A iniciação do futsal nas escolas de Ensino Fundamental II em Monte Alto-SP

  • José Renato Bolsonaro Centro Universitário Moura Lacerda
  • Samuel Gustavo Zambon Centro Universitário Moura Lacerda.
Palavras-chave: Iniciação, Futsal, Escola e métodos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como é estruturada a iniciação do Futsal nas escolas de ensino fundamental II no municí­pio de Monte Alto-SP. Os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa foram à revisão de literatura, para abordagem da temática proposta, e por meio de um estudo de campo, onde nove professores do Ensino Fundamental II de escolas municipais, estaduais e particulares responderam um questionário de sete perguntas sobre a iniciação do Futsal. Após a avaliação dos resultados constatou-se que 78% dos professores entrevistados preferem adotar como metodologia na iniciação do Futsal um método misto entre o Método Global e o Método Analítico, no Método Global sua maior dificuldade na visão dos professores é a inclusão de alunos que não conhecem o Futsal com os alunos que já praticam o esporte e no Método Analí­tico a maior dificuldade observada pelos professores é o desinteresse dos alunos por ser um método de exercí­cios repetitivos. De acordo também com esta pesquisa os professores em sua maioria destacaram que em suas aulas de iniciação do Futsal, meninos e meninas participam juntos e em harmonia, apenas com certo receio por parte dos meninos. Conclui-se que a maioria das aulas de iniciação ao futsal são estruturadas por meio de uma metodologia de ensino pautada no método misto de ensino e que os professores se preocupam com a escolha de métodos de ensino que contemple a participação de meninos e meninas com materiais especí­ficos e respeitando o desenvolvimento e as características de cada aluno em detrimento da especialização precoce.

Referências

-Apolo, A. Futsal: Metodologia e Didática na Aprendizagem. 2ªedição. Phorte. 2008. 150 p.

-Armbrust, M. Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 2. Núm. 5. p. 77-81. 2010. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/47/47>

-Mutti, D. Futsal: Da Iniciação ao Alto Nível. 2ª edição. Phorte. 2003. 306 p.

-Voser, R.C.; Giusti, J.G.O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre. Artmed. 2002. 198 p.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Bolsonaro, J. R., & Zambon, S. G. (2016). A iniciação do futsal nas escolas de Ensino Fundamental II em Monte Alto-SP. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 326-333. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/455
Seção
Artigos: Edição Especial