O perfil dos atletas em transição da fase amadora para a fase profissional, das equipes de Futebol da cidade de Fortaleza, e a relação Escola e Futebol

  • Edilson Medeiros de Oliveira Universidade Federal do Ceará, Brasil. Instituto de Educação Fí­sica e Esportes, Brasil. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esportes, Brasil.
  • Otávio Nogueira Balzano Universidade Federal do Ceará, Brasil. Instituto de Educação Fí­sica e Esportes, Brasil. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esportes, Brasil.
  • Pedro Henrique Nascimento Morais Universidade Federal do Ceará, Brasil. Instituto de Educação Fí­sica e Esportes, Brasil. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esportes, Brasil.
Palavras-chave: Formação escolar, Formação no futebol, Transição amador, Profissional no futebol

Resumo

Objetivo: Verificar o perfil dos atletas em transição da fase amadora para a profissional, de equipes de futebol na cidade de Fortaleza, sobre a relação escola e futebol. Amostra: Participaram 31 atletas da categoria sub 17 de dois clubes de Fortaleza. Métodos: estudo do tipo descritivo quantitativo, e teve como instrumento um questionário fechado com 38 questões, adaptado do trabalho de Marques e Samulski (2009). Resultados: Identificou-se que os atletas apresentam defasagem escolar; os jogadores pensam ser importante estudar, mas não acham necessário para jogar futebol. Com relação a estudar e treinar ao mesmo tempo, a famí­lia é que dá o maior auxí­lio; não possuem apoio dos clubes e das escolas. Verificou-se que os atletas apresentam dificuldades em conciliar escola e clube. Percebem que a escola é importante para um futuro profissional fora do futebol. Conclusão: Os clubes, escolas e famí­lias devem encontrar estratégias para conciliar os estudos e os treinamentos dos atletas.

Referências

-Amaral, T.R.P.; Thiengo, R.C.; Oliveira da S.I.F. Os motivos que levaram jogadores de futebol amador a abandonarem a carreira de jogador profissional.EFDeportes.com, Buenos Aires. Año 12. Núm. 115. 2007.

-Balzano, O.N. A formação do jogador de futebol e sua relação com a escola. EF Deportes.com. Buenos Aires. Año 17. Núm. 172. 2012.

-Carraveta, E. S. Modernização da gestão no futebol brasileiro: perspectivas para a qualificação do rendimento competitivo. Porto Alegre. AGE. 2006.

-Costa, V. T.; Ferreira, R. M.; Penna, E. M.; Costa, I. T.; Samulski, D. M. Fases de transição da carreira esportiva: perspectiva de ex-atletas profissionais do futebol brasileiro. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Campinas. Vol. 8. Núm. 3. 2010. p. 84-103.

-Damo, A. Do dom a profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Tese Doutorado em Antropologia Social. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.2005.

-Loureiro, B. L. Relação do atleta e sua formação frente à sociedade. Guaíb-RS. ULBRA. 2007.

-Marques, M.P. Análise da transição de carreira esportiva de atletas de futebol da fase amadora para a fase profissional. Dissertação Mestrado em Ciências do Esporte. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. 2008.

-Marques, M.P.; Samulski, D.M. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 23. Núm.2. 2009. p.103-19.

-Neri, M.C. O Tempo de Permanência na Escola e as Motivações dos Sem-escola. Rio de Janeiro. FGV/IBRE. CPS. 2009.

-Rosa, S.E.M. Aspirante à craque de futebol hoje ou marginal do amanhã? Revista Jus Navigandi. Teresina. Ano 14. Núm. 21/22. 2009. Disponível em < http://jus.com.br /artigos/12681>. Acessado em: 20/05/2013.

-Santos,X. F. Futebol, jovens atletas e educação: uma imersão nos clubes de Recife. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais Diversidades e (Des) Igualdades. Salvador-BA. UFBA. 2011.

-Schwartzman, S.; Cossío, M. B. Juventude, educação e emprego no Brasil. Cadernos adenauer. Vol. 7. Núm.2. 2007. p. 51-65.

-Soares, G. J. A.; Melo, de S. B. L.; Bartholo, L. T.; Barros, P. de L. F.; Brandi Neto, R. J. Mercado, escola e a formação dos jogadores de futebol no Brasil. Anais dos XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte Salvador. Bahia. Brasil 20 a 25 de setembro de 2009.

-Soares, G. J. A.; Melo, de S. B. L.; Bartholo, L. T.; Rocha, da A. P. H. Mercado do futebol, juventude e escola. In: Perspectiva Capiana: Revista de pesquisa, ensino e extensão do CAp-UFRJ / Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ano 5. Núm.7. Julho 2010. Rio de Janeiro. UFRJ. 2010.

-Soares, G. J. A.; Melo, de S. B. L.; Bartholo, L. T.; Costa, da F. R.; Bento, J. O. Jogadores de futebol no Brasil: mercado, formação de atletas e escola. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 33. Núm. 4. 2011a. P. 905-921.

-Soares, G. J. A.; Melo, de S. B. L.; Bartholo, L. T.; Rocha, da A. P. H. Jovens Esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola. Revista Motriz. Rio Claro. Vol. 17. Núm. 2. 2011b. p. 252-263.

-Souza, C. A. M.; Vaz, A. F.; Bartholo, T. L.; Soares, A. J. G. Difícil reconversão: futebol, projeto e destino em meninos brasileiros. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre. Ano. 14. Núm. 30. 2008. p. 85-111.

Publicado
2017-06-16
Como Citar
de Oliveira, E. M., Balzano, O. N., & Nascimento Morais, P. H. (2017). O perfil dos atletas em transição da fase amadora para a fase profissional, das equipes de Futebol da cidade de Fortaleza, e a relação Escola e Futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(33), 130-137. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/469
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original