O efeito das penalizações e a incidência de gols no Futsal sub-15

  • Wanessa Karoline Brito Marques Graduando em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.
  • Karina Kelly Sousa Martins Graduando em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.
  • Fernando José Costa Alves Graduando em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.
  • Alice Valéria Sousa Graduando em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.
  • Paulo Sergio Correa Martins Graduando em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.
  • Marcus Leandro Abreu Graduando em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.
  • Rodrigo Teixeira Sá Graduando em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.
  • Antonio Coppi Navarro Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Palavras-chave: Futsal, Incidência de gols, Incidência de penalizações, Relação entre penalizações

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi quantificar a incidência de gols por tempo de 5 em 5 minutos, a ocorrência de penalização de 5 em 5 minutos e a influência das penalizações na incidência de gols no Campeonato sub-15 de Futsal masculino da Federação de Futsal do Maranhão. Materiais e Métodos: a amostra foi de 15 equipes da categoria sub-15 de futsal masculino que disputaram o campeonato da Federação de Futsal do Maranhão do ano de 2015. Foram consultadas 15 súmulas oficiais da Federação de Futsal do Maranhão para a quantificação e tabulação da incidência de gols por perí­odo de 5 em 5 minutos e no jogo todo; a quantificação da incidência de penalidades de cartões amarelos e vermelhos; a quantificação da influência das penalizações de duplo cartão amarelo e cartão vermelho na ocorrência de gols após a ocorrência da penalização. Neste estudo utilizou-se estatí­stica descritiva. Resultados e discussão: a maior incidência de gols em todo o jogo foi de 26 gols (22,80%) entre os tempos de 25s a 30s, a quantidade de penalizações em todo o jogo foi de 32 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos, sendo que no primeiro tempo a maior incidência foi de cartões amarelos e no segundo tempo de cartões vermelhos. Conclusão: com base nos dados quantificados demonstra tanto a incidência de gols quanto as penalizações ocorrendo em maior quantidade no segundo tempo e as penalizações interferem negativamente sobre a equipe do infrator.

Biografia do Autor

Wanessa Karoline Brito Marques, Graduando em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Grupo de Pesquisa e Estudo sobre o Futsal e o Futebol da Educação Fí­sica na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Graduando em Educação Fí­sica Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão

Referências

-Santos, M.A.B.; Navarro, A.C. Análise dos gols da copa do mundo de futsal FIFA 2008. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num. 4. 2010. p. 33-37.

-Leite, W.S.S. Relação entre o primeiro gol e o resultado final do jogo de futsal na copa do mundo de 2012. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 6. Núm.19. p. 32-36. 2014.

-Fukuda, J.P.S.; Santana, W.C. Análises dos gols em jogos da liga futsal 2011. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm.11. p. 62-66. 2012.

-Flores, V.; Rech, R. Incidência de gols sofridos de forma geral e por escalões temporais em equipes finalistas e demais participantes na categoria sub 15 nas competições organizadas pela liga caxiense de futsal nos anos de 2008 e 2009. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 11. p. 17-22. 2012.

-Araújo, A.L.S.; Moreira, N.L.; Moura, H.B.; Damasceno, V.O. Análise dos gols de equipes da categoria sub-15 em partidas de um torneio regional de futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 23. p. 42-46. 2015.

-Leão, D. X. Incidência de gols em partidas que ocorrem situações de inferioridade e superioridade numérica em função da expulsão no futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm. 6. p. 195-203. 2010.

-Navarro, A. C.; Costa, J. S. O momento do gol na copa do mundo de futsal de 2004. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 2. p. 129-133. 2009.

Publicado
2017-06-16
Como Citar
Brito Marques, W. K., Martins, K. K. S., Alves, F. J. C., Sousa, A. V., Martins, P. S. C., Abreu, M. L., Sá, R. T., & Navarro, A. C. (2017). O efeito das penalizações e a incidência de gols no Futsal sub-15. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 9(33), 120-124. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/463
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original