Fatores que interferem na iniciação do Futsal nas categorias de base sub 9 e sub 11

  • Ismael Silva Moura Universidade Gama Filho
Palavras-chave: Iniciação esportiva, Pais, Ansiedade, Futsal

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar os fatores que interferem a iniciação do futsal nas categorias de base sub 09 e sub 11. Materiais e Métodos: Participaram desse estudo 19 atletas das categorias de base de futsal, todos do sexo masculino, com idade entre 07 e 11 anos, da categoria sub 09 e sub 11, todos praticantes de futsal com perí­odo de treino de 1hora e 30 minutos sendo 2 vezes na semana e no Maximo 1 jogo no fim de semana. Resultados: A maior parte dos atletas 58% iniciou no futsal de 7 à 10 anos, 84% iniciaram no futsal por que gostam, 79% disseram que seus pais que os motivaram a jogar, 63% dos atletas entrevistados dizem que o futsal é mais prazeroso na competição, a maioria dos atletas 68% disputaram sua primeira competição de futsal de 7 à 10 anos, 53% querem através do futsal aperfeiçoar suas técnicas para serem um jogador de futebol de campo, 58% dos atletas se sentem mais ansioso no jogo, e 53% possuem medo de errar durante o jogo, 58% dos atletas dizem que a cobrança da torcida que os deixam mais nervosos durante o jogo, e 84% dos atletas afirmam que quando todos gritam seu nome durante a partida a fim de passar instruções eles ouvem o professor\treinador. Discussão: A participação de todos e a busca permanente pela construção de ideias e valores que contribuam na melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, tenderiam a transformar a pratica, valorizando a criança enquanto sujeito de seu desenvolvimento. Importante que esse perceba que a competição nessa perspectiva não é um instrumento para preparar a criança para o futuro, ela representa um aliado na formação da criança. Conclusão: São diversos os fatores que influenciam na iniciação, aprendizagem e desempenho da criança no futsal.

Biografia do Autor

Ismael Silva Moura, Universidade Gama Filho

Educação Fí­sica, Pós Graduação em Futebol e Futsal e a Metodologia do Treinamento

Referências

-Alves, U. S.; Belo, N. Futsal Conceitos Modernos. São Paulo. Phorte. 2008.

-Apolo, A. Metodologia e Didática na Aprendizagem. São Paulo. Phorte. 2007.

-BeckerJunior, B. A criança no Esporte. Rio Grande do Sul, Feevale. 2000.

-Campani, M. M. A Ansiedade na Iniciação Esportiva. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 157. 2011.

-Estigarribia, R. C. Aspectos Relevantes na Iniciação ao Futsal. futsaltop.dominiotemporario.com. Porto Alegre. 2005.

-Ferreira, R. L. Futsal e a Iniciação. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.

-Laudier, J. A.; Piçarro. I. C. Futebol e Futsal: A Especificidade e Modernidade do Treinamento para Homens e Mulheres. São Paulo. Phorte. 2012.

-Mutti, D. Da Iniciação ao Alto Nível. São Paulo. Phorte. 2003.

-Pachiega, M.A.; Moreira, F.S.S.; Silva Junior, A. R.; Navarro, A. C. In: Navarro, A. C.; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte. 2008.

-Santana, W. C. Futsal: Metodologia da Participação. São Paulo. Phorte. 1996.

-Voser, R. C. Futsal: Princípios Técnicos e Táticos. Canoas. Ulbra. 2011.

-Voser, R. C. Iniciação ao Futsal: Abordagem Recreativa. Canoas. Ulbra. 2004.

Publicado
2016-01-25
Como Citar
Moura, I. S. (2016). Fatores que interferem na iniciação do Futsal nas categorias de base sub 9 e sub 11. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(26), 425-429. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/366
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original