Motivação dos praticantes de Futsal universitário: um estudo descritivo

  • Rogério da Cunha Voser ESEFID - UFRGS
  • José Evangelho Augusto Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrícia Eloí Gomes Voser Instituição Educacional São Judas Tadeu/RS
  • Thaísa Arêdes Rodrigues ESEFID - UFRGS
Palavras-chave: Motivação, Esporte Universitário, Futsal

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar os motivos que levam os estudantes universitários, participantes da 35ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), à prática do futsal.  Participaram 185 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 17 e 35 anos. Utilizou-se o Participation Motivation Questionnaire de Gill, Gross e Huddleston (1983), na versão Escala de Motivos para Prática Esportiva (EMPE), adaptação brasileira feita por Barroso (2007). Os resultados indicaram que, para os homens, saúde e a afiliação são os motivos mais importantes e para as mulheres, saúde e o aperfeiçoamento técnico. Além disso, não foi revelada nenhuma relação estatística significativa entre os motivos para a prática do esporte e o sexo e a idade dos praticantes.

 

ABSTRACT

Motivation of university futsal practitioners:  a descriptive study

This research aims to identify the reasons why college students, participating in the 35th edition of The Gauchos University Games (JUGs), were interested in the practice of futsal.  The sample consisted of 185 students, aged between 17 and 35 years old. The instrument used was the "Scale Motives for Sport Practice" (EMPE), consisted of 33 questions and validated by Barroso (2007) for the Brazilian population. The data showed that for men the health and affiliation factors are the most important ones to the practice of futsal, while for women, health and technical enhancement factors occupy such position. The comparison of the mean scores of the reasons for the practice of sport among sexes and age of practitioners revealed no statistically significant difference.

Biografia do Autor

Rogério da Cunha Voser, ESEFID - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Física pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador físico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do município e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto nível 3 da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princípios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

José Evangelho Augusto Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Física da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado do pós-graduação da Educação Física da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Física na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Parecerista Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - Satepsi do Conselho Federal de Psicologia, da FAPERJ, da FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero (gender schema theory), relacionamentos íntimos (amor e satisfação conjugal), psicologia do esporte (rendimento, saúde e educação) e adaptação e validação de instrumentos e medidas em psicologia.
Patrícia Eloí Gomes Voser, Instituição Educacional São Judas Tadeu/RS

Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Nos últimos anos, atuou na docência superior com as disciplinas de Inglês Aplicado aos Negócios, Português Instrumental, Comunicação Empresarial, Iniciação à Pesquisa, Metodologia da Pesquisa e Leitura e Produção Textual. Além da Docência, foi membro do Núcleo Docente Estruturante e de Colegiado na Faculdade SOGIPA e na Instituição Educacional São Judas TadeuqRS, além de ter participado dos projetos de mobilização destas instituições para o ENADE e de ter publicado alguns artigos acadêmicos. Atualmente é professora dos Cursos de Especialização em Administração na Instituição Educacional São Judas Tadeu/RS.

 
Thaísa Arêdes Rodrigues, ESEFID - UFRGS
Graduanda em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é bolsista de pesquisa PROBIC-FAPERGS na linha de envelhecimento humano.
Publicado
2016-11-06
Como Citar
Voser, R. da C., Hernandez, J. E. A., Voser, P. E. G., & Rodrigues, T. A. (2016). Motivação dos praticantes de Futsal universitário: um estudo descritivo. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 357-364. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/492
Seção
Artigos: Edição Especial

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##