Incidência dos contra-ataques da Associação Concordiense de Futsal na Liga Nacional 2013

  • Kleyton Gutemberg Ribeiro Cavalcanti Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
Palavras-chave: Contra-Ataque, Concórdia, Futsal, Liga Nacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a incidência de contra-ataque da Associação Concordiense de futsal Liga nacional 2013. Foi observado uma amostra 5 (cinco) jogos da fase final da Liga através de ví­deo dos jogos do Concordia futsal, gravados em dvd pelo canal de televisão sportv. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado "SCOUT" especí­fico que consiste em quantificar qual linha defensiva acontece o maior numero de desarmes ou interceptação de bola para criação de contra-ataque, qual vantagem numérica é criada em maior numero e quantidade de contra-ataque que resulta em gol ou não. Após obter os resultados ficou constatado que de um total de 40 contra-ataques, 60% destes foram desarmados ou interceptados na linha 4 defensiva, que as maiores vantagens criadas foram 3x2 e 2x1 com 45% e 32,5% respectivamente e que 80% deles não resultaram em gol. Desta forma pode-se concluir que essas ações são bem expressivas em uma partida, porém ainda não são bem aproveitadas na conversão em gols, pois apenas 20% dos contra-ataques aplicados nas partidas terminam em gol, sendo um aproveitamento baixo na incidência de gols.

Referências

-Andrade, M. X. Futsal: Inicio, Meio e Finalidade: Noções sobre preparação física, tática e técnica. Marechal Cândido Rondon. 2010.

-Andrade Junior, J. R. Futsal: Aquisição, Iniciação e Especialização. Curitiba. Juruá. 2007.

-Bello Junior, N. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.

-Garganta, J. O ensino dos jogos desportivos colectivos. Perspectivas e tendências. Movimento. Porto Alegre. Ano 4. Vol. 1. Núm. 8. p. 19-26. 1998.

-Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2008.

-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Santana, W. C.; Garcia, O. B. A incidência do contra-ataque em jogos de futsal de alto rendimento. Pensar a Prática. Vol. 10. Núm. 1. 2008.

-Silva, M.; e colaboradores. Ações ofensivas no futsal: uma comparação entre as situações de jogo organizado, de contra-ataque e de bola parada. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 4. Núm. 2. p. 199. 2004.

-Marchi, R. V.; Silva, C. E. O.; Scramin, L. R. R.; Chiminazzo, J.G. C.; Incidência de gols resultantes de contra-ataques de equipes de futsal. Faculdade de Educação Física. Veris/IBTA/Metrocamp. Campinas. 2010.

Publicado
2016-01-25
Como Citar
Cavalcanti, K. G. R. (2016). Incidência dos contra-ataques da Associação Concordiense de Futsal na Liga Nacional 2013. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(26), 408-412. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/361
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original