Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12

  • Gabriel Marotta Magalhães Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Victor Neiva Lavorato Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Felipe Moniz Carvalho Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
  • Davi Correia Silva Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
Palavras-chave: Futebol, Centro de treinamento, Escolinha de futebol

Resumo

Atualmente o futebol vem sendo analisado cada vez mais de maneira cientifica, devido aos novos meios de pesquisas e treinamentos. Nesse contexto, torna-se importante avaliar o conhecimento tático de atletas de futebol. A partir disso, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento tático declarativo em futebolistas das categorias sub 12 de um centro de treinamento e de uma escolinha de futebol localizados em um município de Minas Gerais. Os avaliados responderam a treze situações impostas pelo teste de conhecimento tático declarativo. Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, foi utilizado o teste t de Student para comparar as médias entre os grupos avaliados (p<0,05). Os resultados identificaram maior conhecimento tático declarativo de atletas de um centro de treinamento formador em comparação com outros que frequentam uma escolinha de futebol. Conclui-se que atletas treinados em centros formadores (categoria de base) possuíam maior conhecimento tático declarativo em relação àqueles treinados em uma escolinha de futebol.

 

ABSTRACT 

Influence of two learning environments on the declarative tactical knowledge of football players of the sub-12 category

Currently the football has been analyzed more and more scientific way, due to the new means of research and training. In this context, it becomes important to evaluate the tactical knowledge of soccer athletes. From this, the aim of this study was to compare the declarative tactical knowledge in soccer players of the sub-12 categories of a training center and a football school located in a city of Minas Gerais. Players responded to thirteen situations imposed by the declarative tactical knowledge test. To check the normality of the data was performed Shapiro-Wilk test. Subsequently, Student's t test was used to compare the means between the groups evaluated (p <0.05). The results identified greater tactical declarative knowledge of athletes from a training center in comparison to others attending a football school. It was concluded that athletes trained in training centers (basic category) had greater declarative tactical knowledge in relation to those trained in a football school.

Biografia do Autor

Gabriel Marotta Magalhães, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil
Graduando em Educação Física pela Faculdade Governador Ozanam Coelho
Victor Neiva Lavorato, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Educador Físico

Professor no curso de Educação Física na Faculdade Governador Ozanam Coelho

Doutorando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto

Felipe Moniz Carvalho, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Educador Físico

Professor do curso de Educação Física da Faculdade Governador Ozanam Coelho

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa

Davi Correia Silva, Faculdade Governador Ozanam Coelho, Ubá-MG, Brasil

Educador Físico

Professor do curso de Educação Física da Faculdade Governador Ozanam Coelho

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa

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Publicado
2018-11-18
Como Citar
Magalhães, G. M., Lavorato, V. N., Carvalho, F. M., & Silva, D. C. (2018). Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(39), 498-503. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/633
Seção
Artigos: Edição Especial

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