Prevalência de lesões em atletas universitários praticantes de Futsal

  • Gabriel de Oliveira Rangel Departamento de Educação Fí­sica e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Altair Cabral Junior Departamento de Educação Fí­sica e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Marcelo Bruno da Silva Almeida Departamento de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • José Camilo Camões Departamento de Educação Fí­sica e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Palavras-chave: Traumatologia em atletas, Esporte universitário, Futsal

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência de lesões em atletas universitários praticantes de futsal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Participaram deste estudo 63 atletas universitários de futsal, de ambos os sexos, com de idade de 23±3 anos. Um questionário retrospectivo foi aplicado para investigar o histórico de lesões. Neste estudo, 76% dos atletas apresentaram lesões, a média de lesões por atleta foi de 3,1. A posição que apresentou maior número de lesões foi a dos goleiros (34%). O jogo foi a atividade que apresentou maior número de lesões (58%). O mecanismo de lesão mais acometido foi de trauma indireto (57%). A fase de competição foi a que ocorreu mais lesões (71%). O tipo de lesão mais frequente foi a entorse (46%). O segmento corporal mais vulnerável à lesão foi o tornozelo, a qual esteve presente em 52% dos atletas. As lesões de grave intensidade foram as mais frequentes, 85% dos atletas ficaram afastados da prática por um perí­odo maior que um mês. Conclui-se que este grupo de atletas universitários de futsal foi acometido por grande número de lesões. Com isso, há uma necessidade de um trabalho preventivo e especí­fico para evitar lesões em atletas universitários.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Rangel, Departamento de Educação Fí­sica e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Educação Fí­sica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-Graduando em Ciências da Performance Humana na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi monitor das disciplinas Anatomia Humana I e Aprendizagem Motora na UFRRJ. Participante do Grupo de Pesquisa em Fisiologia e Desempenho Humano (LFDH/UFRRJ), e Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC/UFRRJ). Foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da CAPES, e bolsista do PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientí­fica) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico). 

Altair Cabral Junior, Departamento de Educação Fí­sica e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Graduando de Licenciatura em Educação Fí­sica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da CAPES. Atual como Agente Social do Projeto de Esporte Lazer da Cidade (PELC) no Municí­pio de Seropédica.

Marcelo Bruno da Silva Almeida, Departamento de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Graduando de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da CAPES. Atual como Agente Social do Projeto de Esporte Lazer da Cidade (PELC) no Município de Seropédica. Monitor de Futebol de Salão no curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
José Camilo Camões, Departamento de Educação Fí­sica e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Professor adjunto IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Castelo Branco (1977). Possui Mestrado em Bases Biomédicas da Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Pós-Graduado em Ciências do treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho (UGF). Atua no programa que busca soluções cientí­ficas e tecnológicas a serviço do esporte e da qualidade de vida. Coordenou os projetos melhor qualidade de vida em idosos no municí­pio de Paracambí­ parceria entre a UFRRJ, secretaria de saúde e o Ministério do Esporte, o projeto caminhando para um qualidade de vida melhor no municí­pio de Seropédica, o programa de ginástica laboral na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

-Baroni, B.M.; Generosi, R.A.; Junior, E.C.P.L. Incidence and factors related to ankle sprains in athletes of futsal national teams. Fisioterapia em Movimento. Vol. 21. Num. 4. 2008. p. 79-88.

-CBFS, Confederação Brasileira De Futsal. Disponível em: <http://www.cbfs.com.br/2015/>. Acesso em15/04/2017.

-Cohen, M.; Abdalla, R.J. Lesões nos Esportes: Diagnóstico, Prevenções, Tratamento. Rio de Janeiro. Revinter. 2005. p. 937.

-Costa, C.N. Retrospectivo: perfil de lesões nos atletas da equipe futsal da Unisul em 2005. Monografia Graduação. Universidade do Sul de Santa Catarina-SC. Tubarão. 2005.

-Dantas, J.A.; Silva, M.R. Frequência das lesões nos membros inferiores no futsal profissional. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde. Num. 4. 2007. p. 220-229.

-Ganef, E; Reis, F.P.C.; Almeida, E.S.; Navarro, A.C. Influência do goleiro-linha no resultado do jogo de futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Num. 3. 2009. p. 186-192. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/24/24>

-Kurata, D.M.; Junior, J.M.; Nowotny, J.P. Incidência de lesões em atletas praticantes de futsal. Iniciação cientifica CESUMAR. Vol. 9. Num. 1. 2007. p. 45-51.

-Ladeira, C.E. Incidência de lesões no futebol: um estudo prospectivo com jogadores masculinos adultos amadores canadenses. Revista Brasileira de Fisioterapia. Vol. 4. Num. 1. 1999. p. 39-47.

-Montenegro, N.R.; Balzano, O.N. Futsal feminino universitário no Ceará: análise comparativa entre o perfil de equipes de universidade pública e privada. Lecturas Educación Física y Deportes (EFDeportes.com): Revista Digital. Buenos Aires. Ano. 17. 2012. p. 1.

-Quemelo, P.R.V.; Coelho, A.R.; Bachur, A.; Morraye, M.A.; Zaia, J.E.; Gadotti, I. Prevalence of sport injuries during the 53th Regional Gamesin Franca (SP), Brazil. Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo. Vol. 19. Num. 3. 2012. p. 256-260.

-Santos, P.P.A. Análise das lesões em atletas de futsal. TCC de Graduação. Universidade Estadual da Paraíba-PA. Campina Grande. 2011.

-Serrano, J.M.; Shahidan, S.; Voser, R.C.; Leite, N. Incidência e fatores de risco de lesões em jogadores de futsal portugueses. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 19. Num. 2. 2013. p. 125-132.

-Seyboth, G. Análise da prevalência e dos principais mecanismos de lesões nas atletas do futsal feminino da UNESC. TCC de Graduação. Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina-SC. Criciúma. 2009.

-Silva, F.M.; Silva, J.A.M.G.; Neto, A.F.A.; Salate, A.C.B. Perfil de lesões desportivas em atletas de futsal feminino de Marília. ConScientiae Saúde. Vol. 10. Num. 2. 2011. p. 248-255.

-Tenroller, C.A. Futsal: ensino e prática. Canos-RS. ULBRA. 2004. p. 144.

-Voser, R.C.; Hernandez, J.A.E.; Voser, P.E.G.; Rodrigues, T.A. Motivação dos praticantes de futsal universitário: um estudo descritivo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 8. Num. 31. 2016. p. 357-364. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/492>

-Waltrick, R.D. Incidência de lesão em equipes de futsal que disputam a divisão especial em Santa Catarina. Monografia (Graduação). Universidade do Sul de Santa Catarina-SC. Tubarão. 2004.

Publicado
2019-01-20
Como Citar
Rangel, G. de O., Cabral Junior, A., Almeida, M. B. da S., & Camões, J. C. (2019). Prevalência de lesões em atletas universitários praticantes de Futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(41), 663-672. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/656
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original