O pênalti perfeito

  • Carlos Augusto Dorathioto Jr. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estácio de Sá - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futebol, Alto rendimento, Pênalti, Psicologia

Resumo

Envolvido no silêncio tenebroso do estádio, o jogador caminha até a marca da cal, onde muitos afirmam ser uma eternidade esse trajeto até a bola, e por sua mente passam diversas situações tanto do acerto quanto do erro. E após a autorização do árbitro cabe à aquele que melhor treinou para execução da penalidade máxima ou a sorte do jogador naquele dia? Objetivo: Revisar a melhor forma de executar a cobrança de um pênalti e as consequências que esse momento trás ao jogador de futebol. Materiais e Métodos: O estudo é de natureza documental, de acesso livre a informação via sites, programas de televisão e artigos cientí­ficos. Resultados: A cobrança de pênalti perfeita é chutar no meio dos quatro retângulos superiores a uma velocidade superior a 80 km/h. Vale ressaltar que a localização do chute deve ser no meio dos quatro retângulos superiores, pois é um lugar difí­cil para o goleiro defender, mas não arriscado caso o cobrador erre um pouco na precisão. Discussão: Existe uma relação neurofisiológica (mente/corpo) direta entre a experiência artificial imaginada e o desempenho real. Quando uma pessoa se imagina estar desempenhando determinada atividade, como chutar e fizer o gol, pequenas quantidades de atividade neural podem ser medidas por todo o seu corpo. Há vários aspectos que afetam um jogador quando vai efetuar a cobrança de penalidade como: os psicológicos (estresse e ansiedade), habilidade (usando boa técnica) e fisiológicos (para resistir após os 120 minutos de jogo). Conclusão: É certo afirmar que não é loteria, e sim treinamento técnico e psicológico para executar da melhor forma possí­vel a cobrança de pênalti, vencendo toda a tensão, estresse e ansiedade que antecedem um momento tão extraordinário e decisivo para o futebol.

Referências

-Bigatão, H.; Morya, E.; Ranaud, R. An analysis of penalty kicks in the 2002 soccer world cup. Motriz. Vol. 9. p. S107. 2003.

-Brandão, M.R.F. Fatores de stress em jogadores de futebol profissional. Biblioteca FEF-UNICAMP. Campinas. 2000.

-Falcão, R.S. Cobrança de pênalti não é loteria. Psicologia no esporte. [blog on line]. 2010. Disponível em <http://www.psicologianoesporte.com.br/>Acessado em 21/03/2014.

-Feldman, R.S. Understanding psychology. 5ª edição. Boston. McGraw Hill. 1999.

-Fleury, S. Competência Emocional: O caminho da vitória para equipes de futebol. 2ª edição. Editora Gente. 1998.

-Futebol. E.U. Precisão do chute está relacionada ao efeito do estresse. Universidade do Futebol. [site on line]. 2011. Disponível em <http://www.universidadedofutebol.com.br/>Acessado em 19/06/2014.

-Jordet, G.; Hartman, E.; Visscher, C; Lemmink, K.A.P.M. Kicks from the penalty mark in soccer: The roles of stress, skill, and fatigue for kick outcomes. Journal of Sports Sciences. Vol. 25. Núm. 2. 2007. p. 121-129.

-Miyamoto, N.T. Latência e acurácia de respostas motoras a estímulos visuais em situações de estresse. São Paulo. 2010.

-Monahin, T. Exercise and depression: swapping sweat for serenity? The Physician and Sportsmedicine. Vol. 14. Núm. 9. p. 192-196. 1986.

-Orlick, T. Psyching for sport: mental training for athletes. Champaing, IL. Human Kinetics. 1986.

-Rigo, L.C. Sociedade em Debate. Pelotas. Vol. 4. Núm. 2. p. 131-134. 1998.

-Sportv. Especialistas dão dica para bater pênalti indefensável: treinamento. Sportv Repórter. [site on line]. 2011. Disponível em <http://www.sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/>Acessado em 17/12/2013.

Publicado
2015-07-27
Como Citar
Dorathioto Jr., C. A. (2015). O pênalti perfeito. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(25), 349-354. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/349
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original