Formação de jogadores de Futebol no Brasil: uma comparação entre clubes tradicionais e clubes empresas

  • Artur Lemuel Jung Berg Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), Marí­lia-SP, Brasil.
  • Daniel Pereira Coqueiro Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), Marí­lia-SP, Brasil.
  • Paulo Luciano Sganzella Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), Marí­lia-SP, Brasil.
Palavras-chave: Atletas, Clubes esportivos, Futebol, Gestão

Resumo

O futebol de alto rendimento vem se tornando cada vez mais rentável, portanto, observa-se cada vez mais uma maior valorização direcionada aos atletas que são a base de qualquer esporte. Este estudo compara a forma de gestão mais assertiva na formação de atletas de alto ní­vel, seja clube empresa ou o clube tradicional. No clube tradicional está presente a gestão mais comum do paí­s, onde a equipe é coordenada como uma associação sem fins lucrativos, já o clube empresa é gerido como uma sociedade comercial que possui como principal interesse, o lucro financeiro. Foram analisados o total de 138 atletas brasileiros, com idades entre 15 e 40 anos, que durante o perí­odo de 2017 e 2018 atuaram em algumas das 20 melhores equipes do ranking da International Federation of Football History & Statistics (IFFHS) de 2017, e também foi observado o clube em que cada atleta foi formado, verificando assim  a forma de gestão deste clube. Os resultados indicam duas informações relevantes: 1) a centralização vivida atualmente pelo futebol de alto rendimento no Brasil, sendo que dos vinte clubes da primeira divisão do campeonato Brasileiro de 2018, 18 são de capitais; 2) foi indicado também uma disparidade entre as duas formas de gestão, já que de todos os atletas pesquisados, 123 se formaram em clubes tradicionais e 15 atletas em clubes empresas. Observamos que a gestão tradicional é a mais assertiva na formação de atletas de alto ní­vel, no entanto é de suma importância considerar que há um número muito maior de equipes com uma gestão tradicional do que com a gestão empresarial.

Biografia do Autor

Daniel Pereira Coqueiro, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), Marí­lia-SP, Brasil.

Professor no departamento de Educação Fí­sica da FAIP resposável pelas disciplinas de FUTSAL, FUTEBOL, FISIOLOGIA DO EXERCÃCIO, TREINAMENTO DESPORTIVO e AVALIAÇÃO FÍSICA.

Paulo Luciano Sganzella, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP), Marí­lia-SP, Brasil.

Coordenador do Curso de Educação Fí­sica

Referências

-Agresta, M.C.; e colaboradores. Causas e consequências físicas e emocionais do término da carreira esportiva. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 14. Núm. 6. 2008. p. 504-508.

-Balzano, O.N.; Morais, J.S. A formação do jogador de futebol e a sua relação com a escola. Revista Digital EFDeportes.com. Ano 17. Núm. 172. 2012. p. 1.

-Brasil. Decreto de Lei n. 8.672, de 6 de jul. de 1993. Lei Zico, Brasília-DF.

-Brasil. Decreto de Lei n. 9.615, de 24 de mar. de 1998. Lei Pelé, Brasília-DF.

-Carvalho, W.G. Marketing Esportivo: Estudo de caso Red Bull Brasil. Monografia de Especialização Digital. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2015.

-Favero, P.M. Os donos do campo e os donos da bola: alguns aspectos da globalização do futebol. Dissertação de

Mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2010.

-Federação Paulista de Futebol. Boletim Financeiro das partidas. São Paulo. SP. 2018.

-Fernandes, L.F. A gestão de clubes de futebol como clube empresa: estratégias de negócio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2000.

-Guariglia, A. Do Audax para a MLS! Brasileiro relata sua vida de dirigente nos EUA. Terra. 2017.

-Júnior, A. J. Especial Esporte e gestão: Clube Esportivos. Revista GV-Executivo. Vol. 6. Núm. 3. 2007. p. 54-58.

-Marques, J.C.; e colaboradores. Os clubes-empresa da segunda divisão do campeonato paulista de futebol 2008 e as relações com seus grupos de interesse. Revista Conhecimento Online. Vol. 1. Núm. 1. 2009. p. 105-119.

-Paoli, P.B. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos. Dissertação de Mestrado. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. 2007.

-Peres, L.; Lovisolo, H. Formação esportiva: teoria e visões do atleta de elite no Brasil. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 17. Núm. 2. 2006. p. 211-218.

-Silva, J.A.; Carvalho, F.A. Evidenciação e desempenho em organizações desportivas: um estudo empírico sobre clubes de futebol. Revista de Contabilidade e Organizações. Vol. 3. Núm. 6. 2009. p. 96-116.

-Souto, J.J. Gestão pela qualidade total nas organizações desportivas: estudo de caso em centro de formação de atletas para o futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. 2012.

-Toledo, M. Times tradicionais de SP desistem até da 4ª Divisão. Jornal Folha de São Paulo. 2015.

Publicado
2020-08-25
Como Citar
Jung Berg, A. L., Coqueiro, D. P., & Sganzella, P. L. (2020). Formação de jogadores de Futebol no Brasil: uma comparação entre clubes tradicionais e clubes empresas. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(46), 555-563. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/778
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original