Neuer x Romero: comparação técnico-tática entre os goleiros das seleções finalistas da Copa do Mundo FIFA 2014

  • Cesar Vieira Marques Filho Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Leonardo de Carvalho Silva Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Cristian Javier Ramirez Lizana Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Otávio Baggiotto Bettega Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
  • Larissa Rafael Galatti Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Educação Física e Treinamento, Análise e desempenho de tarefas

Resumo

 

O estudo tem como objetivo analisar as intervenções técnico-táticas dos goleiros finalistas da Copa do Mundo de 2014, durante a fase eliminatória, a fim de comparar os goleiros das seleções finalistas (Alemanha e Argentina) entre si e em confronto com seus adversários, além de verificar a média de ações dos goleiros observados para entendimento da posição. O trabalho contabilizou as ações dos goleiros, divididas em ofensivas e defensivas e as ações anteriores às intervenções dos goleiros, provenientes dos adversários e companheiros. Os resultados observados foram: a) para entendimento da posição de goleiro, constatando a média por jogo de 43,3 ações, com 79% de ações ofensivas e 21% de ações defensivas; b) comparação entre os goleiros finalistas, no qual podemos verificar que o goleiro alemão apresenta maior número de ações por jogo, tendo o passe com os pés como ação mais utilizada, já o goleiro argentino apresenta o número de ações menor que o da média de goleiros, e maior prevalência de lançamentos. Conclui-se que o goleiro alemão foi mais efetivo no conjunto de ações mesmo errando mais fundamentos que o argentino, que por sua vez falhou em escolher os lançamentos como principal forma de reposição de bola.

 

ABSTRACT 

Neuer vs. Romero: technical-tactical comparison between the goalkeepers of the finalists of the FIFA World Cup 2014

This study aims to compare the interventions, technical and tactical, made by the finalists goalkeepers in the World Cup 2014, during the knockout stages in order to compare both goalkeepers of the two teams that made to the final (Germany and Argentina) against each other as well against other opponents, besides checking the average of the goalkeepers actions were observed for understanding of the position itself. The project divided the actions of goalkeepers in: offensive and defensive actions and the earlier interventions of the goalkeepers, provided by the opponents and teammates. The Results were: a) to understand the goalkeeper position considering the average by 43.3% of the actions, with 79% of offensive actions and 21% of defensive actions; b) comparison between goalkeeper has a higher number of actions per game, and passing using the feet is the most action used, pointing that the Argentine goalkeeper had a lowest number of actions comparing with other adversaries and a higher use of launching. It follows that the German goalkeeper was more effective in his actions, but missed more often than the argentine goalkeeper, whose failed to choose launching as his main technique of putting the ball back in the game.

Biografia do Autor

Cesar Vieira Marques Filho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, doutorando em Biodinâmica do Movimento e Esporte pela Universidade Estadual de Campinas. Integrante do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM/UFSM), do Grupo de Estudos Praxiológicos (GEP - Brasil/UFSM) e do Laboratório de Estudo em Pedagogia do Esporte (LEPE/UNICAMP). Pesquisa nas linhas da pedagogia do esporte e formação de treinadores, especialmente relacionadas ao futebol.
Leonardo de Carvalho Silva, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
Graduado em Ciências do Esporte pela UNICAMP - Campus Limeira
Cristian Javier Ramirez Lizana, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
Possui graduação em Educacao Fisica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é diretor de projetos da Associação Futebol Arte Paulista, professor pós graduação da Universidade Estácio de Sá, professor da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista e professor do Instituto de Ensino Superior de Indaiatuba.
Otávio Baggiotto Bettega, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
Graduado no Curso de Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Física no curso de especialização: Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, linha de pesquisa Cenários Esportivos na Mídia na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre no Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.
Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: educação física escolar e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, responsável/líder pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), pesquisador do Ludens - USP e coordenador de Graduação da FCA (UNICAMP)
Larissa Rafael Galatti, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (UNICAMP), Campinas-SP, Brasil.
Mestre e Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) e do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Suas pesquisas são centradas na Pedagogia do Esporte, em especial nas modalidades coletivas e no treinador esportivo. É membro do Cômitê Científico do International Council for Coaching Excellence (ICCE) e da Nippon Sport Science University Coach Developer Academy (NCDA)

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Publicado
2018-10-14
Como Citar
Marques Filho, C. V., Silva, L. de C., Lizana, C. J. R., Bettega, O. B., Scaglia, A. J., & Galatti, L. R. (2018). Neuer x Romero: comparação técnico-tática entre os goleiros das seleções finalistas da Copa do Mundo FIFA 2014. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(38), 347-353. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/603
Seção
Artigos Científicos - Original