Mulheres no mundo do Futebol: representações

  • Djalma Oliveira de Souza Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Goiânia-GO, Brasil
  • Maria do Espirito Santo Rosa Cavalcante Ribeiro Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Goiânia-GO, Brasil
Palavras-chave: Futebol, Mulheres, Historiografia, Preconceito, Representação

Resumo

O artigo propõe a análise historiográfica de obras que contam a história do futebol brasileiro e que meticulosamente relegam, ao longo dos anos, a participação das mulheres dentro e fora de campo. A intenção é trazer à discussão a forma como as mulheres são representadas em varias escrituras: livros, revistas, periódicos, artigos e literatura em geral que tratam do esporte bretão. Atualmente, e quase que unanimemente, as narrativas que conceituam o brasileiro através do futebol, além de apresentarem praticamente sempre a mesma história - Charles Miller e sua volta ao Brasil vindo da Inglaterra - É  reforçam a ideia de que o futebol tem dono e este dono é o homem; normalmente elas retratam um ambiente cercado de preconceito e exclusão social, que com o passar dos anos tornou-se um portal de explicação do "caráter" do brasileiro. Nesse mesmo caminho de explicação em que o futebol "explica tudo", percebe-se uma total exclusão das mulheres quando o assunto é construir uma narrativa do estado-nação através do futebol. Por meio dessa percepção, o artigo pontua algumas demandas históricas contemporâneas: como entender a democracia, a equidade de gênero, a integração social e a nação brasileira deixando as mulheres de fora?

Biografia do Autor

Djalma Oliveira de Souza, Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Goiânia-GO, Brasil

FORMADO EM HISTÓRIA UFG

MESTRANDO EM HISTÓRIA PUC GO

PÓS GRADUADO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Referências

-Antunes, F. Futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues. São Paulo. Editora UNESP. 2004.

-Chartier, R. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Rio de Janeiro. Bertrand. 1990.

-Ferreira, R. L. História do futebol de cajazeiras. Gráfica e editora Real. 2015.

-Franco Jr., H. A Dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo. Cia das Letras. 2007.

-Howell, C.; Leeworthy, D. Borderlands.In Pope, S. W; Nauright, J. (eds.). Routledge companion to sports history. New York. Routledge. 2009.

-Hollanda, B.B.B.O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego / Bernardo Borges Buarque de Hollanda. Dissertação de Mestrado em História. Rio de Janeiro, PUC. 2003.

-Leal, F. Goiás: sob o manto verde do cerrado. Goiânia. Kelps. 2014.

-Mazzoni, T.H. História do Futebol no Brasil. São Paulo: Leia, 1950, p.28.

- Witter, J. S. Breve História do Futebol Brasileiro. São Paulo: FTD. 1996.

-Pereira, L.A.M. 1968 Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro-1902-1938. Rio de Janeiro. Nova Fronteira.2000.

-Provenzano, B.A participação das mulheres no radio jornalismo esportivo no Rio Grande do Sul. Novo Hamburgo. Centro Universitário Feevale.2009.

-Rodrigues, M.F. O criador de multidões. In: Maron Filho, O.; Ferreira, R. (Orgs.). Fla-Flu... e as multidões despertaram. Rio de Janeiro: Europa.1987.

-Rodrigues, N. Flor de obsessão: as 1.000 melhores frases de Nelson Rodrigues. São Paulo. Companhia das Letras. 1997.

-Salvini, L.; Marchi Junior, W. Notoriedade mundial e visibilidade local: o futebol feminino na revista placar na década de 1990.In: Revista Discente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPR. Vol. 1. Num. 1. 2013.

-Valporto, O. Atleta, substantivo feminino: as mulheres brasileiras nos jogos olímpicos. Rio de Janeiro. Casa da Palavra. 2006.

Publicado
2019-01-20
Como Citar
de Souza, D. O., & Ribeiro, M. do E. S. R. C. (2019). Mulheres no mundo do Futebol: representações. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(41), 763-773. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/689
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original