A motivação para prática do Futsal: Um estudo com atletas na faixa etária entre 13 e 18 anos

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Cezar Mauricio Moreira HORUS FACULDADES/PINHALZINHO-SC
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Faculdades Integradas São Judas Tadeu
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Futsal, Motivação, Psicologia do esporte

Resumo

Este estudo quantitativo, descritivo e exploratório objetivou verificar a motivação para o esporte de 50 atletas de futsal, do sexo masculino, com idades entre 13 e 18 anos, distribuí­das nas seguintes categorias: Sub-14 (16 atletas), Sub-16 (17 atletas) e Sub-18 (17 atletas), representando o municí­pio de Caxambu do Sul nos campeonatos organizados pela Fesporte (Joguinhos, Olesc e Jesc). Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado a "Escala de Motivos para Prática Esportiva" (EMPE), a qual foi validada por Barroso (2007) para população brasileira e é composta por 33 questões com escala do tipo Likert. Este instrumento possui 7 dimensões motivacionais, assim denominadas: status, condicionamento fí­sico, energia, contexto, técnica, afiliação e saúde. A análise dos resultados foi obtida por meio do programa Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS), versão 20.0. Ao analisar todos os sujeitos da pesquisa, os resultados apontaram que os fatores saúde, afiliação e aperfeiçoamento técnico foram os mais importantes, seguidos por condicionamento fí­sico, status, liberação de energia, e contexto. Apenas na dimensão Condicionamento Fí­sico constatou-se diferença estatí­stica significativa, pela Análise de Variância. O teste de follow up de Scheff© identificou que esta diferença é entre a SUB-16 (M=9,3) e a SUB-18 (M=8,7). Nas outras dimensões, não houve nenhuma diferença estatí­stica significativa entre as categorias examinadas. Espera-se que esta pesquisa possa estimular novos estudos na área e servir de base como referencial teórico para as ações durante o treinamento.

Biografia do Autor

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do município e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Cezar Mauricio Moreira, HORUS FACULDADES/PINHALZINHO-SC

Professor de Educação Fí­sica e especialista em Futsal.

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Faculdades Integradas São Judas Tadeu

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Atualmente, é professora da disciplina de Leitura e Produção Textual dos Curso Tecnólogos de Gestão Financeira e de Recursos Humanos da Instituição Educacional São Judas Tadeu de Porto Alegre, sendo membro de seu Colegiado. Já ministrou aulas de Iniciação Cientifica e de Metodologia da Pesquisa em Cursos de Educação Fí­sica.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado da pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem sido consultor ad hoc da FAPERJ e FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero, relacionamentos í­ntimos, validação de instrumentos e medidas em psicologia e psicologia do esporte.

Referências

-Barroso, M. L. C. Validação do Participation Motivation Questionnaire Adaptado para Determinar Motivos de Prática Esportiva de Adultos Jovens Brasileiros. Dissertação Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. 2007. Disponível em: <http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1711>. Acesso em: 20 ago. 2014.

-Gaya, A.; e colaboradores. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.

-Huertas, A. J. Motivación: querer aprender. 2ª ed. Buenos Aires. Aique Grupo Editor. 2006.

-Lorenzi, G.; Voser, R. C.; Hernandez, J. A. E. A motivação para a prática do futebol de crianças com idade entre 09 a 12 anos. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 155. 2011.

-Machado, A. A. Psicologia do esporte: da educação física escolar ao esporte de alto nível. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006.

-Medeiros, P. V. Motivos da prática de Futsal em Universidade pública. Porto Alegre, 2012. TCC de Graduação. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física. 2012.

-Myotin, E. A. A participação da adolescente brasileira em esportes e atividades físicas como forma de lazer: fatores psicológicos e socioculturais. In: Romero, E. (Org.). Corpo, Mulher e sociedade. Campinas. Papirus. p. 177-197. 1995.

-Paim, M. C. C. Fatores motivacionais e desempenho no futebol. Revista da Educação Física UEM, Maringá. Vol. 12. Núm. 2. p. 73-79. 2001.

-Rondini, O. M. Fatores Motivacionais que levam Adolescentes do sexo Masculino entre 15 e 17 anos a Praticarem Futsal. Revista Enaf Science. Poço de Caldas. Vol. 8. Núm. 4. p. 11-21. 2013.

-Sá, T. A. A Motivação de Crianças entre 11 e 14 anos para a Prática do Futsal. TCC Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre. 2009.

-Samulski, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2ªedição. rev. ampl. Barueri. Manole. 2009.

-Santos, L. B.; Da Silva, T. D.; Hirota, V. B. Mulher no esporte: uma visão sobre a prática no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. p. 119-125. 2008.

-Scalon, R. M.; Becker J.R. B.; Brauner, M. R. G. Fatores motivacionais que influencia na aderência dos programas de iniciação desportiva pela criança. Revista Perfil. Ano 3. Núm. 3. p. 51-61. 1999.

-Tani, G. A criança no esporte: implicações da iniciação esportiva precoce. In: Krebs, R. J. Desenvolvimento infantil em contexto. Florianópolis: UDESC. p. 101-113. 2001.

-Terra, G.B.; Hernandez, J.A.E.; Voser, R.C. A motivação de crianças e adolescentes para a prática do futsal. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 128. 2009.

-Triviños, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo. Atlas. 1992.

-Weinberg, R. S; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre. Artmed. 2001.

Publicado
2016-01-26
Como Citar
Voser, R. da C., Moreira, C. M., Voser, P. E. G., & Hernandez, J. A. E. (2016). A motivação para prática do Futsal: Um estudo com atletas na faixa etária entre 13 e 18 anos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(28), 39-45. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/384
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##