Atitudes morais de atletas juvenis no esporte de competição: um estudo com praticantes do Futebol de Campo

  • Ricardo Pedrozo Saldanha Universidade La Salle, Canoas-RS
  • Paulo Henrique Mellender Evangelista Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS
  • José Augusto Ayres Florentino Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC), Osório-RS
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières, Trois-Rivières, Québec
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS
Palavras-chave: Futebol, Psicologia do esporte, Esportes juvenis

Resumo

Moralidade, de acordo com a Teoria do Julgamento Moral (TJM) representa a conduta e as maneiras pelas quais as atitudes morais podem determinar um comportamento social. De acordo com esta teoria, o "Antiesportivismo" a "Trapaça" e o "Empenho" são as dimensões atitudinais que evidenciam conflitos nos comportamentos, frente a dilemas morais no esporte. Esta pesquisa tem por objetivo explorar e descrever os í­ndices médios obtidos a partir da avaliação de quatro dimensões de atitudes: Empenho, Convenção, Trapaça e Antidesportivismo. Para tanto, uma amostra de 46 atletas juvenis do Futebol de Campo, do sexo masculino e com idades variando de13 a16 anos, responderam o Inventário de Atitudes para a Tomada de Decisão Moral no Esporte Juvenil (IATDMEJ-23). Constatou-se que as dimensões Antidesportivismo, Trapaça e Empenho (indissociáveis) são as dimensões que aparecem em primeiro lugar, seguidas pela dimensão Convenção, em segundo lugar. Sugerem-se novos estudos em outras modalidades esportivas, controlando diferentes variáveis.

Biografia do Autor

Ricardo Pedrozo Saldanha, Universidade La Salle, Canoas-RS

Atualmente é professor e Coordenador Adjunto do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle (Canoas/RS) e membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Olí­mpicos (GPEO/PUCRS), do grupo de pesquisa interdisciplinar em comportamento obeso (GEPICO) e do Grupo de Pesquisa em Medidas de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle (Canoas/RS). Também professor da UNICNEC (Centro Universitário Cenecista de Osório). Graduado em Educação Fí­sica pelo Instituto Porto Alegre (IPA). Especialização em Musculação e Treinamento de Força (UGF/RJ). Possui Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Possui, também, acreditação Internacional como Antropometrista -Ní­vel I- concedida pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK). Tem experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, validação de instrumentos (psicometria), avaliação em educação fí­sica, estudos em saúde e desenvolvimento humano..

Paulo Henrique Mellender Evangelista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS

Graduado em Educação Fí­sica pelo Instituto Porto Alegre, IPA, 1991. Especialização em Administração Esportiva pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, 2004. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, 2011. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia e Psicologia do Esporte (NP3 Esporte) da UFRGS, Porto Alegre, RS, BRASIL. Professor colaborador em ní­vel de Pós-Graduação, do Curso de Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar, da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS-RS), 2011/13. Tem experiência na área de competição infanto-juvenil do Futebol de Campo. Diretor e coordenador técnico da PRC-Squash (treinamento de Squash com crianças, iniciantes, competidores amadores, master e alto rendimento), além de atuar como preparador fí­sico individual em academias. Atualmente, desenvolve estudos nos seguintes temas: moralidade, atitudes, competitividade, esporte de competição juvenil, jogos coletivos de invasão (JCI), jogos de raquete (Squash) e validação de instrumentos de coleta (psicometria) para pesquisa.

José Augusto Ayres Florentino, Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC), Osório-RS

Possui graduação em Educação Fí­sica pelo Instituto Porto Alegre (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é membro pesquisador - Comitê Paraolí­mpico Brasileiro e professor assistente da Faculdade Cenecista de Osório. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Polí­ticas e Práticas Pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação física, prática pedagógica, esporte e educação.

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivières, Trois-Rivières, Québec

Possui graduação em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Université de Montréal (2000). Possui dois pós-doutorados, o primeiro realizado no Laboratoire de Variables Affectives (LaVA) pela Université de Montréal (2001), em Montreal (Canadá), dirigido pelo prof. Dr. Bernard Tátreau, e o segundo realizado no Collectif de Recherche en Counseling et Développement de Carriére (CRCDC) pela Université de Sherbrooke (2006-2008), em Sherbrooke (Canadá), dirigido pela profa. Dra. Marcelle Gingras. Integra o Conselho Editorial das revistas: Revista Brasileira de Orientação Profissional et Revista Motriz, a qual é editor de área. É Professor Titular da Université du Québec à Trois-Rivières e é professor licenciado da UNISINOS. Tem experiência nas áreas da Psicologia do Esporte, da Psicologia da Orientação, da Psicometria e Estatí­stica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Motivação para a prática regular de atividades fí­sicas e esportivas e outros fatores afetivos de atletas, Inveja no Esporte, Alexitimia, interesses profissionais, maturidade e motivação referente à carreira e análises descritivas e multivariadas. Participa de vários Eventos Cientí­ficos de caráter nacional e internacional. É autor de capí­tulos de livros e de diversos artigos científicos publicados em revistas especializadas. É lider de Grupo de Pesquisa no CNPq (NP3 ESPORTE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia e Psicologia do Esporte) e pesquisador colaborador do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). É Psicólogo e membro da Ordre des conseillers et des conseilléres dorientation et des psychoéducateurs et psychoéducatrices du Québec (OCCOPPQ). É diretor-fundador do Service dIntervention et de Recherche en Orientation et Psychologie (SIROP), em Montreal, no Canadá.

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS

Professor de Educação Fí­sica licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professor Associado da ESEF/UFRGS. Tem experiência na área da Educação Fí­sica, com ênfase em Pedagogia do Treino Desportivo.

 

Referências

-Balbinotti, M.A.A. Para se avaliar o que se espera: reflexões acerca da validade dos testes psicológicos. Aletheia. Canoas. Brasil. Vol. 1. Núm. 21. p. 43-52. 2005.

-Balbinotti, M.A.A.; e colaboradores. Inventário de Atitudes para Tomada de Decisão Moral no Esporte Juvenil (IATDMEJ-23). Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia e Psicologia do Esporte (NP3Esporte). 2008.

-Balbinotti, M.A.A.; e colaboradores. Estudos fatoriais e de consistência internada Escala Balbinotti de Motivos à Competitividade no Esporte (EBMCE-18). Motriz. Rio Claro. Vol. 17. Núm. 2. p. 318-327. 2011.

-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Tradução e adaptação: Machado da Costa. Éditions Vigot. Paris. 1994.

-Bompa, T.O. Desporto Coletivo: O Jogo e o Treinador. In: Bompa, T.O. Treinamento de Atletas de Desporto Coletivo. São Paulo. Phorte. 2005. p. 5-29.

-Carita, A.; Tomé, G. A dinâmica da consistência moral. Análise Psicológica.Vol.1.Núm.28.p. 85-105.2010.

-Cassep-Borges, V.; Balbinotti, M. A. A.; Teodoro, M. L. M. Tradução e validação de conteúdo: uma proposta para a adaptação de instrumentos. In Pasquali, L. (org.) Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre. Artmed. 2010. p. 506-520.

-Dodge, A.; Robertson, B. Justifications for Unethical Behaviour in Sport: The role of the Coach. Canadian Journal of Women in Coaching. Vol. 4. Núm. 4. p. 1-17. 2004.

-Evangelista, P.H.M.; Saldanha, R.P.; Balbinotti, C.A.A. As atitudes morais de jovens atletas praticantes de modalidades esportivas coletivas. Motriz: Revista de Educação Física. Vol. 16. p. 379-386. 2010.

-Evangelista, P.H.M. As atitudes morais no esporte de competição: um estudo descritivo-exploratório com atletas dos jogos coletivos de invasão. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Porto Alegre.2011. Disponível em:<http://hdl.handle.net/10183/33351>. Acesso em:10/2017.

-Fleury, S. F. Estudo das faltas e condutas antidesportivas de atletas de futebol profissional em decisões de Campeonato Brasileiro. Dissertação de Mestrado. Universidad Autônoma de Madri. Marter en Psicología del Deporte. Espanha. 2004. Disponível em: <https://universidadedofutebol.com.br/wp-content/uploads/pdf/TESE%20MESTRADO%20UAM.pdf>. Acesso em10/2017.

-Freitag, B. A Questão da Moralidade: da razão prática de Kant à ética discursiva de Habermas. Rev. Social. São Paulo. Vol. 1. Núm. 1. p. 7-44. 1989.

-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In Graça, A.; Oliveira, J. O ensino dos jogos desportivos coletivos. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade do Porto.1994. p. 11-34.

-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Revista Digital. Buenos Aires.Ano 8. Núm.45. 2002.

-Garganta, J. Ideias e competências para "pilotar" o jogo de futebol. In Tani, G.; Bento, J. O.; Petersen, R. D. S. Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006. p. 313-326.

-Gonçalves, C. O estudo do fair play na Europa. In Tavares, O.; Lamartine, P. C.Estudos Olímpicos: Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Rio de Janeiro Editora Gama Filho. 1999. p. 194-206.

-Gonçalves, C.; e colaboradores. Tradução e validação do SAQ (Sports Attitudes Questionnaire) para jovens praticantes desportivos portugueses com idades entre os 13 e os 16 anos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 6. Núm. 1. p. 39-47. 2006.

-Hernandez-Nieto, R. Contributions to Statistical Analysis. Mérida: Los Andes University Press.2002.

-Junior, J.R.A.N.; Pizzo, G. C.; Granja, C. T. L.; Oliveira, D. V.; Amorim, A. C.; Vieira, L. F. Suporte parental e motivação dos jogadores daseleção brasileira de futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 34. p. 229-237. 2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/491>

-Kavussanu, M.; Ntoumanis, N. Participation in sport and moral functioning: does egoorientation mediate their relationship? Journal of Sport & Exercise Psychology. Núm. 25. p. 501-518. 2003.

-Kohlberg, L. Review of child development research. New York. Russel Sage Foundation. v. il. v.1. 1964.

-Kohlberg, L. Power, F. C.; Higgins, A. La educacion moral segun Lawrence Kohlberg. Tradução Antonio Bonanno. Barcelona. Gedisa. 1997.

-La Taille, Y. De. A importância da generosidade no início da gênese da moralidade nacriança. Psicol. Reflex. Crít. Porto Alegre. Vol. 19. Núm. 1. 2006.

-Lee, M.J.; Whitehead, J.; Ntoumanis, N. Development of the Attitudes to Moral Decision-making in Youth Sport Questionnaire (AMDYSQ). Psychology of Sport and Exercise. Vol. 8. Núm. 3. p. 369-392. 2007.

-Lee, M.J.; e colaboradores. Relationships among values, achievement orientations, and attitudes in youthsport. Journal of Sport and Exercise Psychology. Núm. 30. 2008. p. 588-610.

-Lee, M.J.; e colaboradores. How do values influence attitudes and achievement goals?: Relationships between values, achievement orientations and attitudes in youth sport. inWhitehead, J.; Telfer, H.; Lambert, J. Values in youth sport and physical education. Library of Routledge Taylor & Francis Group: London and New York. p. 106-124. 2013.

-Lippi, B. G.; De Souza, D. A.; Neira, M. G. Mídia e futebol: contribuições para aconstrução de uma pedagogia crítica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 30. Núm. 1. p. 91-106. 2008.

-Lovatto, D. L.; Galatti, L. R. Pedagogia do esporte e jogos esportivos coletivos: dasteorias gerais para a iniciação esportiva em basquetebol. Movimento e Percepção. São Paulo. Vol. 8. Núm. 11. 2007.

-Maguire, T. O.; Rogers W. T. Proposed solutions for non randomness in educationalresearch. Canadian Journal of Education. Vol. 14. Núm. 2. p. 170-181. 1989.

-Martins, L.C.; Branco, A.U. Desenvolvimento moral: considerações teóricas a partir de uma abordagem social construtivista. Psic.: Teor. e Pesq. Vol. 17. Núm. 2. p. 169-176. 2001.

-Menezes, R.P.; Marques, R.F.R.M.; Nunomura, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento. Porto Alegre. Vol. 20. Núm. 1. p. 351-373. 2014.

-Monteiro, R.P.; e colaboradores. Valores Humanos e Bullying: Idade e Sexo Moderam essa Relação? Trends in Psychology/Temas em Psicologia. Vol. 25. Núm. 3. p. 1317-1328. 2017.

-Orozco, A.M.; Sierra, F.S.; Pérez, A.A. Estudio descriptivo sobre las expectativas y actitudes de los familiares em un escenario educativo de fútbol prebenjamín escolar. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 8. Núm. 31. p. 365-378. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/494>

-Pestana, M.H.; Gageiro, J.N. Análise de dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS. 5ª edição. Lisboa. Silabo. 2008.

-Piaget, J. O juízo moral na criança. Tradução Elzon Lenardon. São Paulo. Summus. 1994.

-Platonov, V. N. Teoria geral do treinamento desportivo olímpico. Porto Alegre.Artmed.2004. 638p.

-Proios, M. Development and validation of a Questionnaire for the assessment of moral content judgment in sport. International Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 8. Núm. 2. p. 189-209. 2010.

-Reis, E. Estatística multivariada aplicada. 2ª edição. Lisboa. Edições Silabo. 2008.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo. Phorte. 2009.

-Rokeach, M. Crenças, atitudes e valores. Rio de Janeiro. Interciência. 1981.

-Rúbio, K. Ética e Compromisso Social na Psicologia do Esporte. Psicologia Ciência e Profissão. Vol. 27. Núm. 2. p. 304-315. 2007.

-Sage, L. D. Predictors of moral behaviour in football: A thesis Doctor of PhilosophyDegree.2006. School of Sport and Exercise Sciences University of Birmingham. England. 241fl. Disponível em: <http://etheses.bham.ac.uk/27/2/Sage07PhD.pdf.>. Acesso em: 10/2017.

-Sanmartín, M. G. Valores sociales y deporte: la actividad física y el deporte como transmisores valores sociales y personales. Madrid. Editorial Gymnos.1995.

-Schwartz, S.H.; Cieciuch, J. Values. In Miller, H. L. (Ed.). The Sage Encyclopedia of Theory in Psychology. p. 950-951. 2016.

-Sena, A.C.; Hernandez, J. A. E.; Duarte, M. A.; Voser, R. C. Fatores motivacionais que influenciam na prática do Futsal: um estudo de uma escolinha na cidade de Porto Alegre. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 9. Núm. 35. p. 416-421. 2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/550>

-Soares, A.J.G. Futebol, malandragem e identidade. Vitória. SPDC. p. 134.1994.

-Tani, G. Esporte e processos pedagógicos. In: Moreira, W.W.; Simões, R. Fenômeno esportivo no início de um novo milênio. Piracicaba. Editora UNIMEP. 2000. p. 85-91.

-Tavares, O. Algumas reflexões para uma rediscussão do fair play. In Tavares, O.; Lamartine, P. C. Estudos Olímpicos: Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Rio de Janeiro. Editora Gama Filho. 1999. p. 173-193.

-Torres, C.V.; Schwartz, S.H.; Nascimento, T.G. The Refined Theory of Values: associations with behavior and evidences of discriminative and predictive validity. Psicologia USP. Vol. 27. Núm. 2. p. 341-356. 2016.

-Tsai, E.; Fung, L. Sportspersonship in Youth Basketball and Volleyball Players. Athletic Insight.The online Journal of sport Psychology. Hong Kong. Vol. 7. Núm. 2. 2005.

-Vallerand, R. J. Vers une méthodologie de validation trans-culturelle de questionnaires psychologiques: implications pour la recherche en langue française. Psychologie Canadienne. Núm. 30. p. 662-680. 1989.

-Vecchione, M.; e colaboradores. Stability and change of basic personal values in early adulthood:An 8-year longitudinal study. Journal of Research in Personality. Núm. 63. p. 111-122. 2016.

-Voser, R.C.; Moreira, C. M.; Voser, P. E. G.; Hernandez, J. A. E. A motivação para práticado futsal: um estudo com atletas na faixa etária entre 13 a 18 anos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 28. p. 39-45. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/384>

Publicado
2018-11-17
Como Citar
Saldanha, R. P., Evangelista, P. H. M., Florentino, J. A. A., Balbinotti, M. A. A., & Balbinotti, C. A. A. (2018). Atitudes morais de atletas juvenis no esporte de competição: um estudo com praticantes do Futebol de Campo. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(39), 428-438. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/598
Seção
Artigos: Edição Especial