O perí­odo de maior ocorrência de Gols no Futsal: um estudo em jogos escolares

  • Rogério da Cunha Voser Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • José Cí­cero Moraes Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Marcelo Francisco da Silva Cardoso Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Pablo Morales da Silva Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Miguel Angelo Duarte Junior Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
Palavras-chave: Esporte, Incidência de gols, Análise de jogo

Resumo

O objetivo do presente estudo é verificar o período de maior incidência dos gols na Taça Escolar de Futsal na categoria juvenil no ano de 2015. Este estudo de cunho quantitativo e observacional analisou 82 súmulas (jogos) na categoria juvenil da competição Taça Escolar de Porto Alegre, que reuniu escolas particulares da região metropolitana. Os dados foram obtidos através de súmulas com a permissão do coordenador responsável pela categoria juvenil da competição. Os resultados mostraram que é no 4º perí­odo (30min e 1seg a 40min) que ocorre o maior número de gols. Este estudo concluiu que são nos últimos 10 minutos de jogo que há maior incidência de gols. Estes achados corroboram com a maioria dos estudos na área do futsal. Sugere-se que outros estudos sobre competições escolares sejam realizados, incluindo também análises sobre futsal feminino.

Biografia do Autor

Rogério da Cunha Voser, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade. 

José Cí­cero Moraes, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Fundação Educacional do Vale do Jacuí­ (1974), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e Doutorado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, no Desporto Coletivo, com ênfase no Voleibol, Basquetebol e Futebol, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Jogo/Estatí­stica; Pedagogia do Ensino e do Treino.

Marcelo Francisco da Silva Cardoso, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha (1985), especialização em Treinamento Fí­sico Desportivo na UFRGS (1986), especialização em Metodologia do Ensino da Educação Fí­sica e Esportes na UFRGS (1996) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutorado em Ciências do Movimento Humano da UFRGS (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Tem experiência na área de Educação Fí­sica escolar ensino fundamental e médio, ensino, avaliação e treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, avaliação da aptidão fí­sica para saúde, avaliação do rendimento esportivo, cineantropometria. Participa como membro pesquisador de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela UFRGS: Grupo de Estudos em Esporte GEE e NP3 - Esporte - Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte.

Pablo Morales da Silva, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Graduação em Educação Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Miguel Angelo Duarte Junior, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS desde 2017. Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Filiado ao Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br UFRGS). Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação. Experiência como bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade, Bolsista de Iniciação Cientí­fica BIC-UFRGS e Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Referências

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Publicado
2018-10-14
Como Citar
Voser, R. da C., Moraes, J. C., Cardoso, M. F. da S., da Silva, P. M., & Duarte Junior, M. A. (2018). O perí­odo de maior ocorrência de Gols no Futsal: um estudo em jogos escolares. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(38), 354-358. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/604
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original