Perfil dos treinadores e comissão técnica da 2ª divisão do futebol do Rio Grande do Sul

  • Fábio Bitencourt Leivas Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Bagé-RS, Brasil
  • Marcelo Cozzensa Silva Programa de Pós-graduação em Educação Fí­sica da Escola Superior de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS, Brasil
Palavras-chave: Esportes, Recursos humanos, Capacitação, Organização e administração

Resumo

Introdução e objetivos: O futebol de campo está organizado em sua estrutura, a ní­vel nacional e regional, por divisões. O estudo objetivou descrever o perfil dos treinadores e a composição da comissão técnica dos clubes da 2ª Divisão do Futebol do Rio Grande do Sul. Materiais e métodos: A avaliação do perfil do treinador e composição da comissão técnica foi realizada por meio de um questionário estruturado, pré-testado, com questões fechadas e abertas, sobre dados demográficos, de trabalho, de formação acadêmica e esportiva e resultados expressivos conquistados, além de informações sobre a composição da comissão técnica. Resultados: os treinadores apresentaram média de idade de 46,7 anos, com experiência profissional de 10,4 anos e média de atuação no clube atual de 6,4 meses. Menos de 1/3 dos treinadores eram graduados em educação Fí­sica e 69,2% realizaram algum curso de formação em futebol de campo. Mais de 80% já havia atuado como jogador profissional e 61,5% relataram que tal experiência foi importante para a atuação no cargo que exercem. Em relação à comissão técnica, os cargos de treinador, treinador de goleiro, médico e roupeiro estiveram presentes em todos os clubes (100%), sendo que apenas uma equipe não contou com preparador fí­sico. Os clubes também apresentaram considerável frequência de auxiliares técnicos e fisioterapeutas. Conclusão: O futebol de campo, mesmo com toda sua grandiosidade, ainda carece de estudos que identifiquem sua realidade, em especial a das divisões de acesso e das equipes amadoras.

Referências

-Almeida, L.G.; Oliveira, M.L.; Silva, C.D. Uma análise da vantagem de jogar em casa nas duas divisões principais do futebol brasileiro. Revista Brasileira Educação Física e Esporte. Vol. 25. Num. 1. 2011. p. 49-54.

-Borin, J. P. Avaliação dos efeitos do treinamento no período preparatório em atletas profissionais de futebol. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 33. Num. 1. 2011. p. 219-33.

-Brasil, Lei nº 9696, de 1º de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm> Acesso em 28/01/2014.

-Caetano, S. M.; Rodrigues, F. X. F. Modernização do Futebol Brasileiro e a Transferência Internacional de Jogadores Brasileiros. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro (RJ).2009.

-Carravetta, E. O enigma da preparação física no futebol. Porto Alegre. AGE. 2009.

-Cortela, C.C.; Aburachid, L.M.; Souza, S.P.; Cortela, D.N.R.; Fuentes, J.P.A formação inicial e continuada dos treinadores Paranaenses de tênis. Vol. 11. Num. 2. 2013. p. 60-84.

-Costa, I.T.; Samulski, D.M.; Marques, M.P. Análise do perfil de liderança dos treinadores de futebol do Campeonato Mineiro de 2005. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 14. Num. 3. 2006. p. 55-62.

-Costa, J.P.A. A formação do treinador de futebol. Análise de competências, modelos e necessidade de formação. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa. 2005.

-Costa, V.T. Análise do perfil de liderança atual e ideal de treinadores de futsal de alto rendimento, através da escala de liderança no desporto (ELD). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte. 2003.

-Figueiredo, D. A profissionalização das organizações de futebol: Um estudo de caso sobre a estratégia, estrutura e ambiente dos clubes brasileiros. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Curso Faculdade de Ciências Econômicas. Belo Horizonte. 2011.

-Freire Junior, J. M.; Silva, I.F.; Cimaschi, J.P.R.; Cimaschi Neto, E.O. Verificação e comparação da iniciação ao futebol de jogadores juniores de clubes da 1ª e 2ª divisão. Coleção Pesquisa em Educação. Vol. 9. Num. 4. 2010. p. 239-46.

-Fumagal, R.F.; Louzada, R. O modelo de gestão do São Paulo Futebol Clube. Razon y Palabra. Vol. 13. Num. 69. 2009. p. 1-36.

-Gastaldo, E. “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil. Sociologias. Vol. 11. Num. 22. 2009. p. 352-69.

-Gilbert, W.D.; Cóte, J.; Mallett, C. Developmental paths and activities of successful sport coaches. Vol. 1. Num. 1. 2006. p. 69-76.

-Gomes, R.E.; Isidro, A.S.M.; Batista, P.M.F.; Mesquita, I.M.R. Acesso à carreira de treinador e reconhecimento das entidades responsáveis pela formação: Um estudo com treinadores Portugueses em função do nível de escolaridade e da experiência profissional. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 22. Num. 2. 2011. p. 185-195.

-Gould, D.; Guinan, D.; Greenleaf, C.; Medbery, R.; Peterson, K. Factors affecting olympic performance: Perceptions of athletes and coaches from more and less successful teams. The Sports Psychology. Vol. 13. Num. 4. 1999. p. 371-94.

-Hirota, V. B.; Silva, L. F. B.; De Marco, A.; -Verardi, C. E. L. Estilo de liderança de técnicos de futebol. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 10. Num. 5. 2011. p. 91-98.

-Marques, D.S.P. Administração de clubes de futebol profissional e governança corporativa: Um estudo de casos múltiplos com clubes do estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia. Administração e Contabilidade. São Paulo. 2005.

-Marturelli, J.R., M.; Oliveira, A. L. Treinadores de Futebol de Alto Nível: As evidentes dificuldades que cercam a produtividade destes profissionais. IX Simpósio Internacional Processo Civilizador –Tecnologia E Civilização. 2005. Ponta Grossa/Paraná. Brasil. UEL. 2005.

-Paoli, P.B. Tendência atual da detecção, seleção e formação de talentos no futebol brasileiro. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Num. 2. 2008. p. 38-52.

-Peres, L.; Lovisolo, H. Formação esportiva: Teoria e visões do atleta de elite no Brasil. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 17. Num. 2. 2006. p. 211-18.

-Rodrigues, F.X.F. A formação do jogador no S. C. Internacional (1997-2002). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Porto Alegre. 2003.

-Soares, A.J.G.; Melo, l.B.S.; Costa, F.R.; Bartholo, T.L.; Bento, J.O. Jogadores de futebol no Brasil: Mercado, formação de atletas e escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 33. Num. 4. 2011. p. 905-21.

-Sousa, P.A.R. A Prata da Casa: a ‘mercadoria força de trabalho jogador de futebol’ no Brasil pós Lei Pelé. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia, Faculdades de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador. 2009.

Publicado
2019-01-20
Como Citar
Leivas, F. B., & Silva, M. C. (2019). Perfil dos treinadores e comissão técnica da 2ª divisão do futebol do Rio Grande do Sul. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(41), 710-719. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/668
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original