A percepção dos treinadores de Futebol sobre os jogos reduzidos condicionados no processo de treino

  • Bruno Batista Instituto Superior de Ciências Educativas, Lisboa. Portugal
  • Fábio Cunha Instituto Superior de Ciências Educativas, Lisboa. Portugal
  • Filipe Manuel Clemente Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Desporto e Lazer. Instituto de Telecomunicações
  • Paulo Malico Sousa Instituto Superior de Ciências Educativas, Lisboa. Portugal
  • Valter Pinheiro Instituto Superior de Ciências Educativas, Lisboa. Portugal
  • Fernando Jorge Santos Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Setúbal. Portugal
Palavras-chave: Futebol, Jogos reduzidos condicionados, Treino desportivo

Resumo

Introdução e Objetivos: os jogos reduzidos condicionados permitem trabalhar especificamente os aspetos fí­sicos, técnicos, táticos e psicológicos. O presente estudo pretende verificar a percepção dos treinadores sobre a utilização dos jogos reduzidos condicionados no processo de treino. Materiais e Métodos: realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a treinadores de equipas profissionais da 1ª Liga Futebol Feminino e 2ª Liga Futebol Masculino. A análise dos dados realizou-se recorrendo-se à análise de conteúdo através da definição de categorias a posteriori. Resultados e Discussão: os jogos reduzidos condicionados permitem ao treinador os diferentes aspetos do jogo, através da manipulação de condicionantes, sendo levados em linha de conta na periodização do treino. Conclusão: os resultados permitiram concluir que os jogos reduzidos condicionados assumem grande importância no processo de preparação dos jogadores e equipa.

Biografia do Autor

Fernando Jorge Santos, Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Setúbal. Portugal

Professor Adjunto 

Treinador de Futebol

Referências

-Aguiar, M.; Botelho, G.; Lago, C.; Maças, V.; Sampaio, J. A review on the effects of Soccer small-sided games. Journal of Human Kinetics. Vol. 33. 2012. p. 103-113. DOI:10.2478/v10078-012-0049-x

-Aguiar, M.; Gonçalves, B.; Botelho, G.; Lemmink, K.; Sampaio, J. Footballers' movement behaviour during 2-, 3-, 4-and 5-a-side small-sided games. Journal of Sports Sciences. Vol. 33. Num. 12. 2015. p. 1259-1266. DOI:dx.doi.org/10.1080/02640414.2015.1022571

-Albraham, A.;Collins, D.;Martindale, R. Thecoaching schematic: Validation through expert coaches consensus. Journal of Sports Sciences. Vol. 24. Num. 6. 2006. p. 549-564.

-Aquino, R.; Marques, R.; Gonçalves, L.; Vieira, L.; Bedo, B.; Moraes, C.; Puggina, E. Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade. Vol. 11. Num. 2. 2015. p. 115-128. DOI:dx.doi.org/10.6063/motricidade.3724

-Araújo, D.; Keith, D.; Hristovski, R. The ecological dynamics os decision making in sport. Psychology os Sport and Exercise. Vol. 7. Num. 6. 2006. p. 653-676. DOI:10.1016/j.psychsport.2006.07.002

-Bardin, L. Análise de Conteudo. Lisboa: Edições 70. 2008.

-Carvalhal, C.; Lage, B.; Oliveira, J. Futebol -Um saber sobre o saber fazer.Estoril.Prime Books. 2014.

-Castellano, J.;Frenández, E.;Escheazarra, I.;Barreira, D.;Garganta, J. Influence of pitch length on inter-and intra-team behaviors in youth soccer. Anales de Psicología. Vol. 33. Num. 3. 2017. p. 486-496. DOI:dx.doi.org/10.6018/analesps.33.3.271051

-Castelo, J. Futebol -Conceptualiozação e organização prática de 1100 exercícios específicos de treino. Lisboa. Visão e Contextos. 2006.

-Clemente, F. Uma visão integrada do modelo Teaching Games for Understanding: adequando os esdtilos de ensino e questionamento à realidade da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 36. Num. 2. 2014. p. 587-601.

-Clemente, F.; Martins, F.; Mendes, R. Periodization based on small-sided Soccer games: Theoretical considerations. Strength and Conditioning Journal. Vol. 36. Num. 5. 2014. p. 34-43.

-Clemente, F.; Martins, F.; Mendes, R.. How coaches use their knowledge to develop small-sided games: A case study. South African Journal for Research in Sport, Physical Education and Recreation. Vol. 37. Num. 1. 2015. p. 1-11.

-Clemente, F.; Mendes, R. Treinar jogando -Jogos reduzidos e condicionados no Futebol. Estoril. Primebooks. 2015.

-Davids, K.; Araújo, D.; Correia, V.; Vilar, L. How small-sided and conditioned games enhance acquisition of movement and decision-making skills. Exercice and Spot Sciences Reviews. Vol. 41. Num. 3. 2013. p. 154-161. DOI: 10.1097/JES.0b013e318292f3ec

-Delgado-Bordonau, J.; Mendez-Villanueva, A. Tactical periodization: Mourinho's best-kept secret? Soocer Jounal. 2012. p. 29-34.

-Dellal, A.; Hill-Hass, S.; Lago-Penas, C.; Chamari, K. Samal-Sided Games in Soccer: Amateur vs professional players' physiological responses, physical, and techenical activities. Journal of Strengh and Conditioning Research. Vol. 25. Num. 9. 2011. p. 2371-2381.

-Ford, P.; Yates, I.; Williams, A. An analysis of practice activities and instructional behaviours used by youth soccer coaches during pratice: Exploring the link btween science and aplication. Journal of Sports Sciences. Vol. 28. Num. 5. 2010. p. 483-495. DOI:10.1080/02640410903582750

-Fortin, M.-F. O processo de investigação: Da conceção à realização. Loures. Lusociência. 2009.

-Gabbett, T.; Mulvey, M. Time-motion analysis of small-sided training games and competition in elite women Soccer players. Journal of Strength and Conditioning Research. Vol. 22. Num. 2. 2008. p. 543-552.

-Halouani, J.; Chtourou, H.; Dellal, A.; Chaouachi, A.; Chamari, K. Soccer small-sided games in young players: rule modification to induce physiological responses. Biology of Sport. Vol. 34, 2007. p. 163-168. DOI:10.5114/biolsport.2017.64590

-Harriss, D. J.; Atkinson, G. Ethical standards in sport and exercise science research: 2014 update. International Journal Sports Medicine. Vol. 34. 2013. p. 1025-1028. DOI:dx.doi.org/10.1055/s-0033-1358756

-Hill-Haas, S.; Coutts, A.; Impellizzeri, F.. Physiology of small-sided games training in Football. Sports Medicine. Vol. 41. Num. 3. 2011. p. 199-218. DOI:0112-1642/11/0003-0199/$49.95/0

-Hill-Hass, S.; Coutts, A.; Dawson, B.; Rowsell, G. Time-motion characteristics and physiological responses os small-sided games in elite youth playrers: The influence os player number and rule changes. Journal of Strenght and Conditioning Research. Vol. 24. Num. 8. 2010. p. 2149-2156.

-Horning, M.;Aust, F.; Güllich, A. Parctice and play in the development of German to-level professional football players. European Journal of Sport Science. Vol. 16. Num. 1. 2014. p. 96-105. DOI:10.1080/17461391.2014.982204

-Lee, M.; Chow, J.; Komar, J.; Tan, C.; Button, C. Nonlinear pedagogy: An effective approach to cater for individual differrences in learning a sports skill. Plos One. Vol. 9. Num. 8. 2014. p. 1-13.

-Maxwell, J. Understanding and validityin qualitative research. Harvard Educational Review. Vol. 62. Num. 3. 1992. p. 279-300.

-Morgan, G.; Muir, B.; Abraham, A. Systematic observation. inL. Nelson, R.;Groom, P. Potrac, Research methods in sports coaching. London. Routledge. 2014.

-O'Connor, D.; Larkin, P.; Williams, A. Observations of youth football training: How do coaches structure training sessions for player development. Journal of Sports Sciences, Vol. 35. 2017. p. 1-9. DOI:10.1080/02640414.2016.1277034

-Owen, A.; Wong, D.; Paul, D.; Dellal, A. Effects of a periodized small-sided game training intervention on physical performance in elite professional Soccer. Journal of Strength and Conditioning Research. Vol. 26. Num. 10. 2012. p. 2748-2754.

-Partington, M.; Cushion, C. An investigation of pratice activities and coaching behaviors of professional top-level youth soccer coaches. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. Vol. 23. 2013. p. 374-382. DOI:10.1111/j.1600-0838.2011.01383.x

-Pasquarelli, B.; Souza, V.; Stanganelli, L. Os jogos com campo reduzido no futebol. Revista Brasileira de Futebol, Vol. 3. Num. 2. 2010. p. 2-27.

-Pereira, A.; Leitão, J. Metodologia de investigação em Educação Física e Desporto I introdução à análise de conteúdo. Vila Real. Sector Editorial dos SDE. 2007.

-Petiot, G.; Aquino, R.; Cardoso, F.; Santos, R.; Teoldo, I. What mental process favours quality decision-making in young soccer players? Vol. 23. Num. 3. 2017. p. 1-7. DOI:10.1590/S1980-6574201700030003

-Praça, G.; Folgado, H.; Andrade, A.; Greco, P. Influence of additional players on collective tactical behavior in small-sided soccer games. Revista Brasileira Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 18. Num. 1. 2016. p. 62-71.

-Purdy, L. Interviews. IN L. Nelson, R. Groom, & P. Potrac, Research methods in sports coaching. London. Routledge. 2014.

-Resende, R.; Sarmento, H.; Falcão, W.; Mesquita, I.; Fernández, J. Coach education in volleyball: a study in five countries. Journal of Physical Education and Sport. Vol. 14. Num. 4. 2014. p. 475-484.

-Rosado, A. Investigação interpretativa: Uma visão global. in: A. Rosado, I.; Mesquita, C. Colaço, Métodos e técnicas de investigação qualitativa. Cruz Quebrada. Edições FMH. 2012.

-Sannicandro, I.; Cofano, G. Small Sided Games: Analysis of the internal load and technical . International Journal of Sciences and Research, Vol. 6. Num. 3. 2015. p. 735-739. DOI:10.21275/ART20171583

-Santos, S.; Mesquita, I.; Graça, A.; Rosado, A. Coaches' perceptions of competences and acknowledgement of training needs realted to professional competences. Journal of Sports Science and Medicine. Vol. 9. Num. 1. 2010. p. 62-70.

-Thomas, J.; Nelson, J. Métodos de investigación em actividad física. Badalona. Editorial Paidotribo. 2007.

-Villar Álvarez, F.; García González, L. El entrenamiento táctico y decisional en el deporte. Madrid. Editorial Sintesis. 2014.

-Xavier, T. Periodización Táctica vs Periodización táctica. Espanha. MBF. 2013.

Publicado
2018-10-14
Como Citar
Batista, B., Cunha, F., Clemente, F. M., Sousa, P. M., Pinheiro, V., & Santos, F. J. (2018). A percepção dos treinadores de Futebol sobre os jogos reduzidos condicionados no processo de treino. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(39), 411-420. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/582
Seção
Artigos: Edição Especial