Pelos campos de Futebol: apontamentos históricos sobre os primeiros espaços dos clubes de futebol em Porto Alegre (1903-1910)

  • Eduardo Minossi de Oliveira Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Janice Zarpellon Mazo Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Campos, Clubes, História do Esporte

Resumo

Os espaços dos clubes de futebol são construções marcantes na paisagem, sendo os campos vistos como uma espécie de patrimônio histórico-cultural representativo do lugar onde está inserido. De tal modo, percebe-se que o futebol ultrapassa os limites do cenário de competição esportiva e se conforma como uma prática do arranjo cultural das cidades. Tendo em vista o panorama histórico do futebol na cidade de Porto Alegre, o presente estudo tem como objetivo investigar o processo histórico de formação dos primeiros campos para a prática do futebol pelos clubes de Porto Alegre no princí­pio do século XX. Para a realização desse estudo histórico-documental, além da revisão bibliográfica foram consultadas reportagens de jornais e revistas. A análise das fontes revelou que os primeiros clubes estabelecidos na cidade, visando exclusivamente à prática do futebol, na primeira década do século XX, não tinham um campo próprio no ato de sua fundação. A aquisição do espaço para a prática esportiva foi posterior e contou com a ajuda financeira de sócios e também do poder público.

Biografia do Autor

Eduardo Minossi de Oliveira, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na Escola de Educação Fí­sica (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (iní­cio/2013). Bacharel em Geografia formado em 2010 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Chefe do Núcleo de Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de São Leopoldo (PMSL) desde 2008, árbitro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) desde 2009, e Ecumenical Accompainer do Programa Ecumênico de Acompanhamento na Palestina e Israel (EAPPI), onde voluntariou por três meses em 2011. Tem experiência na área de Cartografia, tendo atuado como vetorizador tanto na 1ªDivisão de Levantamento do Exército Brasileiro (1ª DL) em 2001, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE) entre 2005 e 2007 e na Geotec - Consutoria e Planejamento em 2007, e na área de pesquisa, onde trabalhou como bolsista na UFRGS e no próprio IBGE. Iniciou a graduação em Educação Fí­sica na Escola de Educação Fí­sica (ESEF) da UFRGS em 2012. Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Fí­sica (NEHME), da ESEF/UFRGS, pesquisando principalmente História do Futebol.

Janice Zarpellon Mazo, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva Voleibol. Especialização em Pesquisa Curricular. Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Esporte e da Educação Fí­sica, Esporte Adaptado e Esporte Paralimpico; Esportes-Surdos.

Rogério da Cunha Voser, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Referências

-Correio do Povo. Correio do Povo. Porto Alegre. 08 de setembro de 1903.

-Damo, A. S. Monopólio estético e diversidade configuracional no futebol brasileiro. Movimento. Vol. 9. Num. 2. p. 129-156. 2003.

-Mascarenhas, G. “O futebol da Canela Preta: o negro e a modernidade em Porto Alegre (RS)”. Anos 90. Revista de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre. Num. 11. 1999.

-Mazo, J.Z.A Emergência e a expansão do Associativismo Desportivo em Porto Alegre (1867-1945): espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira. Tese de Doutorado. Universidade do Porto. Faculdade do Desporto, 2003.

-Mazo, J. Z.; e colaboradores. Associações Esportivas no Rio Grande do Sul: lugares e memórias. Novo Hamburgo/RS: FEEVALE, 2012. Versão digital.

-Meneghetti, E. Baile de Cobras: a verdadeira história de Ildo Meneghetti. Porto Alegre: AGE, 2012.

-Oliveira, E.M. Os espaços esportivos dos clubes de futebol em Porto Alegre na primeira metade do século XX. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. 2015.

-Tedesco, E.S. T.R. De várzea a parque: estudo antropológico das diferentes formas de sociabilidade no espaço do Parque da Redenção. Porto Alegre: Iluminuras: série de publicações eletrônicas do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, LAS, PPGAS, IFCH e ILEA, UFRGS. Num. 10. 2004.

Publicado
2018-06-03
Como Citar
Oliveira, E. M. de, Mazo, J. Z., & Voser, R. da C. (2018). Pelos campos de Futebol: apontamentos históricos sobre os primeiros espaços dos clubes de futebol em Porto Alegre (1903-1910). RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(37), 150-156. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/563
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##