Caracterí­sticas metodológicas dos preparadores de goleiros das equipes participantes da Copa Federação Gaúcha de futebol 2011/2

  • Daniel Ricardi Crizel da Silva Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio
  • Francisco Navarro Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Futebol, Periodização, Controle de treino

Resumo

O desenvolvimento dos métodos de trabalho dos preparadores de goleiros e a consequente evolução destes atletas no futebol, incita a concretização desta pesquisa que tem como finalidade traçar o perfil metodológico dos preparadores de goleiros da Copa Federação Gaúcha de Futebol Profissional -Temporada 2011/2. Este material é um estudo descritivo, com uma população de 22 indivíduos (N = 22) e uma amostra de sete (n = 7). O método utilizado foi o que se utiliza da entrevista. Durante o processo foram aplicados questionários fechados com vinte cinco perguntas. Notou-se que 57,14% não fazem periodização antes da competição, no entanto 71,43% dizem ao menos planejar a sessão de treino com antecedência. Porém 57,14% não mantêm nenhum tipo de registro de controle de treino. Constatou se com isso a pouca sistematização do processo de planejamento e controle de treinamentos, atentando para a necessidade de buscar o conhecimento em suas mais variadas formas e tornar prática sua aplicação.

Referências

-American College of Sports Medicine -Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

-Alves, R.N.; Costa, L.O.P.; Samulski, D.M. Monitoramento e prevenção do supertreinamento em atletas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 12, Núm. 5.2006.

-Alvito, M. A parte que te cabe neste latifúndio: o futebol brasileiro e a globalização. Análise Social, vol. XLI (179), 2006.

-Aoki, M.S. Fisiologia, Treinamento e Nutrição Aplicados ao Futebol. Jundiaí. Fontoura. 2002.

-Baroni, B.M.; Manfro, D.S.; Danna, V.; Censi, S.; Generosi, R. A.; Ferrari, M.; Leal Junior, E.C.P. Avaliação da capacidade anaeróbia de membros inferiores de atletas adolescentes de futebol. Anais do XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Paraíba, 2008.

-Braz, T.V.; Spigolon, L.M.P. Relação dos microciclos de treinamento com o modelo técnico-tático de uma equipe de futebol. 7° Congresso de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba. São Paulo, 2008.

-Capinassú, J.M. Manifestações interdisciplinares no esporte. Revista de Educação Física, Núm.135, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2006. p. 52-57.

-Carravetta, E. Modernização da Gestão no Futebol Brasileiro: Perspectivas Para a Qualificação do Rendimento Competitivo. Editora AGE. Porto Alegre. 2006.

-Coelho, J. Futebol: Desporto e emoção. Associação Portuguesa de Sociologia Edição on-line da Revista Contextos de Sociologia Núm. 3. Noites de Sociologia. 2004.

-Costa, J.P.A. A formação do treinador de futebol -Análise de Competências, Modelos e Necessidades de Formação. Dissertação de Mestrado na Universidade Técnica de Lisboa –Faculdade de Motricidade Humana. Lisboa –Portugal. 2005.

-Costa, I.; Greco, P.; Garganta, J.; Costa, V.; Mesquita, I. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático-técnico no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 9. Núm. 2. p. 41-6. 2010.

-Costa, I.T.; Samulski, D.M.; Marques, M.P. Análise do perfil de liderança dos treinadores de futebol do Campeonato Mineiro de 2005. Revista Brasileira deCiência e Movimento. Vol. 14. Núm. 3. p. 55-62. 2006.

-Crizel, D.R.; Rech, Ri.R.; Trentin, D. Sintomas osteomusculares em preparadores de goleiros da Série A do Campeonato Gaúcho 2009.Cadernos de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 19. Núm. 2. p. 225-31. 2011.

-Fgueiredo, A.S. Métodos de treinamento de goleiros de futebol na categoria infantil em clubes profissionais do Vale dos Sinos. Trabalho de conclusão de curso. Universidade FEEVALE. Novo Hamburgo. RS.2010.

-Francisco, C.P.F. O futebol e sua encenação como um campo de batalha. Revista Aurora. Núm. 9. São Paulo.2010. Disponível em: www.pucsp.br/revistaaurora.

-Gallo, C.R.; Zamai, C.A.; Vendite, L.; Libardi, C. Análise das ações defensivas e ofensivas, e perfil metabólico da atividade do goleiro de futebol profissional. Conexões. Vol. 8. Núm. 1. p. 16-37. 2010.

-Gomes, A.C. Treinamento desportivo: estrutura e periodização. 2ª edição. Artmed. Porto Alegre. 2009.

-Gonçalves, G.A.; Nogueira, R.M.O. Para goleiros de futebol: uma proposta de macrociclo. Estudos. Goiânia. Vol. 33. Núm.7/8, p. 531-543. 2006.

-Guilherme, P. Goleiros: Heróis e anti-heróis da camisa. São Paulo. Alameda. 2006.

-Rocco Junior, A.J. Novas tecnologias e as torcidas virtuais: A transformação da cultura do futebol no século XXI. INTERCOM –Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte. 2003.

-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. 2ª edição revisada e ampliada. Florianópolis: Postmix. 2011.206p.

-Nascimento, I.B. O futebol como agente de inclusão social: um estudo sobre o desenvolvimento humano a partir das práticas pedagógicas nas escolinhas de futebol de Salvador. Dissertação de Mestradoem Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Fundação Visconde de Cairu. Faculdade Visconde de Cairu. CEPREV. Salvador. 2009.

-Patú, R.P. Comportamento do estresse em treinadores de futebol profissional. Dissertação de Mestrado Universidade de Brasília. Brasília. 2007.

-Prochnik, L. O Futebol na Telinha: A Relação Entre o Esporte Mais Popular do Brasil e a Mídia. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Vitória. 2010.

-Rigotti, S.R. Perfil dos treinadores de goleiro dos clubes de futebol da série “A1” do Campeonato Catariense de 2005. Monografia apresentada à Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Florianópolis.2006.

-Rodrigues, P. F.; Silva, M. R. Incidência de lesões no joelho em jogadores de futebol profissional. Monografia apresentada a Universidade Fernando Pessoa. Lisboa –Portugal. 2007. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt /dspace/bitstream/ 10284/ 427/ 1/ 230-241%20REVISTA_FCS_04-8.pdf

-Vídero Santos, L.M. A Evolução da Gestão no Futebol Brasileiro. Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação da EAESP/FGV. São Paulo. 2002.

-Santos, P.M.O. Planejamento e a Periodização do Treino em Futebol: Um estudo realizado em clubes da Superliga. Dissertação elaborada com vista à obtenção do Grau de Mestre em Treino de Alto Rendimento. Santos. 2006.

-Shin, J. Diferentes posições do futebol de campo e a especificidade da preparação física. Monografia apresentada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2011.

-Silva, E.L. Atuação técnica do preparador físico com o treinador na orientação dos treinamentos das equipes de futebol profissional brasileiro. Dissertação de Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2002.

-Telles, S.C.C.; Miranda, O.T. A preparação de goleiros e sua evolução. In: Congresso Nacional de História do esporte, lazer, educação física e dança e Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física. Anais. Curitiba. 2006.

-Voser, R.C. Futebol: história, técnica e treino de goleiro. EDIPUCRS. Porto Alegre. 2006.

Publicado
2012-04-09
Como Citar
Crizel da Silva, D. R., Liberali, R., & Navarro, F. (2012). Caracterí­sticas metodológicas dos preparadores de goleiros das equipes participantes da Copa Federação Gaúcha de futebol 2011/2. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(11). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/55
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##