Iniciação e formação de atletas em futsal - desenvolvimento técnico-tático e metodologias de ensino

  • Ramon Diego Waltrick Universidade do Contestado - UnCADESC
  • Marcos Adelmo Dos Reis Universidade do Contestado - UnC
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte, Metodologia de Treinamento, Iniciação esportiva

Resumo

Considerando a modernização do processo pedagógico-desportivo, a complexidade do ser humano e a profissionalização do futsal, faz-se necessário analisar as ideias atuais sobre a iniciação e formação de atletas em futsal. Desta forma o presente trabalho teve a intenção de analisar as ideias atuais referentes ao desenvolvimento técnico-tático no esporte, além de analisar as metodologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Frente ao desenvolvimento técnico, observa-se a necessidade de utilização de fundamentos de Aprendizagem Motora, principalmente no que diz respeito a estruturação da prática, fornecimento de feedback, modelagem e estabelecimento de metas. Quanto ao desenvolvimento tático, observa-se a necessidade de fornecimento de pressupostos táticos no sentido de possibilitar ao aprendiz a percepção e tomada de decisão frente as diversas situações problemas do jogo. Quanto as metodologias de ensino no futsal, observa-se a preocupação atual em utilizar diversas metodologias baseadas nas necessidades da criança ou da equipe.

Biografia do Autor

Ramon Diego Waltrick, Universidade do Contestado - UnCADESC

Educação fí­sica; Pedagogia do desporto; Esporte coletivo; Futsal

Referências

-Benda, N. R. Variabilidade e processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras. Tese de Doutorado. Escola de Educação Física e Esportes. USP. São Paulo. 2001. 352p.

-Ferretti, F. A Importância do Treinamento das Capacidades Coordenativas e da Tomada de Decisão no Futsal. 2006. Disponível em:. Acessado em 13/04/2014.

-Garganta, J. M. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise de jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 1. Núm. 1. p. 57-64. 2001.

-Garganta, J. M. Competências no Ensino e Treino de Jovens Futebolistas. Universidade do Porto Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Portugal em Revista Digital. Buenos Aires. Ano 8. Núm. 45. 2002.

-Greco, P. J.; Benda, R. N. Iniciação esportiva universal 2: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 1998.

-Greco P. J.; Oliveira M. de. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento da técnica esportiva aplicada ao futebol. Rev. Min. Educ. Fís. Viçosa. Vol. 4. Núm. 2. p. 34-50.1996.

-Greco, P.J.; Roth, K.; Schörer, J. Ensino-aprendizagem-treinamento da criatividade tática nos jogos esportivos coletivos. In: Garcia, E.S.; Lemos, K.L.M. (Org.). Temas atuais IX: Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Saúde. p. 157-174. 2004.

-Greco, P. J.; Silva, M. V. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo. Vol. 23. Núm. 3. p. 297-307. 2009.

-Lima Júnior, J. B. de. Análise Comparativa de Modelos de Ensino do Futsal em Jovens. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. 2010. 79p.

-Magill, R. Aprendizagem Motora: Conceitos e Aplicações. Ed. Edgar Bluchen. São Paulo.1984.

-Martins, G.A. Manual para Elaboração de Monografias e Dissertações. 2ª edição. São Paulo. Atlas.1994.

-Paes, R. R.; Balbino H. F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2005.

-Perfeito, P. J. C. Metodologia de Treinamento no Futebol e Futsal: Discusão da Tomada de Decisão na Iniciação Esportiva. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. 2009. 123p.

-Rezende, A.; Valdes, H. Metodos de Estudo das Habilidades Táticas (a): Abordagem comparativa entre jogadores habilidosos e iniciantes -expert & novice. Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 9. Núm. 65. 2003.

-Rezende, A.; Valdes, H. Metodos de Estudo das Habilidades Táticas (b): Abordagem Tomada de Decisão. Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 10. Núm. 69. 2004a.

-Rezende, A.; Valdes, H. Metodos de Estudo das Habilidades Táticas (c): Inventário de Habilidades Esportivas. Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 10. Núm. 70. 2004b.

-Rezende, A.; Valdes, H. Métodos de Estudo das Habilidades Táticas (d): abordagem comparativa entre modelos de ensino técnico e tático. Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 10. Núm. 75. 2004c.

-Santana,W. Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Brasil, 2003, Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2003, 89-93. Considerações Pedagógicas na Interação com Futsalonistas Adolescentes.

-Santana, W. Contextualização histórica do futsal. 2006. Disponível em <http://www.pedagogiadofutsal.com.br/historia.asp> Acessado em 09/04/2014.

-Tani, G. Processo adaptativo em aprendizagem motora: o papel da variabilidade. Rev. Paul. Educ. Fís. São Paulo. Supl. 3. p. 55-61. 2000.

-Tani, G.; Bento, J. O.; Petersen, R. D. de S. Pedagogia do Desporto. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2006.

-Vieira, M. Efeitos dos intervalos de tempo de apresentação de conhecimento de resultados (cr) na aquisição de habilidades motoras. Dissertação de Mestrado. Escola de Educação Física e Fisioterapia da UFMG. Belo Horizonte, 2006. 108p.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Waltrick, R. D., & Dos Reis, M. A. (2016). Iniciação e formação de atletas em futsal - desenvolvimento técnico-tático e metodologias de ensino. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 302-312. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/345
Seção
Artigos: Edição Especial