Efeitos de um programa periodizado de futsal na aptidão fí­sica de estudantes femininas de 13 e 14 anos de idade

  • Fabio Baccin Fiorante Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba-SP, Brasil. Centro Universitário Amparense (UNIFIA), Amparo-SP, Brasil. Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista, Bragança Paulista-SP, Brasil
  • Ídico Luiz Pellegrinotti Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba-SP, Brasil.
Palavras-chave: Aptidão física, Futsal, Periodização

Resumo

A aptidão física caracteriza-se como uma condição no qual o indiví­duo possui energia e vitalidade suficiente para realizar as tarefas diárias e participar de atividades recreativas sem fadiga, e apresenta alguns componentes como a resistência cardiorrespiratória e a aptidão músculo esquelética que são mensuráveis. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos na aptidão fí­sica de estudantes femininas de escola de tempo integral a partir de um programa periodizado de futsal. A população foi formada por estudantes femininas de 13 e 14 anos divididas em grupo controle e grupo intervenção de duas unidades escolares de tempo integral da cidade de Piracicaba-SP e foram avaliadas através de testes neuromusculares de acordo com o PROESP (2016): a) sentar e alcançar; b) resistência abdominal ; c) salto horizontal; d) arremesso do medicinebol; d) quadrado; e) corrida de 20 metros; e corrida/caminhada de 6 minutos. Os grupos participaram de 18 semanas de atividades e foram avaliados na 1ª e 18ª semana, sendo que o grupo controle não teve um programa periodizado e grupo intervenção participou de um programa periodizado nas eletivas destas unidades escolares. Ao final deste estudo verificou-se que o grupo intervenção apresentou uma diferença significativa (p<0,05) nos testes de resistência abdominal, teste do quadrado e corrida/caminhada de 6 minutos em relação ao grupo controle. Assim, conclui-se que esta proposta de trabalho apresentou resultados expressivos e que um trabalho periodizado de futsal trouxe benefí­cios na aptidão fí­sica das adolescentes de 13 e 14 anos de idade participantes deste programa.

Biografia do Autor

Fabio Baccin Fiorante, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba-SP, Brasil. Centro Universitário Amparense (UNIFIA), Amparo-SP, Brasil. Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista, Bragança Paulista-SP, Brasil

Graduado em Educação Fí­sica e Direito, Mestrado em Educação Fí­sica, Doutor em Ciencias do Movimento Humano. Professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) desde 2006, Professor e Coordenador do Curso de Educação Fí­sica do Centro Universitario Amparense desde o ano de 2012, professor da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista. Docente das disciplinas ligadas a licenciatura, com foco em politica e gestão escolar e praticas pedagogicas em fustal e futebol de campo e voleibol; Educação Fisica na Educação Básica; Avaliação Fí­sica, Legislação Esportiva e Metodologia do Ensino da Educação Fí­sica. Integrante do Grupo de Pesquisa em Performance Humana da Unimep.

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Publicado
2018-10-14
Como Citar
Fiorante, F. B., & Pellegrinotti, Ídico L. (2018). Efeitos de um programa periodizado de futsal na aptidão fí­sica de estudantes femininas de 13 e 14 anos de idade. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(38), 285-293. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/589
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original