentaneamente em algumas situações históricas, dado a necessidade de confrontar-se em uma situação que envolvia um causa considerada "gaúcha".

Referências

-Cardia, R. C. “Jean Marie, o Brasil vai até o Chuíâ€: futebol e identidade “gaúcha†nas páginas da Folha Esportiva (1967-1972). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de História. TCC de Bacharel em História. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2009.

-Coimbra, D.; e colaboradores. A história dos grenais. Porto Alegre. L&PM. 2009.

-Damo, A. S. Para o que der e vier: o pertencimento clubístico no futebol brasileiro a partir do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Dissertação de Mestrado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 1998.

-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2014.

-Guazzelli, C. A. B. 500 anos de Brasil, 100 anos de futebol gaúcho: construção da Província de chuteiras. Anos 90. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Núm. 11. p. 21-50. 1999.

-Murad, M. A violência no futebol. São Paulo: Saraiva. 2012. (Coleção para entender).

-Pluri Consultoria. Quais são as torcidas mais fanáticas do país? Pluri Especial. 16/10/2013. Disponível em:

< http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/pluri%20ESPECIAL%20-%20torcidas%20mais%20fanaticas.pdf> Acesso em: 17/11/2017.

-Revista inglesa coloca Gre-Nal entre os dez maiores clássicos do mundo. GloboEsporte.com. Rio Grande do Sul, Esportes, Futebol. 11 nov. 2014. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/11/revista-inglesa-coloca-gre-nal-entre-os-dez-maiores-classicos-do-mundo.html> Acesso em: 17/11/2017.

Publicado
2020-08-25
Como Citar
Dall’Onder Zat, A., & Triches, V. (2020). Grêmio e Internacional e a integração com a história, cultura e os hábitos gaúchos: a identidade com base no contraste ao sentimento de brasilidade. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(46), 605-610. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/839
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original