Motivação dos praticantes de Futsal universitário: um estudo descritivo

  • Rogério da Cunha Voser ESEFID - UFRGS
  • José Evangelho Augusto Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Instituiçã0o Educacional São Judas Tadeu/RS
  • Thaí­sa Arêdes Rodrigues ESEFID - UFRGS
Palavras-chave: Motivação, Esporte universitário, Futsal

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar os motivos que levam os estudantes universitários, participantes da 35ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), à prática do futsal. Participaram 185 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 17 e 35 anos. Utilizou-se o Participation Motivation Questionnaire de Gill, Gross e Huddleston (1983), na versão Escala de Motivos para Prática Esportiva (EMPE), adaptação brasileira feita por Barroso (2007). Os resultados indicaram que, para os homens, saúde e a afiliação são os motivos mais importantes e para as mulheres, saúde e o aperfeiçoamento técnico. Além disso, não foi revelada nenhuma relação estatística significativa entre os motivos para a prática do esporte e o sexo e a idade dos praticantes.

Biografia do Autor

Rogério da Cunha Voser, ESEFID - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

José Evangelho Augusto Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado da pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Parecerista Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - Satepsi do Conselho Federal de Psicologia, da FAPERJ, da FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero (gender schema theory), relacionamentos í­ntimos (amor e satisfação conjugal), psicologia do esporte (rendimento, saúde e educação) e adaptação e validação de instrumentos e medidas em psicologia.

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Instituiçã0o Educacional São Judas Tadeu/RS

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Nos últimos anos, atuou na docência superior com as disciplinas de Inglês Aplicado aos Negócios, Português Instrumental, Comunicação Empresarial, Iniciação à Pesquisa, Metodologia da Pesquisa e Leitura e Produção Textual. Além da Docência, foi membro do Núcleo Docente Estruturante e de Colegiado na Faculdade SOGIPA e na Instituição Educacional São Judas Tadeu-RS, além de ter participado dos projetos de mobilização destas instituições para o ENADE e de ter publicado alguns artigos acadêmicos. Atualmente é professora dos Cursos de Especialização em Administração na Instituição Educacional São Judas Tadeu/RS.

Thaí­sa Arêdes Rodrigues, ESEFID - UFRGS

Graduanda em Educação Fí­sica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é bolsista de pesquisa PROBIC-FAPERGS na linha de envelhecimento humano.

Referências

-Alonso, L. Mulher, corpo e mitos no esporte. In: Simões, A.C. (Org.). A mulher e esporte: mitos e verdades. São Paulo: Manole, 2003. p. 35-47.

-Alves, C. F.; e colaboradores. A comparação da motivação para o esporte entre atletas universitários de futsal masculino e feminino. Salão de Iniciação Científica. Livro de Resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em: <http://lume.ufrgs.br/handle/10183/58595>Acesso em: 18 set. 2015.

-Barroso, M. L. C. Validação do Participation Motivation Questionnaire Adaptado para Determinar Motivos de Prática Esportiva de Adultos Jovens Brasileiros. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano)-Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007, Disponível em: <http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1711>.Acesso em: 20 ago. 2015.

-Barroso, M. L. C.; e colaboradores. Motivos de Prática de Esportes Coletivos Universitários em Santa Catarina. 6º Fórum Internacional de Esportes, 2007.

-Borges, E. de C.; Buonicore, A. C. Memória do esporte educacional brasileiro: breve história dos Jogos Universitários e Escolares. São Paulo: Centro de Estudos e Memória da Juventude, 2007.

-Campos, L. T. S.; Vigário, P. S.; Lüdof, M. A. Fatores motivacionais de jovens atletas de vôlei. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 33. Núm. 2. p. 303-317. 2011.

-Cardoso, L. M. Fatores Motivacionais para a Prática do Futsal Feminino, numa Equipe de Rendimento SUB-17: um estudo de caso. TCC. UNESC. 2012. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/bitstream/handle/1/1482/Larissa%20Mariani%20Cardoso.pdf?sequence=1>. Acesso em: 19 de set. 2015.

-Cohen, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.

-Cunha, L. J. L.; Hernandez, J. A. E.; Voser, R. C. A motivação para o esporte em atletas do sexo feminino federadas de futsal e futebol. In: salão de iniciação científica, 16. Feira de iniciação científica, 13., 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos... Porto Alegre: UFRGS/PROPESQ, 2004. p.549. Resumo 184.

-Dias, P. S.; e colaboradores. Motivação para a prática do Futsal. 2012. Disponível em: <http://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/962/1/Futsal_PONTEVEDRA.pdf> Acesso em: 08 out. 2014.

-Gaya, A.; Cardoso, M. Os Fatores Motivacionais para a Prática Desportiva e suas Relações com o Sexo, Idade e Níveis de Desempenho Desportivo. Perfil. Vol. 2. p. 40-52. 1988.

-Gaya, A.; e colaboradores. Ciências do Movimento Humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

-Gill, D.; Gross, J.; Huddleston, S. Participation motivation in youth sports. International Journal of Sport Psychology. Vol. 14. p. 11-14. 1983.

-Hernandez, J. A. E.; Voser, R. Da C.; Lykawka, M. G. A. Motivação no esporte de elite: comparação de categorias do futsal e futebol. 2004.Revista Digital. Buenos Aires, Año 15.Núm. 148. 2004. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd77/motiv.htm>. Acesso em: 08 nov. 2015.

-La Rosa, J. Psicologia e Educação: o significado do aprender. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

-Lorenzi, G.; Voser, R. C.; Hernandez, J. A. E.A motivação para a prática do futebol de crianças com idade entre 09 a 12 anos.2011. Revista Digital. Buenos Aires, Año 16. Núm.155.2011. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd155/a-motivacao-para-a-pratica-do-futebol-de-criancas.htm>. Acesso em: 06 nov. 2015.

-Medeiros, P. V. Motivos da prática de Futsal em Universidade pública. TCC (Graduação)-Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física. 54 f. 2012. Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/103758/TCC%20Pedro%20Medeiros.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 set. 2015.

-Mezzadri, F. M. A estrutura esportiva no Estado do Paraná: da formação dos clubes as atuais políticas governamentais. Campinas. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2000.

-Nazário, P. L.; e colaboradores. Motivos de prática do triatlo: um estudo com atletas de Santa Catarina. Caderno de Educação Física. Vol. 10. Núm. 19. p. 55-60. 2011.

-Reis, L. F. C. M.; Scotá, T. C. C. Aspectos Motivacionais no Futsal Feminino Amador de Porto Alegre. 2008. Disponível em: <http://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/aspectosmotivacionaisnofutsalfemininoamadordeportoalegre.pdf>. Acesso em: 15 set. 2015.

-Sá, T. A. A Motivação de Crianças entre 11 e 14 anos para a Prática do Futsal. TCC (Graduação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. Curso de Educação Física. Licenciatura. 50 f. 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18903/000732694.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 set. 2015.

-Serpa, S. Motivação para a Prática Desportiva. In: Sobral, F; Marques, A. (Coordenação).FACDEX -Desenvolvimento Somato-Motor e Factores de Excelência Desportiva na População Escolar Portuguesa. Ministério da Educação. Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário. Direcção Geral dos Desportos. Gabinete Coordenador do Desporto Escolar. Lisboa, 1991.

-Serpa, S. Motivação para a prática desportiva –Validação preliminar do questionário de motivação para atividades desportivas (QMAD). In: SOBRAL, F; MARQUES, A. (Coordenação),FACDEX –Desenvolvimento Somato-motor e Factores de Excelência Desportiva na População Escolar Portuguesa. Vol. 2 –Relatório parcelar Área do Grande Porto(89-97). ME., DGEBS. –D.G.D. –G.C.D.E., Lisboa, 1992.

-Silva, D. A. P.; Machinski, P. R. Futsal Masculino e Feminino: A Comparação Motivacional no Município de Rebouças-PR. Cinergis. Vol. 11. Núm. 1. p. 1-10. 2010.

-Soares, W.D.; e colaboradores. Motivação para o futsal em atletas participantes dos Jogos do Interior de Minas –JIMI.2010. Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, n 148, set. 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd148/motivacao-para-o-futsal-em-atletas.htm>. Acesso em: 19 set. 2015.

-Souza, J. S. S.; Knijnik, J. D. A mulher invisível: gênero e esporte em um dos maiores jornais diários do Brasil. Rev. Bras. Educ. Fís. Esp. Vol. 21. Núm. 1. p. 35-48. 2007. Disponível em: <http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/Nepaids/mulher_invisvel.pdf>. Acesso em: 12 out. 2014.

-Paim, M. C. C. Voleibol, que fatores motivacionais levam a sua prática. Revista Digital. Buenos Aires, Año 9; Núm. 61. 2003. Disponível em:<http://www.efdeportes.com/efd61/volei.htm>. Acesso em 20 abr 2015.

-Terra, G. B.; Hernandez, J. A. E.; Voser, R. C. A motivação de crianças e adolescentes para a prática do futsal. Revista Digital, Buenos Aires, Año 13. Núm.128. 2009. Disponível em:<http://www.efdeportes.com/efd128/a-motivacao-de-criancas-e-adolescentes-para-a-pratica-do-futsal.htm Acesso 12 mar2015>.Acesso em 20 abr 2015.

-Voser, R. C.; Hernandez, J. A. E.; Ortiz, L.F.R.; Voser, P. E. G.A Motivação para a prática do Futsal: Comparação entre atletas federados do sexo masculino e feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 6. Núm. 21. p. 196-201. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/287/234>

-Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício. Porto Alegre: Artmed, 2008.

-Williams, J. M.; Straub, W. F. Psicologia del Deporte: passado, presente, futuro. In: Williams, J. M. (Org.), Psicologia Aplicada al Deporte. (pp. 30-45). Madrid: Biblioteca Nueva, 1991.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Voser, R. da C., Hernandez, J. E. A., Voser, P. E. G., & Rodrigues, T. A. (2016). Motivação dos praticantes de Futsal universitário: um estudo descritivo. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 357-364. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/492
Seção
Artigos: Edição Especial

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##