Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12

Gabriel Marotta Magalhães, Victor Neiva Lavorato, Felipe Moniz Carvalho, Davi Correia Silva

Resumo


Atualmente o futebol vem sendo analisado cada vez mais de maneira cientifica, devido aos novos meios de pesquisas e treinamentos. Nesse contexto, torna-se importante avaliar o conhecimento tático de atletas de futebol. A partir disso, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento tático declarativo em futebolistas das categorias sub 12 de um centro de treinamento e de uma escolinha de futebol localizados em um município de Minas Gerais. Os avaliados responderam a treze situações impostas pelo teste de conhecimento tático declarativo. Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, foi utilizado o teste t de Student para comparar as médias entre os grupos avaliados (p<0,05). Os resultados identificaram maior conhecimento tático declarativo de atletas de um centro de treinamento formador em comparação com outros que frequentam uma escolinha de futebol. Conclui-se que atletas treinados em centros formadores (categoria de base) possuíam maior conhecimento tático declarativo em relação àqueles treinados em uma escolinha de futebol.

 

ABSTRACT 

Influence of two learning environments on the declarative tactical knowledge of football players of the sub-12 category

Currently the football has been analyzed more and more scientific way, due to the new means of research and training. In this context, it becomes important to evaluate the tactical knowledge of soccer athletes. From this, the aim of this study was to compare the declarative tactical knowledge in soccer players of the sub-12 categories of a training center and a football school located in a city of Minas Gerais. Players responded to thirteen situations imposed by the declarative tactical knowledge test. To check the normality of the data was performed Shapiro-Wilk test. Subsequently, Student's t test was used to compare the means between the groups evaluated (p <0.05). The results identified greater tactical declarative knowledge of athletes from a training center in comparison to others attending a football school. It was concluded that athletes trained in training centers (basic category) had greater declarative tactical knowledge in relation to those trained in a football school.


Palavras-chave


Futebol; Centro de treinamento; Escolinha de futebol

Texto completo:

PDF

Referências


-Aburachid, L.M.C.; Silva, S.R.; Greco, P.J. Nível de conhecimento tático de jogadores e avaliação subjetiva de treinadores de futebol. Revista Brasileira de Futebol e Futsal. São Paulo. Vol. 5. Num. 18. 2013. p. 322-330. Disponível em:

-Andrade, M.O.C.; Costa, I.T. Como a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento condicionam o desempenho de jogadores de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 29. Num. 3. 2015. p. 465-473.

-Costa, I. T.; Greco, P.J.; Garganta, J.; Costa, V. T.; Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático-técnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 9. Num. 2. 2010. p. 41-61.

-Costa, L.C.A.; Nascimento, J.V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da Educação Física. Maringá. Vol. 15. Num. 2. 2004. p. 49-56.

-Da Silva, B.R.N.; Thiengo, C.R.; Talamoni, G.A.; Lima R.M.; Costa, I.T. Desempenho tático de jogadores sub-15 do São Paulo Futebol Clube a partir do teste fut-sat. Educación Física y Deporte. Vol. 34. Num. 1. 2015. p. 181-199.

-French, K. E.; Werner, P. H.; Taylor, K.; Hussey, K.; Jones, J. The effects of a 6-week unit of tactical, skill, or combined tactical and skill instruction on badminton performance of ninth-grade students. Journal of Teaching in Physical Education. Vol. 15. Num. 4. 1996. p. 439-463.

-Garganta, J. Analisar o jogo nos Jogos Desportivos Coletivos: uma preocupação comum ao treinador e ao investigador. Revista Horizonte. Lisboa. Vol. 14. Num. 83. 1998. p. 7-14.

-Giacomini, D.S.; Soares, V.O.; Santos, H.F.; Matias, C.J.; Greco, P.J. O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Motricidade. Vol. 7. Num. 1. 2011. p. 43-53.

-Giacomini, D.S.; Silva, E.G.; Greco, P.J. Comparação do conhecimento tático declarativo de jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Revista Brasileira Ciência e Esporte. Brasília. Vol. 33. Num. 2. 2011. p. 445-463.

-Mangas, C. J. Conhecimento declarativo no futebol: estudo comparativo em praticantes federados e não-federados, do escalão de sub-14. Dissertação de Mestrado. UP. Porto. 1999.

-Miragaia, C.M.P. Conhecimento Declarativo e Tomada de Decisão em Futebol: Estudo comparativo da exactidão e do tempo de resposta de Futebolistas Seniores pertencentes a Equipas da I, II Liga e 2ª Divisão "B". Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto. Porto. 2001.

-Moreira, P.D.; Soares, V.O.V.; Praça, G.M.; Matias, C.J.A.S.; Greco, P.J. Conhecimento tático declarativo em jogadores de futebol Sub-14e Sub-15. Revista Kinesis. Santa Maria. Vol. 2. Num 32. 2014. p. 87-99.

-Paoli, P.B.; Silva, C.D.; Soares, A.J.G. Tendência atual da detecção, seleção e formação de talentos no futebol brasileiro. Revista Brasileira de Futebol. Viçosa. Vol. 1. Num. 2. 2008. p. 38-52.

-Rodrigues, H.R.; Grunennvaldt, T.J. A imitação da intenção e as atividades ritmadas abrem espaço para uma criatividade quase desaparecida dos campos de futebol. Motrivivência. Vol. 28. Num. 49. 2016. p.176-194.

-Silva, M.V.; Greco, P.J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo. Vol. 23. Num. 3. 2009. p. 297-307.

-Tani, G.O.; Bento, J.O.; Petersen, R.D.S. Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006. p. 284-298.

-Ward, P.; Williams, A. M. Perceptual and cognitive skill development in soccer: the multidimensional nature of expert performance. Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 25. Num. 1. 2003. p. 93-111.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol

IBPEFEX - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício

Editor-Chefe: Antonio Coppi Navarro. E-mail para contato: aqui

Editor Gerente: Francisco Nunes Navarro. E-mail para contato:aqui