O ní­vel de conhecimento tático declarativo de alunos em uma equipe escolar de futsal de Fortaleza

  • Felipe Néo Dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • André Accioly Nogueira Machado Universidade Estadual do Ceará. (UECE)
Palavras-chave: Conhecimento tático, Equipe escolar, Futsal escolar

Resumo

Este estudo quantitativo, descritivo e transversal objetivou verificar o ní­vel de conhecimento tático declarativo de alunos nas categorias sub 13, sub 15 e sub 17 de uma equipe escolar de Futsal de Fortaleza, em relação as organizações estruturais e o conhecimento sobre Futsal. O instrumento de coleta utilizado foi o Protocolo de Balzano e Oliveira (2013): Proposta de avaliação do ní­vel de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no futsal, composto por 20 questões sobre os sistemas táticos. A Análise dos resultados foi obtida através do Microsoft Excel® 2013. Ao analisar todos os sujeitos da pesquisa, os resultados apontaram que as três categorias, tem bom conhecimento sobre a organização 2,2, sub 13 e sub 15 compreendem pouco o sistema 3,1 e 4,0, já a sub 13 tem dificuldades em conceber o sistema 0,5. O sub 17 obtém boa compreensão dos sistemas 3,1 e 4,0 e ótima percepção do 0,5 e o sub 15 compreende razoavelmente o sistema 0,5. Espera-se que esta pesquisa possa estimular novos estudos na área e servir de base como referencial teórico para as ações do treinamento proposto pelos professores.

Referências

-Balzano, O.N.; Oliveira, E. M. Proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no Futsal. EFdeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 18. Núm. 181. 2013.

-Balzano,O. N.; da Silva, A. H. M.; Oliveira, E. M.; Teixeira, F. P. P. Proposta de ensino-aprendizagem e treinamento do sistema tático de ataque 3.1 e do sistema de defesa zona no futsal. EFdeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 17. Núm.171. 2012.

-Costa, C. F. Futsal: Aprenda a Ensinar. 2ª edição. Visual Brocks. 2007.

-Fonseca, C. Futsal: O Berço do Futebol Brasileiro. Aleph, 2007.

-Garganta, J.; Pinto, J. Contributo da modelação da competição e do treino para a evolução do nível do jogo no futebol. In: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos FCDEF-UP. 1995.

-Garganta, J.; Pinto, J. O treino da táctica e da técnica nos jogos desportivos à luz do compromisso cognição-acção. in Barbanti, V.J.; Amadio, A.C.; Bento, J.O.; Marques, A.T. Esporte e Atividade Física -interação entre rendimento e saúde. p.281-308. Manole. 2002.

-Gaya, A.; e colaboradores. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.

-Giacomini, D.S., Soares V.O.; Santos H.F., Matias C.J.; Greco, P. J. O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Motricidade. Vol. 7. Núm. 1. p. 43-53. 2011.

-Greco, J. P.; Benda, R. N. Iniciação Esportiva Universal 2: Metodologia da Iniciação Esportiva na Escola eno Clube. Belo Horizonte. UFMG. 1998a.

-Greco, J. P.; Benda, R. N.; Ribas, J. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao aprendizado técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG.1998b.

-Lima, J. R. P.; Balzano, O. N.; Morais. P. H. N.; Braga, I. N. Conhecimento sobre o jogo de futebol: uma comparação entre estudantes do ensino médio e atletas em formação. EFdeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Año 19. Núm. 194. 2014.

-Medeiros, H. S. Conhecimento tático declarativo e processual nas categorias de base de futebol de belo horizonte. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. 2009.

-Mutti, D. Futsal: Da Iniciação ao Alto Nível. 2ª edição. Phorte. 2003.

-Oliveira, J. Conhecimento Específico em Futebol: contribuindo para a definição de matriz dinâmica do processo de ensino-aprendizagem/treino do jogo. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP. 2004.

-Saad, M. A. Estruturação das sessões de treinamento técnico-tático nos escalões de formação do futsal. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2002.

-Santana, W. C. Futsal: Apontamentos Pedagógicos na Iniciação e na Especialização. Autores Associados. 2004.

-Souza, P. R. C. Proposta de avaliação e metodologia para desenvolvimento do conhecimento tático em esportes coletivos: a exemplo do futsal. In: 1º Prêmio INDESP de Literatura Desportiva. 1997. Brasília. Publicações do INDESP. 1999.

-Triviños, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.

Publicado
2017-09-10
Como Citar
Dos Santos, F. N., & Machado, A. A. N. (2017). O ní­vel de conhecimento tático declarativo de alunos em uma equipe escolar de futsal de Fortaleza. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(35), 350-360. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/507
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original