As metodologias de ensino-aprendizagem da tática em escolinhas de Futebol de Montes Claros-MG

  • Diogo Santiago Mendes Paula Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros-MG, Brasil
  • Jiulliano Carlos Lopes Mendes Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros-MG, Brasil
  • Alexandre Alves Caribé da Cunha Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros-MG, Brasil
  • Carlos Antonio Machado Junior Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros-MG, Brasil
  • Alex Sander de Freitas Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros-MG, Brasil
Palavras-chave: Escolas de Futebol, Metodologia da tática, Aprendizagem da tática, Técnico

Resumo

O futebol baseia sua estratégia de ensino no domí­nio das habilidades motoras, ou seja, correr, saltar, entre outros, e habilidades técnicas, passe, finalização, recepção, entre outros. As escolinhas de futebol se tornaram muito comuns hoje em dia, em quase todas as cidades do Brasil existem ao menos uma. O professor deve estar alerta ao desenvolvimento dos processos cognitivos necessários do entendimento do jogo, associado diretamente à maturação cognitiva do aluno, e ele deve saber qual a melhor escolha de metodologia segundo sua realidade (Filgueira e Greco, 2008). O estudo buscou identificar, discutir e comparar as metodologias de ensino da tática em escolinhas de futebol de Montes Claros-MG. Utilizando a entrevista como instrumento de pesquisa, foram entrevistados quatro treinadores de escolinhas de Montes Claros-MG, com tempo de duração média de 8:25 minutos. Onde foi constatado que os treinadores adotam as metodologias mais citadas atualmente na literatura, também foi identificado que suas escolhas são semelhantes. Foi recomendado que para pesquisas futuras, investigasse como essas metodologias são utilizadas, ou amentando o número de treinadores analisados e correlacionando o desempenho delas com o ní­vel de instrução do treinador e metodologias utilizadas.

Biografia do Autor

Diogo Santiago Mendes Paula, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros-MG, Brasil

Educação Fí­sica, Saúde.

Referências

-Campos, R. S. Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná.Curitiba.2004.

-Carasin, R. V. Reverdito, R. S.; Greboggy, D. L.; Afonso, A. A.; Scaglia, A. J. Modelo de jogo e processo de ensino no futebol: princípios globais e específicos. Revista Movimento. Vol. 17. Núm. 3. p. 133-152. 2011.

-Carvalho, F. A. Análise da estruturação técnico-tático das sessões de treinamento na categoria sub-13do futsal. Monografia. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2012.

-Cossio-Bolaños, M. A.; Pascoal, E. H. F.; Paes, R. R.; De Arruda, M. Métodos de ensino nos jogos esportivos. Revista Movimento & Percepção. Espírito Santo do Pinhal-SP. Vol. 10. Núm. 15. 2009.

-Costa, I.; Greco, P.; Garganta, J.; Costa, V.; Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático-técnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 9. Núm. 2. p. 41-61. 2010.

-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P. J.; Mesquisa, I.; Muller, E. Relação entre a dimensão do campo de jogo e os comportamentos táticos do jogador de futebol. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo. Vol. 25. Num. 1. p. 79-96. 2011.

-Da Costa, L. C. A.; Do Nascimento, J. V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 15. Núm. 2. p. 49-56. 2004.

-Da Costa, I. T.; Samulski, D. M.; Da Costa, V. T. Análise do perfil de liderança dos treinadores das categorias de base do futebol brasileiro. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo. Vol. 23. Núm. 3. p. 185-94. 2009.

-De Britto Junior, A. F.; Feres Junior, N. A utilização da entrevista em trabalhos científicos. Revista Evidência. Araxá-MG. Vol. 7. Núm. 7. p. 237-250. 2011.

-Ferreira, R. B.; Paoli, P. B.; Costa, F. R. Proposta de “scout” táticos para o futebol. Revista Digital Educación Física y Deportes. Vol. 12. Núm. 118. p. 1-13. 2008.

-Fett, M. K. iniciação no futebol: método analítico versus método global. Monografia. Universidade Federal Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2012.

-Filgueira, F. M.; Greco, P. J. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Rev Bras Futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 53-65. 2008.

-Garganta, J. Atrás do palco, nas oficinas do Futebol. In J. Garganta, J. Oliveira.; M. Murad (Orgs.), Futebol de muitas cores e sabores. Reflexões em torno do desporto mais popular do mundo p. 227-234. Porto. Campo das Letras. 2004.

-Oliveira, J. F. Análise da evolução dos sistemas de jogo no futebol, a nível mundial e brasileiro. T.C.C. Graduação em Educação Física. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 1994.

-Pasquarelli, B. N.; Souza, V. A. F. A.; Stangarelli, L. C. R. Os jogos com campo reduzido no futebol. Revista Brasileira Futebol. Vol. 3. Núm. 2. p. 02-27. 2010.

-Ramos, A. M.; Neves, R. L. R. A iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da teoria da complexidade: nota introdutória. Revista Pensar a Prática. Vol. 11. Núm. 1. p. 1-8. 2008.

-Santos, R. M. M.; Dias, C. M. M. C.; Da Silva, J. M. G.; Da Costa, I. T. A superfície de jogo influenciar o desempenho tático de jogadores de futebol?. Revista Educação Física/UEM. Vol. 24. Núm. 2. p. 247-252, 2. 2013.

-Silva, M. V.; Greco, P. J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Bras. Educ. Fís. Esporte. São Paulo. Vol. 23. Núm. 3. p. 297-307. 2009.

Publicado
2018-11-29
Como Citar
Paula, D. S. M., Mendes, J. C. L., da Cunha, A. A. C., Machado Junior, C. A., & de Freitas, A. S. (2018). As metodologias de ensino-aprendizagem da tática em escolinhas de Futebol de Montes Claros-MG. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(39), 467-474. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/617
Seção
Artigos: Edição Especial