Interfaces e dissensões na origem e desenvolvimento do Futebol na América do Sul: o esporte bretão em terras argentinas e brasileiras

  • Ancilla Dall'Onder Zat Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Bento Gonçalves-RS, Brasil.
  • Viní­cius Triches Escola São Pelegrino (ESP), Carlos Barbosa-RS, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Esporte, Território, História

Resumo

Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol é cada vez mais observado em seus elementos principais. É dentro desta perspectiva que o presente estudo teve como objetivo principal perceber as formas que se deram a chegada e o desenvolvimento do futebol no Brasil e na Argentina, buscando assim perceber aspectos similares e diferenciados na consolidação do esporte como paixão nacional. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória e pesquisa bibliográfica. Notou-se que o processo de chegada do esporte aos territórios argentino e brasileiro teve influência das relações nacionais destes paí­ses com elementos ingleses aqui instalados, bem como passou por fases como o "amadorismo marrom" e a posterior profissionalização durante os mesmos perí­odos. Entretanto, é importante perceber que, apesar da importância que os clubes e seleções destes paí­ses alcançaram no cenário internacional, este processo foi diferenciado nos dois paí­ses. De qualquer forma, a visualização dos aspectos históricos que consolidaram este fenômeno sociológico, acabou por se tornarem luzes neste processo do entendimento necessário dos dias atuais.

Referências

-Beloni, P. Dia do Futebol no Brasil: conheça as origens do esporte masculino e feminino. Batanga. Disponível em:

http://www.batanga.com.br/1042/dia-dofutebol-no-brasil-conheca-as-origens-doesporte-masculino-e-feminino Acesso em: 03/12/2015.

-Campomar, A. Golazo!: de los astecas a la copa del mundo: la historia completa del fútbol en América Latina. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Deldragón. 2014.

-Carvalho, A. I.; Marchi, F. L. Futebol: história e bastidores de uma paixão nacional. Goiânia. Vieira. 2006.

-Dienstmann, C.; Denardin, P. E. Um século de futebol no Brasil: do Sport Club Rio Grande ao Clube dos Treze. Porto Alegre. APLUB. 1999.

-Frydenberg, J. Historia social del fútbol: del amateurismo a la profesionalización. 1. ed. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011.

-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2014.

-Marmol, F. Buenos Aires antiguo / Old Buenos Aires: Fútbol 1900-1940. Buenos Aires. Ediciones del Viajero. 2008.

-Melo, V. A. Futebol: que história é essa?! In: Carrano, P. C. R. (org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro. DP&A. 2000.

-Murad, M. A violência no futebol. São Paulo. Saraiva. 2012. (Coleção para entender).

-Nogueira, C. J. G. Educação Física na sala de aula. Sprint. Rio de Janeiro. 1995.

-Rossi, J.; Mendes Junior, L. Guia politicamente incorreto do futebol. São Paulo. LeYA. 2014.

Publicado
2020-08-25
Como Citar
Zat, A. D., & Triches, V. (2020). Interfaces e dissensões na origem e desenvolvimento do Futebol na América do Sul: o esporte bretão em terras argentinas e brasileiras. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(46), 587-596. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/837
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original