Perfil e perspectivas de jogadores das categorias sub-13 e sub-15 de clubes profissionais de futebol de campo da cidade de Pelotas-RS

  • Anna Müller Pereira Escola Superior de Educação Fí­sica, Universidade Federal de Pelotas
  • Marcelo Cozzensa Silva Programa de Pós-graduação em Educação Fí­sica da Escola Superior de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Futebol, Adolescente, Atletas

Resumo

O futebol, fenômeno sócio-econômico-cultural mundial, vem sendo praticado por indiví­duos de diversas faixas etárias com diferentes propósitos. Crianças e adolescentes cultuam o sonho de se tornarem jogadores profissionais bem-sucedidos, obtendo estabilidade financeira e reconhecimento. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo verificar o perfil e as perspectivas advindas dessa prática, em crianças e adolescentes jogadoras das categorias de base sub-13 e sub-15 do futebol de campo da cidade de Pelotas/RS. A amostra foi constituí­da por 78 atletas de 12 a 15 anos, do sexo masculino, selecionados de forma intencional. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado e autoaplicável, composto por 28 questões referentes ao perfil sócio-demográfico, formação desportiva inicial e perspectivas de futura carreira de jogador profissional. Os entrevistados possuí­am idade entre 14 e 15 anos, mais de 72% possuí­a até 8 anos de estudo completos, 60,3% eram de cor da pele branca e a maioria advinha de famí­lias que viviam com até dois salários mí­nimos mensais. Quase a totalidade dos adolescentes pretende seguir a carreira de jogador de futebol profissional (97,4%) e os motivos mais frequentes pelos quais os entrevistados para isso são gostar de jogar (46,6%), ter um bom futuro e dinheiro ajudar a famí­lia (15,0%) e realizar o sonho de ser jogador (11%). As perspectivas desses meninos são tornarem-se grandes jogadores de futebol profissional, bem-sucedidos e famosos.

Referências

-Araujo, D.M.E.; Ferreira, M.V.N; Oliveira, W.R.S. Expectativas de crianças e adolescentes que frequentam escolinhas de futebol. Anais do III Encontro de Educação Física e Áreas Afins. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (NEPEF).Departamento de Educação Física. UFPI. 2008.

-Moita, M.R. Um percurso de sucesso na formação de jogadores em futebol. Estudo realizado no Sporting Clube de Portugal-Academia Sporting/Puma. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. 2008.

-Damo, A.S. Do dom à profissão: Uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Tese de Doutorado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005.

-Linhares, R.S.; Horta, B. L.; Gigante, D.P.; Dias-da-Costa, J.S.; Olinto, M.T.A. Distribuição de obesidade geral e abdominal em adultos de uma cidade no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol. 28. Num. 3. p. 438-447. 2012.

-Marques, M.O. Futebol: Perspectivas de inclusão e ascensão social. São Paulo. 2008.

-Marques, M.P.; Samulsky, D.M. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte. Vol. 23. Num. 1. p. 103-119. 2009.

-Moraes, L.C.; Rabelo, A.S.; Salmela, J.H. Papel dos pais no desenvolvimento de jovens futebolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica. Vol. 17. Num. 2. p. 211-222. 2004.

-Oliveira, R. Lesões nos jovens atletas: conhecimento dos factores de risco para melhor prevenir. Revista portuguesa de fisioterapia no desporto. Vol. 3. Num. 1. p. 33-38. 2009.

-Pimenta, C.A.M. O sonho na sociedade contemporânea: juventude e futebol. Revista Ponto-e-vírgula. Vol. 11. Num. 3. p. 112-129. 2008.

-Rabelo, A.S. O papel dos pais no desenvolvimento de jovens atletas de futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2002.

-Rodrigues, F.X.F. Modernidade, disciplina e futebol: uma análise sociológica da produção social do jogador de futebol no Brasil. Sociologias. Vol. 11. Num. 6 p. 260-299. 2004.

-Rosito, E.L. Níveis de ansiedade traço-estado em jogadores de futebol das categorias de base de clubes profissionais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2008.

-Souza, E.A. A presença do futsal na formação inicial de jogadores de futebol. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação. Pelotas. Universidade Federal de Pelotas. 2010.

Publicado
2015-07-27
Como Citar
Pereira, A. M., & Silva, M. C. (2015). Perfil e perspectivas de jogadores das categorias sub-13 e sub-15 de clubes profissionais de futebol de campo da cidade de Pelotas-RS. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(25), 342-348. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/348
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original