A iniciação do futsal nas escolas de Ensino Fundamental II em Monte Alto-SP

José Renato Bolsonaro, Samuel Gustavo Zambon

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar como é estruturada a iniciação do Futsal nas escolas de ensino fundamental II no município de Monte Alto-SP. Os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa foram à revisão de literatura, para abordagem da temática proposta, e por meio de um estudo de campo, onde nove professores do Ensino Fundamental II de escolas municipais, estaduais e particulares responderam um questionário de sete perguntas sobre a iniciação do Futsal. Após a avaliação dos resultados constatou-se que 78% dos professores entrevistados preferem adotar como metodologia na iniciação do Futsal um método misto entre o Método Global e o Método Analítico, no Método Global sua maior dificuldade na visão dos professores é a inclusão de alunos que não conhecem o Futsal com os alunos que já praticam o esporte e no Método Analítico a maior dificuldade observada pelos professores é o desinteresse dos alunos por ser um método de exercícios repetitivos. De acordo também com esta pesquisa os professores em sua maioria destacaram que em suas aulas de iniciação do Futsal, meninos e meninas participam juntos e em harmonia, apenas com certo receio por parte dos meninos. Conclui-se que a maioria das aulas de iniciação ao futsal são estruturadas por meio de uma metodologia de ensino pautada no método misto de ensino e que os professores se preocupam com a escolha de métodos de ensino que contemple a participação de meninos e meninas com materiais específicos e respeitando o desenvolvimento e as características de cada aluno em detrimento da especialização precoce.

 

ABSTRACT

Initiation of futsal in education schools fundamental II in Monte Alto-SP

This study aims to analyze how structured the initiation of Futsal in elementary education II schools in the municipality of Monte Alto-SP. The methodological procedures adopted in this research were the literature review to approach the proposed theme, and through a field study, where nine teachers of elementary school II of municipal, state and private schools answered a questionnaire of seven questions about the initiation of Futsal. After evaluating the results it was found that 78% of teachers interviewed prefer to adopt as a methodology in the initiation of Futsal a mixed method between the Global Approach and Analytical Method, the Global Method your greatest difficulty in view of teachers is the inclusion of students who do not know soccer with students who already practice sport and Analytical Method the greatest difficulty observed by teachers is the lack of interest of students to be a method of repetitive exercises. According to this survey also teachers mostly highlighted that in their initiation classes of Futsal, boys and girls participate together in harmony, only with some trepidation by the boys. It is concluded that most of futsal initiation classes are structured through a teaching methodology guided the mixed method of teaching and teachers are concerned about the choice of teaching methods that includes the participation of boys and girls with materials specific and respecting the development and characteristics of each student at the expense of early specialization. 


Palavras-chave


Iniciação; Futsal; Escola e Métodos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol

IBPEFEX - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício

Editor-Chefe: Antonio Coppi Navarro. E-mail para contato: aqui

Editor Gerente: Francisco Nunes Navarro. E-mail para contato:aqui