O futebol e seus similares no currículo escolar do 9º ano do ensino fundamental na disciplina de Educação Física: a aprendizagem por meio da relação teoria e prática

  • Fagner Zaremba Universidade Estácio de Sá
  • Antonio Coppi Navarro Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Palavras-chave: Futebol, Aprendizagem, Currículo Escolar, Educação Física

Resumo

O futsal é um dos conteúdos mais vivenciados nas aulas de Educação Física Escolar, muito pelo fato de o futebol ser o esporte mais divulgado e praticado no Brasil. Geralmente, as aulas de Educação Física são realizadas em quadra poliesportivas e, em razão do futsal possuir o mesmo objetivo e fundamentos parecidos com o futebol, ele se torna o similar do futebol mais praticado nas aulas. O presente estudo teve como objetivo incluir o conteúdo de futebol e seus similares, futsal, futebol society e futebol de areia, no currículo escolar de Educação Física no 9º ano do Ensino Fundamental, de maneira que o conteúdo seja significativo para os alunos, independente de sua habilidade, apontando, por meio dos instrumentos de avaliação utilizados, se os alunos adquiriram conhecimentos destas modalidades. Os dados foram coletados por meio de questionário fechado incluídos na avaliação bimestral, aplicado a 22 alunos matriculados no 9º ano A da EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho, Diretoria de Ensino de São Mateus, São Paulo. Os resultados mostram que todos os alunos adquiriram conhecimentos satisfatórios do conteúdo obtendo conceito final igual ou superior a 5, e ainda, 59% dos alunos obtiveram conceito final igual ou superior a 8, resultado expressivamente positivo no que se refere a avaliações escolares.  Conclui-se que, mais do que dominar a gestualidade técnica do futebol e seus similares nas aulas de Educação Física Escolar, é importante que a modalidade receba um tratamento didático-pedagógico contextualizado e que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem.

 

ABSTRACT

Football and similar in their curriculum of the school year 9 of basic education in physical education discipline: a relationship through learning theory and practice

Futsal is one of the most experienced content in physical education classes, mainly because football is the most disseminated and practiced sport in Brazil. Generally, physical education classes are held in multisport court and, because futsal has the same objective and similar grounds with football, it becomes like football more constantly practiced in class. This study aimed to include soccer content and its equivalents, futsal, indoor soccer and beach soccer in the school curriculum of physical education in the 9th grade of elementary school, so that the content is meaningful to students, regardless of his ability, pointing through the assessment tools used, if students have acquired knowledge of them. Data were collected through a closed questionnaire included in the bi-monthly evaluation, applied to 22 students enrolled in 9th grade from The EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho, Educational Board of São Mateus, São Paulo. The results show that all students have acquired knowledge of the content obtaining satisfactory final concept equal to or greater than 5, and still, 59% of obtained final concept equal to or greater than 8, significantly positive results with regard to school evaluations. It was concluded that more than master the technique of football gestures and their counterparts in physical education classes, it is important that the sport receives a contextualized didactic-pedagogic treatment and that the student is the protagonist of their learning.

Biografia do Autor

Fagner Zaremba, Universidade Estácio de Sá
Professor de Educação Física na rede pública municipal e estadual de ensino de São Paulo; pedagogo; especialista em futebol e futsal; e educação física escolar.
Publicado
2016-11-06
Como Citar
Zaremba, F., & Navarro, A. C. (2016). O futebol e seus similares no currículo escolar do 9º ano do ensino fundamental na disciplina de Educação Física: a aprendizagem por meio da relação teoria e prática. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 348-356. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/476
Seção
Artigos: Edição Especial