Incidência local de finalizações e Gols efetivados em um campeonato de Futsal feminino

  • Bruno Luiz Galvão de Miranda Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Diogo Matheus Barros da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Ester Da Silva Caldas Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil
  • Ezequias Rodrigues Pestana Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil
  • Marlon Lemos De Araújo Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil
Palavras-chave: Feminino, Efetividade, Scout

Resumo

O Futsal apresenta um desenvolvimento notável em seu número de espectadores e praticantes, assim como em seus altos ní­veis de desempenho esportivo. O objetivo do presente estudo foi identificar e quantificar a incidência local de finalizações e gols efetivados em um campeonato de futsal feminino por meio de um sistema analí­tico de desempenho. Trata-se de uma pesquisa de natureza observacional, de abordagem analí­tica e delineamento transversal, composto pela filmagem de oito jogos de um campeonato local para equipes femininas, da categoria adulta em São Luí­s-MA. Utilizando um scout adaptado, divido em dez setores, foram coletadas as finalizações defendidas, interceptadas/bloqueadas, para fora, na trave e gols efetivados. A efetividade dos jogos mostrou-se relativa, portanto, a mesma deve ser considerada pelo ní­vel das equipes e não apenas da competição. Em todos os setores (próximos e longe da meta adversária) ocorreram finalizações. No setor frontal a meta foi efetuada o maior número de gols. Os setores centrais da quadra apresentam os maiores í­ndices de efetividade. Portanto os quadrantes mais próximos da meta adversária apresentaram os maiores números de finalizações e gols efetivado, logo, a modificação dos sistemas defensivos dessas regiões se faz necessário para evitar possí­veis resultados negativos para as equipes. Em relação ao sistema analí­tico de desempenho o scout mostrou-se útil para análises de diversos fundamentos da modalidade, entre eles as finalizações e os gols efetivos.

Biografia do Autor

Bruno Luiz Galvão de Miranda, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo, Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica.

Faculdade Estácio de São Luí­s,Brasil.

Diogo Matheus Barros da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Especialista em Treinamento Esportivo, Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Pós-graduação em andamentoTreinamento Especializado e Funcional para Corrida, Faculdade Unyleya, Brasil.

Pós-graduação em andamento em Ensino a Distância, Gestão e Tutoria, Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica, Faculdade Estácio de São Luí­s, Brasil.

Ester Da Silva Caldas, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo, Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em andamento em Educação Fí­sica - Ênfase em Educação Fí­sica e Saúde, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica, Faculdade Estácio de São Luí­s, Brasil.

Ezequias Rodrigues Pestana, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil

Doutorado em andamento em BIOTECNOLOGIA - RENORBIO, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil. 

Mestrado em Saúde do adulto e da criança, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.  Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.  Especialização em FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DA LOCOMOÇÃO, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.  Graduação em Educação Fí­sica, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil. 
Marlon Lemos De Araújo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil

Doutorado em andamento em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Mestrado em Saúde Materno-infantil, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Especialização em Engenharia Corporal, Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Referências

-Bolsonaro, J. R. Análise das finalizações na fase final da liga futsal 2012. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Suplementar 1.São Paulo. Vol. 7. Num. 24. p. 148-152. 2013. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/276>

-Cunha, S. A.; Binotto, M. R.; Barros, R. M. L. Análise da variabilidade na medição de posicionamento tático no futebol. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 15. Num. 2. p. 111-116. 2001.

-D ́Ávila, R. C.; Greco, P. J.; Matias, C. J. A. S.; Júnior, T. F. O. Modelos de avaliação do comportamento técnico-tático do goleiro de handebol. In: Caderno do Goleiro de Handebol. Greco, P.J. (org) Belo Horizonte. UFMG. cap. 22. p. 236-254. 2002.

-Dias, R.; Santana, W. C. Tempo de incidência dos gols em equipes de diferentes níveis competitivos na Copa do Mundo de futsal. Lecturas Educación Física y Deportes. Buenos Aires. Vol. 101. p. 1-6. 2006.

-Garganta J. O treino da táctica e da técnica nos jogos desportivos à luz do compromisso cognição ação. In Barbanti, V.; Bento, J.; Marques, A.; Amadio, A. Esporte e atividade física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo. Manole. p. 281, 2002.

-Garganta, J.; Amaral, R. A modelação do jogo em futsal. Analise sequencial do 1X1 no processo ofensivo. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto. Porto. Vol. 5. Num. 3. p. 298-310. 2005.

-Irokawa, G. N. F. Caracterização das finalizações do jogo de Futsal: um estudo sobre a Copa do Mundo de Futsal FIFA 2008. Monografia. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física. 2009.

-Kunze, A.; Schlosser, M. W.; Brancher, E. A. Relação entre o setor da quadra e a incidência de finalizações no futsal masculino adulto. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Num. 30. p. 235-241.Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/418>

-Léo, L. A. C. Estudo descritivo do nível técnico e tático do goleiro de futsal na copa do mundo de 2008. TCC de Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2010.

-Marchiori, C. L. Análise do chute ofensivo nos jogos universitários gaúchos de futsal 2011. TCC de Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2011.

-Neto, C. P. F. Análise do scout em partidas de futebol: fundamentos técnicos individuais da equipe profissional de futebol do Cruzeiro esporte clube no primeiro turno do campeonato brasileiro de 2010. Monografia de graduação. Escola de Educação Física. Belo Horizonte-MG. Universidade Federal de Minas Gerais. 2010.

-Nobre, F. M. P.; Saraiva, M. C. S.; Breyner. R. Acompanhamento dos índices de desempenho técnico-colectivo do Juazeiro Basketball Clube: A importância do scouting de jogo na análise da performance esportiva. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica João Pessoa-PB. 2007.

-Santos, M. A. B.; Navarro, A. C. Análise dos gols da Copa do Mundo de Futsal FIFA 2008. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num. 4. p. 33-37. 2010. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/39/39>

-Santana, W. C.; Laudari, B. A.; Istchuk, L. L.; Arruda, F. M. Análise dos gols em jogos de futsal feminino de alto rendimento. R. bras. Ci. e Mov. Vol. 21. Num. 4. p. 157-165. 2013.

-Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

Publicado
2019-02-05
Como Citar
de Miranda, B. L. G., da Silva, D. M. B., Caldas, E. D. S., Pestana, E. R., & De Araújo, M. L. (2019). Incidência local de finalizações e Gols efetivados em um campeonato de Futsal feminino. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(42), 77-81. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/718
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##