Prática extracurricular e rendimento escolar

  • Samir Gomes Figueiredo Cota Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriela Faria Soares Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Mateus Augusto de Oliveira Machado Universidade Federal de Ouro Preto
  • Siomara Aparecida da Silva Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Coordenação motora, Escolares, Treinamento, Futsal, TECOBOL

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a relação entre a coordenação motora com bola e sua interferência no rendimento escolar de crianças que praticam futsal na cidade de Ouro Preto-MG. A amostra deste estudo é composta de 56 escolares Ouro-pretanos, estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com a faixa etária de 09 a 13 anos do sexo masculino, que praticam futsal duas vezes por semana no contra turno escolar. Foi utilizado o teste de coordenação com bola (TECOBOL) para avaliação do desempenho motor e foi utilizado as notas com estimativa para mensuração do rendimento escolar. Os alunos que cursavam os anos finais apresentaram uma média de rendimento escolar superior aos que estavam cursando os anos iniciais, exceto na habilidade condução. Pode se concluir que existe diferença no rendimento escolar dos diferentes ciclos de ensino, mas essa diferença pode não está relacionada apenas a prática de atividades extracurriculares.

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Publicado
2017-09-10
Como Citar
Cota, S. G. F., Soares, G. F., Machado, M. A. de O., & da Silva, S. A. (2017). Prática extracurricular e rendimento escolar. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(35), 343-349. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/484
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

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