Aptidão fí­sica de atletas da escolinha de Futebol em uma cidade do Centro Oeste de Minas Gerais

  • Graziele Souza Pinto e Santos Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), Formiga-MG, Brasil
  • José Carlos Leal Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), Formiga-MG, Brasil
Palavras-chave: Aptidão física, Criança, Futebol

Resumo

Introdução: A avaliação física é um importante processo no treinamento esportivo ou na prescrição de exercícios físicos para saúde. Por meio da avaliação, é possível identificar as valências necessárias de cada atleta, inclusive no futebol de campo, a intensidade e frequência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento individual. Objetivo Geral: avaliar a aptidão física de atletas do sexo masculino, de Escolinhas de Futebol, entre 7 e 15 anos. Metodologia: Foram 40 participantes do sexo masculino de uma scolinha de Futebol, entre 07 e 15 anos. Foi enviado para os pais o termo de assentimento e para os atletas o termo de consentimento, para participar da pesquisa, descrito no mesmo os critérios de inclusão e exclusão. O estudo foi quantitativo, observacional e transversal. arovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Humanos (CEPH) do Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG. Foi aplicado os testes de IMC (Índice de Massa Corporal), flexibilidade, velocidade 20 metros, alto horizontal, arremesso de medicine ball, abdominal e agilidade do quadrado. Resultados: Foram observadas correlações estatisticamente significativas entre o Tempo de prática e o teste de Salto Horizontal (r -0,40 p 0,01), e o teste de velocidade de 20 metros (r -0,43 p 0,00),entre a idade e o teste de salto horizontal (r -0,50 p 0,00), e o teste de Arremesso de Medicine Ball (r 0,32 p 0,04), também entre a idade e o teste de Agilidade do Quadrado (r -0,34 p 0,02), a idade e o tempo obtido no teste de velocidade de 20 metros (r -0,80 p 0,00), nos demais testes também teve correlações significativas. Conclusão: Portanto, nota-se que há uma relação direta entre o desempenho entre a maioria dos testes de aptidão física, sobretudo os que envolve força/potência de membros inferiores. Já o tempo de prática no futebol parece ter pouca relação com o desempenho nos testes.

Biografia do Autor

Graziele Souza Pinto e Santos, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), Formiga-MG, Brasil

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

José Carlos Leal, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), Formiga-MG, Brasil

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA E CINESIOLOGIA DO EXERCÍCIO

MESTRADO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE

ALUNO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROFESSOR DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO UNIFOR-MG

Referências

-Alexandre, J.M.; Reis, M. S.; Capristano, R.; Montoro, A.P.P.N.; Silva, R.C.; Beltrame, T.S. Avaliação do desempenho de escolares em testes de aptidão física. Saúde Santa Maria. Vol. 41. Núm. 2. 2015. p. 161-168.

-Andreasi, V.; Michelin, E.; Rinaldi, A. E. M.; Burini, R. C. Aptidão física associada às medidas antropométricas de escolares do ensino fundamental. Jornal de Pediatria. Núm. 86. 2010.

-Araújo, D. S. M. S.; Araújo, C. G. S. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 6. Núm. 5. p. 194-203. 2000.

-Arruda, M.; Goulart L.F.; Oliveira, P.R.; Puggina, E.F.; Toledo, N. Futebol: Uma nova abordagem de preparação física e sua influência na dinâmica da alteração dos índices de força rápida e resistência de força em um macrociclo. Treinamento Desportivo. Vol. 4. Núm. 1. p. 23-28. 1999.

-Dobrowoski, M.; Duarte, M.A.; Marques, P.A.M.; Voser, R. C. A maturação biológica, aptidão física e crescimento: estudo de jovens escolares, praticantes de futsal do sexo masculino com idades entre 11 e 15 anos. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício. São Paulo. Vol. 12. Núm. 72. p. 247-255. 2018.

-Dumith, S. C.; Azevedo, J.; Renato, M.; Rombaldi, A. J. Aptidão física relacionada à saúde de alunos do ensino fundamental do município de Rio Grande, RS. Brasil. Rev Bras Med Esporte. Vol. 14. Núm. 5. p. 454-459. 2008.

-Fernandes, P. M. Estudo do Desempenho Motor de Escolares de 9 e 10 anos de idade em Ambientes Diferenciados. TCC de Graduação em Educação Física. Universidade Estadual de Maringá-UEM. Maringá. 2009.

-Ocampos, E.; Nunez, P.R.M.; Cesar, D.J. Nível de aptidão física de adolescentes iniciantes e expert da modalidade de futebol. Jounal of Amazon Health Science. Vol. 2. Núm. 2. 2015.

-Seabra, A.; Maia, J.A.; Garganta, R. Crescimento, maturação, aptidão física, força explosiva e habilidades motoras especificas. Estudo em jovens futebolistas e não futebolista do sexo masculino. Revista Portuguesa de Ciências do Esporte. Vol. 1. Núm. 2. p. 22-35. 2001.

-Silva, J. F.; Guglielmo, L.G.A.; Dittrich, N.; Floriano, L.T.; Arins, F.B. Aptidão aeróbia e capacidade de sprints repetidos no futebol: comparação entre as posições. Motriz. Rio Claro. Vol. 15. Núm. 4. p. 861-870. 2009.

-Silva, P. R. S.; Romano, A.; Junior, P.Y.; Battistella, L.R. Efeito do treinamento físico específicos na resposta cardiorrespiratória e metabólicas em repouso e no máximo em jogadores de futebol profissional. Revista

Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 3. Núm. 4. 1997.

-Vilar, R.; Danadai, B.S. Efeitos da idade na aptidão física em meninos praticantes de futebol de 9 a 15 anos. Matriz. Vol. 7. Núm. 2. p. 93-98. 2001.

Publicado
2020-04-19
Como Citar
Santos, G. S. P. e, & Leal, J. C. (2020). Aptidão fí­sica de atletas da escolinha de Futebol em uma cidade do Centro Oeste de Minas Gerais. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(45), 439-448. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/681
Seção
Artigos: Edição Especial